Momento de oportunidades

Qual empreendedor de sucesso parou tudo que faz por causa da crise? O dinheiro e as oportunidades sumiram de vez por causa dela? Definitivamente, este é o momento de novos empreendimentos e de serviços e produtos serem criados.

Algum empreendedor já ouviu dizer de empresários de sucesso que, em momentos como este em que vivemos, é hora de parar, observar e pensar com cautela o que fazer?

Alguém ouviu esses mesmos empresários dizerem que não existe dinheiro neste momento, pois os consumidores estão guardando o que podem e não comprarão o que oferecemos e, por isso, vamos parar e aguardar até que eles voltem por conta própria a consumir?

Agora, antes da resposta final, tente responder: por que você é empreendedor?

Claro, porque você faz acontecer, porque tem ótimas ideias, porque gera resultados, não necessariamente com uma empresa aberta em seu nome, mas na empresa da qual faz parte. As pessoas sempre lhe procuram com estes olhos, de criação, administração e empreendedorismo, ou eu estou enganado? Então, como, por algum momento, você pensou que este não seria o momento de investir, construir, realizar?

Sabemos que nossos negócios se desenvolvem em “W”. Ou seja, ora estão em crescimento, ora estão em baixa. Por mais que este seja um momento em baixa para muitos de nós, não é um momento de ficar parado, porque quem fizer mais força para voltar a subir, subirá muito mais alto!

Não vejo nenhum empreendedor de sucesso olhar para notícias ruins sobre o mercado. Outro dia, quando o governo lançou que o comércio varejista decresceu, a resposta de um grande empreendedor da área foi: mas e a porcentagem que ele não decresceu? Vamos olhar para ela e continuar a crescer.

Empreendedor tem de ter atitude e não se prender por qualquer motivo. A regra agora é fazer diferente, com inovação, em busca de novos resultados. Muitas coisas estão mais baratas e isso pode refletir positivamente no valor que você investirá. Olhe sempre para o lado bom de tudo e capacite-se, porque, para alcançar oportunidades, devemos sempre estar preparados. É hora de conversar com quem está na mesma situação, dialogar com outros empreendedores e realizar sonhos.

6 comentários em “Momento de oportunidades

  1. Kalil Zipperer Novo disse:

    Adriano. Parabéns pelo ótimo texto. Concordo plenamente. Acho que devemos sempre pensar positivo e continuar buscando o crescimentos. Uma vez em um curso ouvi uma frase ” No vendaval alguns constroem muros e outros constroem moinhos”. Não sei quem é o autor mas isso mostra que a crise como você bem falou é uma questão de visão.
    Muito Obrigado pelo ótimo texto e mensagem. Parabéns.

    • Adriano Tadeu Barbosa disse:

      Olá, Kalil, eu quem agradeço seu tempo em responder suas observações. Fico muito feliz por poder contribuir e fazer com que pensemos diferente, olhando o lado bom. Completando sua frase, tem uma também do grande publicitário brasileiro Nizan Guanaes: Enquanto alguns choram, eu vendo lenços. É até o título de um livro dele. Sucesso!

  2. Rosana Lilian de Santana disse:

    Sim Ardiano, tens total razão! Contudo, estes empresários de sucesso, normalmente são pessoas com um perfil executor muito alto, isto facilita o empreendedorismo. Contudo, existe uma parcela muito grande da população que gostaria de empreender, porém, tem perfis analisador demais, daí, elas ficam procrastinando e sofrendo com isto, pois a sensação é de um desperdício muito grande de tempo e dinheiro. O que fazer? com quem contar nestes casos?

    • Adriano Tadeu Barbosa disse:

      Oi, Rosana, fico feliz com sua resposta e ponto de vista. Sim, acredito que para empreender temos que desenvolver algumas características como a própria execução, mas sempre com estratégia. Eu mesmo, sou uma pessoa que planejo muita coisa, mas que faço outras milhares para depois dos resultados colocá-los em sintonia com meu planejamento. Isso até é considerado posicionamento, que é a lembrança das pessoas pelo que fazemos. Minha sugestão na sua dúvida é se não tem um perfil executor, mas é empreendedor, cerque-se de pessoas que são e assim vocês sem completarão nos negócios. Se temos alguém assim no time, temos que colocar ao lado alguém para completar. Espero ter ajudado. Sucesso!

  3. Jarbas Antonio de Jesus Lima disse:

    Concordo Adriano. Parabéns pelo excelente texto. Por mais que o cenário e o atual momento sejam de queda, devemos sempre olhar às coisas pelo lado positivo. Correr atrás e não ficar esperando a crise passar para poder voltar a crescer.

    • Adriano Tadeu Barbosa disse:

      Olá, Jarbas, são de pessoas como nós, que pensam positivamente e buscam melhorias contínuas, que este cenário precisa. Acredito também que por mais que não estejamos colhendo os maiores resultados que poderíamos, não estamos deixando de colher, certo?
      Vamos seguir e obrigado por estar conectado ao meu modo de pensar. Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *