Filosofia de Gestão: algo simples que pode mudar a sua empresa e quem sabe sua vida

Para quem nunca ouviu falar da Filosofia de Gestão, resumo em poucas palavras o que ela significa: Trata-se de uma nova forma de agir e pensar frente à gestão de uma empresa, independente do porte ou do segmento em que atua, na qual o principal foco está nas pessoas e em equilíbrio, é claro, com a eficiência e a sustentabilidade dos negócios. Ouso fazer um rápido adendo: pode ser aplicada até em sua vida pessoal e transformá-la.

Pensando numa estrutura empresarial, um dos principais desafios está em equilibrar essas duas visões e interesses: valorizar as pessoas e ao mesmo tempo ser eficiente, produtivo e entregar resultados incríveis.

Como isso é possível?
Para chegarmos até esse equilíbrio, é importante que exista coerência entre a Efetividade, com disciplina e foco, e com Afetividade, fazendo com que todos queiram estar ali e não sejam obrigados, sendo possível a criação da convergência de Propósitos, na Qual Felicidade dá Lucro, mas para todos.

Ter o foco em pessoas não quer dizer criar um ambiente paternalista, que não tenha metas ou desafios. Além disso, não é esquecer que a empresa precisa ter lucro, crescer e se consolidar no mercado. Quando digo que precisamos focar em pessoas, é porque o nosso interesse genuíno por elas pode nos levar muito além do que poderíamos sonhar em nossos negócios. A empresa passa a ser simplesmente o veículo que leva as pessoas na direção de seus sonhos e as pessoas por sua vez, cuidam e zelam por este veículo, com muito carinho e dedicação para que o veículo (empresa) esteja sempre em ótimas condições para que todos cheguem cada vez mais perto do que sonham e quem sabe até superem, mas eu disse TODOS.

Assim, é muito importante começar por quem está decidido, por quem de fato quer Vencer. A empresa deve ser o grande veículo que as leva para a realização de seus sonhos e ao mesmo tempo as pessoas protagonistas da entrega de um trabalho que vai colocar a empresa no topo! E aí, você topa?

Para começar é mais ou menos assim:
Interessar-se genuinamente pelas pessoas e permitir que cada uma delas busque sua autonomia e estimular para que acreditem em si mesmas e saiam da inércia!

Como fazer isso?
Por meio de algumas práticas simples, mas que muita gente tem dificuldade para executar, como por exemplo, manter um canal de escuta ativa, dar feedbacks verdadeiros, específicos e que realmente estimule o desenvolvimento sendo ele positivo ou que trate de um ponto de melhoria. Permitir que as pessoas exerçam seus papéis dentro da empresa de forma criativa e que o ambiente seja leve o suficiente para que elas não se sintam desestimuladas. E tudo isso para todos os níveis e cargos, afinal todos são importantes!
Poderia ficar descrevendo várias outras práticas, mas queria deixar a reflexão: O que isso pode mudar em seus resultados? Você consegue ser orgânico assim?

Confiança e competências juntas, seu lado Efetivo e Afetivo combinados, compartilhando propósitos e metas, mas também resultados e desenvolvimento, Topa?
Esta é uma síntese da Filosofia de Gestão, que abordo em detalhes no meu livro “Felicidade dá Lucro” onde será possível que você se aprofunde nos quatro pilares básicos, que são:

Acreditar, Praticar, Melhorar e Compartilhar.

Esse círculo virtuoso pode te levar a resultados nunca imaginados, para sua empresa e em sua Vida, Acredite!

 


 

Recebemos Márcio Fernandes em nosso estúdio e tivemos um bate-papo inspirador, com informações valiosas que todo gestor gostaria de ouvir. Ao todo são 5 partes. Assista:

5 comentários em “Filosofia de Gestão: algo simples que pode mudar a sua empresa e quem sabe sua vida

  1. Domingos Guimarães disse:

    Trabalho na empresa mais admirada do Brasil , e sem duvida nenhuma as palestras administrada pelo Marcio Tem muito valia para o nosso modo de viver, parabéns …

  2. Cristiano Calligaris disse:

    A hora de mudar é agora!!! O Márcio é simplesmente fantástico!!! Realmente o Líder mais admirado. Estarei lá sem dúvida!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *