A importância do controle financeiro

No decorrer dos anos ao construir minha carreira como professor e, mais especificamente atuando como consultor de micro e pequenas empresas, observo que grande parte das pequenas academias apresenta uma deficiência básica: o desconhecimento financeiro do seu negócio. Esse problema pode dificultar o desenvolvimento das academias e, muitas vezes, leva-las ao fracasso.
Esta deficiência é resultante da falta de uma boa formação profissional do empreendedor, assimcomo o desconhecimento dos conceitos fundamentais da administração financeira. Grande parte das academias e estúdios é constituída a partir de iniciativas de indivíduos com grande capacidade empreendedoras, que geralmente foram bons profissionais de educação física e que resolveram investir em atividades coma as quais já possuíam um domínio técnico. Assim, esses empreendedores acreditam que estão capacitados para gerir de maneira eficiente as suas academias ou estúdios.

A taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas vem diminuindo nos últimos anos. Todavia, ainda apresentam resultados muito altos se comparadas com outros países mais desenvolvidos e com culturas voltadas para o empreendedorismo. Ocorre que muitos empreendedores do ramos de academias costumam confundir o patrimônio de suas empresas com o seu patrimônio como pessoa física, levando a resultados danosos para o capital de giro e demais aspectos financeiros da empresa. Além disso, com os altos índices de desemprego em nosso país, muitos decidem empreender em academias e estúdios utilizando um planejamento deficiente ou até mesmo sem planejamento prévio. Essa conduta equivocada acaba por se tornar uma aventura. E sem o devido preparo, falta de conhecimento e inexperiência, os riscos de insucesso aumentam consideravelmente.

Saber elaborar um razoável plano de negócio, projetar os recursos financeiros necessários, colocar em funcionamento os controles adequados, gerir corretamente o fluxo de caixa, conhecer um pouco a respeito de  administração financeira, são condições essenciais para aumentar a probabilidade de sucesso do empreendimento realizado. Qualquer que seja o porte da academia ou estúdio, deveria envolver atividades como planejamento, vendas, marketing, gestão de pessoas, atendimento etc. Todavia, nada disso faz sentido quando não se tem uma boa administração dos recursos financeiros da empresa. A administração financeira pode ser a chave para o sucesso do empreendimento.

Se tivermos um olhar, mesmo que superficial sobre o negócio academia, podemos perceber que o simples fato de montar uma academia envolve aspectos como: alugar ou adquirir um imóvel para as instalações, comprar equipamentos, treinar pessoas para trabalhar, adquirir um bom software financeiro e de controle de acesso, entre outros aspectos. Isso significa que para o negócio funcionar a academia precisa de dinheiro. Assim, nenhuma academia ou estúdio pode ser aberta sem um capital mínimo para garantir suas operações no dia a dia. E é por isso que a administração financeira é o “coração” de uma empresa e é para esse setor que devem convergir os dados financeiros gerados em cada área da academia (matrícula, avaliação física, atividades principais da academia, venda de produtos, lanchonete etc.). Dessa forma, o empreendedor necessita ter à sua disposição os controles que lhe permitam monitorar todas as transações que envolvem dinheiro em sua academia ou estúdio. O dinheiro passa a ser o motor dos negócios e, sem ele, não há vida empresarial.

Se aprofundarmos um pouco mais o olhar sobre o negócio academia, podemos perceber que trata-se de um conjunto integrado de processos. Primeiramente, a academia (ou estúdio) descobre que as pessoas precisam ou querem e, com base nessa informação, criam seus serviços. Com o serviço criado, precisam chamar a atenção dos consumidores e desenvolver uma demanda para aquilo que querem comercializar, considerando ainda o preço que as pessoas estão dispostas a pagar. Em seguida, precisa transformar os potenciais clientes em clientes pagantes. Uma vez convertidos em alunos, a academia precisa satisfazer as necessidades e expectativas daqueles que compraram seus serviços. Mas para manter todo o funcionamento a academia ou estúdio precisa gerar lucro suficiente para valer a pena (para o proprietário) manter as operações do negócio. Esse olhar um pouco mais aprofundado demonstra a importância do lucro e da maximização da riqueza do empreendedor.

 

O professor Marco Túlio ministrará uma aula sobre FINANÇAS na sede da Fitness Brasil, em SP. Aprimore seu controle financeiro com quem mais entende do assunto.

Marco é Administrador de empresas; autor dos livros “Vendas e Retenção: 83 lições para academias e clubes esportivos” e “Ventas en gimnasios”. Coordenador dos cursos de pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo da Universidade Estácio, Universidade Municipal de São Caetano do Sul; FMU; Uninassal e UniCeub. Professor do curso de pós-graduação em Gestão e Coordenação em Academias e Fitness do CEFIT.

Saiba tudo sobre o curso AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *