Inesquecível: IHRSA Fitness Brasil

Este ano, Waldyr Soares, meu amigo, colega e presidente da Fitness Brasil, e eu inauguramos a 19ª IHRSA Fitness Brasil Conferência anual e Trade Show para a América Latina. Nosso tópico: o valor que a IHRSA e seus parceiros agregam ao mercado latino-americano.

Nós descrevemos os benefícios que as pessoas obtêm participando dos eventos e utilizando recursos produzidos pela IHRSA, Fitness Brasil e ACAD Brasil (Associação Brasileira de Academias).

Os participantes, em parte atingidos pelas dificuldades econômicas que o Brasil tem enfrentado, estavam ansiosos para aprender com Soares e mais 82 palestrantes. Queriam também conhecer os novos produtos e serviços apresentados pelos mais de 120 expositores presentes no trade show. O contingente de academias só não foi melhor do que Soares, um homem que se construiu sozinho, iniciando sua carreira como engraxate em regiões pobres do Brasil. Hoje, Waldyr é um homem tremendamente respeitado por suas habilidades e amor pela indústria pela qual trabalhou muito para desenvolver e profissionalizar.

A palestra de abertura foi ministrada por Alexandre Schwartsman, que trouxe uma análise profunda dos problemas que hoje confrontam o Brasil. Muitas das informações trazidas por ele iam ao encontro das dificuldades relatadas por empresários com os quais conversei. Eles compartilharam de várias formas a ideia de que o “Brasil tem dificuldades econômicas profundas”.

Naquele momento, no final de agosto, estávamos a apenas a algumas semanas das eleições presidenciais e ninguém parecia ter encontrado um candidato capaz de trazer as coisas de volta para o rumo.

A título de comparação, logo antes da conferência, a economia americana estava brilhante. O S&P 500 e a NASDAQ batia recordes de alta. O crescimento do PIB (GDP) para o segundo trimestre era revisado para 4,2%, o desemprego era inferior a 4% e a inflação estava próxima da meta imposta pelo Banco Central (Federal Reserve) de 2%. A maior parte das academias dos EUA reportavam que seus negócios iam bem e o humor era otimista.

Ainda assim, nos lembramos claramente da grande recessão de 2008, e sabemos que a economia pode mudar rapidamente.

A IHRSA foi muito bem representada em São Paulo. Jim Worthington, o fundador, presidente e CEO da Newtown Atheic Club, e membro do board de associados, gostou muito de interagir com a multidão de participantes, além de fazer conexões importantes com vendedores que também são expositores da IHRSA Internacional.

Dois antigos membros de gestões anteriores do board – Gustavo Borges, proprietário da Academia Gustavo Borges, e Richard Bilton, presidente da Companhia Athletica, ambos residentes em São Paulo – participaram de um painel com alguns dos principais gestores de academias do Brasil. O grupo teve uma interessante – e, em alguns momentos, acalorada – discussão sobre o momento do mercado brasileiro de academias.

Também tive a oportunidade de passar algum tempo com Monica Marques, diretora da Companhia Athletica e atual membro do board de associados da IHRSA. Monica, Borges, Bilton e Jacqueline Antunes – diretora da IHRSA para América Latina, trabalharam juntos para gerar um vínculo entre os trabalhos da IHRSA e da ACAD Brasil. Eles continuam trabalhando para tornar esse vínculo ainda mais forte. Antunes coordena as atividades da IHRSA com a Fitness Brasil, ACAD e nossos membros, parceiros e associados ao redor da América Latina.

A IHRSA Fitness Brasil foi um sucesso impressionante e inegável. Agrupou pessoas de diversos países e fez de todos os participantes melhores via “sucesso por associação”. Muitos deles também participarão da IHRSA’s 38th Annual Internacional Convention e Trade Show, de 13 a 16 de março, em San Diego. Sugiro fortemente que você os procure no evento.

Nos vemos lá!

Joe Moore
Presidente e CEO da IHRSA

_______________________________________________________________

Texto original publicado na edição de outubro da Club Business International, a revista da IHRSA, LEIA AQUI.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *