Como periodizar o treinamento aeróbico no emagrecimento

O aumento do peso da população tem resultado em comprometimentos no estado de saúde física, mental e social, em especial pelo forte apelo estético. Muitas vezes o exercício é o último recurso escolhido para quem pretende emagrecer e quando o faz, deseja que seja rápido.

Com esse contexto, a prescrição do treinamento torna-se uma das ferramentas mais seguras no programa de emagrecimento e, consequentemente, manutenção do peso. As adaptações fisiológicas cardiometabólicas relacionadas a carga de treinamento, a progressão do treinamento, e a progressão da prescrição são sustentadas pela avaliação física, conhecimento do profissional em utilizar esses indicadores para prescrever.

Assim, prescrever exige cuidado e conhecimento da periodização, calcular a intensidade e o gasto calórico da aula, metas possíveis e desejadas.

Apresentaremos as novidades científicas sustentadas pela fisiologia do exercício, combinação de diferentes modelos de prescrição e intensidades mais eficazes que deve ser utilizadas no emagrecimento, na 19ª IHRSA Fitness Brasil.

Infelizmente, o apelo mercadológico tem causado grande complicação na prescrição, pois muitos dos modelos apresentados são inatingíveis pelos praticantes, os quais desistem dos programas de exercício e dificilmente retornam para um programa de emagrecimento saudável. Muitas pesquisas serão apresentadas, o que fará a diferença na atuação profissional.

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