3 pontos essenciais para aumentar o número de clientes utilizando marketing digital para academias

Assim como toda obra precisa de uma fase de planejamento, o mesmo acontece quando se deseja implementar um novo processo e uma nova cultura digital na academia.

Se você não tiver em mãos o “mapa”, fica completamente inviável realizar qualquer tipo de ação e ter certeza que está fazendo a coisa certa, no momento certo.

Claro que poderia detalhar ao máximo os passos que devem ser cumpridos para que haja uma estratégia consistente e poderosa para atração de clientes pela internet, porém, se fizesse isso, além de gigantesco, seria desmotivador ver a quantidade de coisas necessárias. Por isso, organizei os 3 principais pontos que você deve dominar e buscar mais informações a respeito para alcançar o sucesso nessa jornada.

Primeiro – O seu cliente de amanhã está na sua base de LEADS hoje

O termo LEAD está na moda e você já deve ter visto várias vezes que um LEAD é um simples cadastro. Porém, se você tratar um lead dessa forma, certamente estará no caminho direto ao fracasso.

Um lead é uma pessoa. É um alguém que se interessou em algum momento por você, pelo seu serviço, pelo seu produto ou por algo que você tenha. Quando uma pessoa lhe cede os seus dados, ela quer saber mais sobre o que você tem a oferecer.

O grande problema é você tratar essa pessoa recém-interessada em você como um cliente altamente quente e querer vender algo a todo custo para ela. Atualmente esse é um erro grotesco.

É como alguém chegar na recepção da academia perguntando se pode conhecê-la e você dizer: “você vai comprar? se não for, não vale a pena a gente fazer o tour”.

É neste momento que entra o inbound marketing para academia, chamado de Novo Marketing, onde quem determina o quanto de informação a pessoa deseja é ela mesma e toda sua estratégia está apoiada na produção de conteúdo.

Segundo – O seu sucesso online depende do tráfego que é capaz de gerar para o seu site

Imagine uma festa sem convidados.

Em resumo, é essa a imagem que se tem de um site que não tem tráfego. É um ambiente vazio, sem pessoas visitando. E quando falamos de visitas, precisamos levar em consideração três principais fontes online:

Mídia própria
Exemplo: Sua base de e-mails, seus posts no Facebook com link para o site, seus vídeos no YouTube com link de direcionamento para o seu site.

Mídia paga
São anúncios pagos e você pode (DEVE) utilizar sempre.
Os mais simples e conhecidos são Adwords do Google e o FaceAds do Facebook.

Mídia orgânica
Esta é a fonte de tráfego mais legal de todas! Isso porque ela custa ZERO!!! O tráfego orgânico é quando uma pessoa procura por uma palavra no Google e você aparece como resposta – ela clica no seu link indo parar no seu site GRATUITAMENTE!

Aí vem uma parte muito importante da sua estratégia que é a criação de conteúdo especificamente para perguntas que as pessoas fazem quando estão buscando ou pretendendo buscar algum resultado que você possa ajudar.

Lembre-se que não disse que ela está procurando por ACADEMIA e, sim, por algum resultado esperado.

Exemplos:
• Emagrecer rápido
• Aumentar massa muscular
• Dor nas costas
• Exercício para perder barriga

A pergunta que te faço é: se eu digitar essas palavras-chaves no Google, você irá aparecer como resposta na primeira página?

Agora tente digitar no Google:

• Marketing de academia
• Marketing digital para academia
• Marketing para academia
• Inbound marketing de academia

Em todas as palavras-chave relevantes para o meu negócio, eu procuro estar sempre na primeira página, e essa é a principal fonte do meu tráfego fora de períodos onde invisto pesado em tráfego pago.

Agora pense nas palavras-chaves fundamentais para seu negócio:

• Academia (bairro)
• Academia (Cidade)
• Academia de (modalidade)
• Modalidade X em (cidade/ bairro)

Qual tipo de conteúdo você pode criar para que essas palavras tragam você como resposta da busca?

Terceiro – Tenha um sistema de captura de e-mails

Se você chegou até aqui, você está interessado e busca onde está o “x da questão”, certo? Isso mesmo! Eis que lhe apresento o termo chave para o resultado acontecer.

Você precisa de um sistema de captura de e-mails. E quando falo de sistema, não falo apenas de ferramenta, mas sim, todo tipo de estratégias que você precisa desenvolver para construir sua base de contatos/leads.

Você pode utilizar diversas formas para aumentar sua base de e-mails, vou listar alguns exemplos:

• Cadastro na newsletter;
• Disponibilizar material para download;
• Disponibilizar vídeos com dicas;
• Cadastro para receber dicas semanais;
• Colocar um link de cadastro nas assinaturas dos seus e-mails.

O objetivo neste caso é, além de aumentar sua base, entregar conteúdo de valor para o seu futuro cliente. Mas lembre-se! ENTREGUE ALGO DE VALOR MESMO!

Pontos importantes que aumentam significativamente a conversão:

• Uma página com ponto de captura clara;
• Um material que é interessante para o público alvo correto;
• Um sistema de captura de e-mail;
• E, em seguida, entrega do material de altíssimo valor.

Agora, recomendo que você comece a pensar sobre isso em seu site: veja quantos pontos de captura você tem, verifique se estão bem claros e verifique se o “prêmio” pela aquisição do lead é “sedutor” a ponto da pessoa se interessar e deixar os dados dela.

6 thoughts on “3 pontos essenciais para aumentar o número de clientes utilizando marketing digital para academias

  1. Soraia Guedes says:

    Olá
    Não estou conseguindo acessar o formulário de pesquisa para completar minha inscrição

    Grata
    Soraia Guedes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *