O que você precisa saber sobre o HIIT

O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é um método que alterna períodos de esforço e recuperação nas sessões de condicionamento físico. A prescrição da intensidade é baseada em parâmetros psicofisiológicos, como frequência cardíaca, consumo máximo de oxigênio e percepção subjetiva de esforço, e em parâmetros mecânicos, como a intensidade associada ao consumo máximo de oxigênio, a velocidade aeróbia máxima e a máxima velocidade de sprint.

A organização estrutural do HIIT preconiza possibilidade de treinos com quatro naturezas distintas: HIIT-Curto, HIIT-Longo, Sprints Repetidos e Sprints Intermitentes, os quais impactam os sistemas cardiorrespiratórios, metabólicos e neuromusculares em magnitudes distintas. Neste contexto, investigações tem observado que a realização de HIIT por períodos superiores a 8 semanas pode contribuir no aumento da massa muscular. A sinalização para hipertrofia muscular a partir do HIIT decorre da combinação de diferentes variáveis para composição da sessão de treino, com destaque para as características da relação esforço: pausa e natureza do estímulo.

Como o HIIT tem predomínio aeróbio, considera-se que a sua realização em conjunto com a musculação se caracteriza como um modelo de treinamento concorrente, e dependendo da organização estrutural do processo de treino, pode-se posicionar os ajustes orgânicos na Zona de Interferência, a qual é caracterizada por demandas periféricas simultâneas no treino de força e de resistência.

Caso queira saber mais, estarei na 19ª IHRSA Fitness Brasil falando sobre modelos de treinamento intervalado de alta intensidade, discutindo formas de organização das sessões de HIIT, e como compor processo de treino – inclusive concorrente envolvendo o HIIT e a musculação – com vistas à potencialização dos ganhos em massa muscular.

 
Fabricio Boscolo é Palestrante no 11º Meeting de Treinamento de Força.
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