Tendências do mercado Fitness

Apesar de todas as incertezas e momentos de desaceleração da economia que temos enfrentados nesse período Mercado de fitness tem se mostrado resiliente a estes fatos .E
ano apos ano, nos deparamos com algumas novidades na indústria do fitness que com a mesma velocidade que surgem, elas desaparecem. E a ideia aqui é apresentar a vocês , uma visão especifica do mercado Brasileiro, de quais dessas tendências podemos e devemos estar atentos, e que realmente sejam uma mudança na forma como as pessoas estão se comportando, diferentemente de um modismo, que se caracteriza por uma fase de grande entusiasmo por um breve período . Trataremos portanto das mais relevantes tendencias que afetam e tendem a ganhar relevância para nosso Mercado.

Anualmente, o American College of Sports Medicine (ACSM) realiza a pesquisa “Worldwide Survey of Fitness Trends” para identificar as atividades, modalidades e programas que estão crescendo e se desenvolvendo com maior força nas academias de todo o mundo. Para chegar às 20 tendências do próximo ano, as escolhas são feitas a partir da opinião de especialistas da área — nessa última edição, foram mais de 1 800 entrevistados. Profissionais de fitness da Ásia, Europa, Austrália, África, América do Norte e América do Sul participam informando quais são as atividades físicas e as técnicas que estão tendo o maior crescimento.

Confira a lista que esta restrita as 05 principais :

1) Tecnologia Para Usar Atrelada ao Corpo (Wearable Technology)
Sao realmente a grande sensação do mercado, e nesta pesquisa aparecem como primeiro colocada por dois anos consecutivos. Esta tecnologia inclui , relógios inteligentes, monitores de freqüência cardíaca,relógios com GPS, roupas com sensores e sensores de ritmo cardiaca dentre outros. O mercado do fitness precisa abraçar a tecnologia mais amplamente. A grande maioria das academias no Brasil ainda nao se atentaram para esta oportunidade. Nosso serviços mais do que nunca devem ser movidos pelos smartphones, a maioria das pessoas está conectada ao seu telefone celular 24 horas por dia, os sete dias da semana, e precisamos aproveitar isso. Os clubes podem fornecer notificações para adoção de comportamentos saudáveis, lembretes diários de atividade física e nutrição, inscrições para as aulas, solicitações de uma música a ser tocada na aula e ate mesmo uma avaliação pós-aula ou do treino realizado.
E não tenho dúvida que teremos um avanço enorme nos próximos anos, e muito em breve tornarão uma ferramenta de extrema utilidade pois podem nos ajudar a entender e a monitorar o desempenho, e desta for encontrar o melhor resultado para nossos clientes.
A tecnologia Vestível pode ser um ingrediente que pode facilitar a realização dos seus objetivos. Introduzir ou aperfeiçoar um hábito depende de uma nova atitude, como por exemplo a adoção de uma alimentação saudável e porque não da pratica regular de atividades físicas, e através dos dados fornecidos por meio dessas tecnologias, a necessidade dessa mudança fica mais fácil se convencer e também de ser mantido o hábito.

2) HIIT
Com certeza você ja deve ter ouvido falar ou quem sabe ate mesmo ter experimentado , o que atualmente é considerado o treino da moda : HIIT. Nos últimos tempos,a melhoria do condicionamento físico sofreu uma mudança em direção a treinos curtos, porém intensos, um conceito de treino conhecido como treino intervalado de alta intensidade (em tradução livre, HIIT: high-intensity interval training). O HIIT consiste em realizar esforços de alta intensidade e curta duração intercalados com períodos de recuperação. Apesar de existir há mais de um século, ele está se tornando popular devido a um grande numero de pesquisas que vem sendo reproduzidas bem como pela ampla divulgação na mídia.

Os protocolos de HIIT, pode fornecer, uma ótima relação de custo beneficio, principalmente quando levamos em consideração o tempo dispendido. No entanto, devido à existência de grande versatilidade de protocolos HIIT, existe uma dificuldade de padronização da metodologia. Ficando claro a necessidade de estudos onde pudéssemos quantificar a melhor combinação de intensidade, duração, frequência e intervalo tempo de acordo com o estado de saúde dos praticantes.
Esta modalidade tem se mostrado eficiente para quase todos os clientes . Podendo ser considerado seguro tanto para indivíduos de baixo risco, bem como indivíduos de risco moderado . Porem, indivíduos de alto risco e aqueles com doença cardiovascular pré existente só deverao participar sob supervisão médica.

3) Aulas Coletivas

As aulas coletivas , ja bastante populares no Brasil, vem ganhando cada vez mais espaço , e agora mais do que nunca com a proliferação de estúdios com o conceito de boutique ,como os de Ciclismo indoor, treinamento funcional, Crossfit , essas atividades ganham cada vez mais espaço no mercado de fitness. Principalmente pela experiência diferenciada que podem promover . Os principais benefícios sao:

– Promover a socialização
– Atrair clientes que não gostam de treinamentos tradicionais
– Aproveitamento mais eficientes dos espaços das academias
– Diversificacao dos treinos
Acredito que esse expressivo crescimento é baseado na teoria das tribos, que nada mais é do um grupo de pessoas ligadas a três coisas: uma ideia, um ao outro, e ao líder. E que de forma espontânea aparecem , quando pessoas com o mesmo interesse, melhora do condicionamento físico, se unem para treinar. O grande segredo para as modalidade serem tão eficientes e de tamanho sucesso , e exatamente o aspecto social e comunitário que ela exige. Apesar de serem atividades coletivas, e seus praticantes possuírem níveis de habilidade e capacidades físicas distintas, possuem em comum o fato de cada um estar treinando com o objetivo de transformar suas deficiências em forças, e através de orientação profissional e plenamente possível que o professor adapte e respeita a individualidade dos participantes.

4) Programas Fitness Para Terceira Idade

A população mundial está envelhecendo aceleradamente. Na medida em que envelhecem, as pessoas se tornam menos ativas, suas capacidades físicas diminuem e com as alterações psicológicas que acompanham a idade(sentimento de velhice, estresse, depressão), o que facilita o aparecimento de doenças crônicas como doenças coronarianas, hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, e obesidade. Cada vez mais em crescimento, o programa para terceira idade vem inovando com protocolos mais seguros, eficientes e adequados a esta população em especifico. E de extrema importância que tenhamos um programa de exercícios que melhorem e reestabeleçam a capacidade funcional dos idosos.
Inumeras evidencias cientificas nos comprovam que os idodos ativos estão menos propensos a desenvolver doenças, devido à melhora da aptidão física e disposição mental delas. Qualquer atividade física somente será útil para a saúde se for contínua e prazerosa. Algumas atividades exigem o mínimo de aptidões para serem realizadas, dessa maneira a pessoas deve iniciar gradativamente, um programa de exercícios sistematizado elaborado por um profissional de Educação Física, a partir de uma avaliação funcional, para desenvolver as qualidades e aptidões necessárias.
A prescrição deve inclui estímulos de força, flexibilidade, equilíbrio e condicionamento aeróbio para ajuda-los a melhorarem sua capacidade de realizar suas atividades do cotidiano

5) Aplicativos de Exercícios com Smartphones
Os avanços tecnológicos permitem oferecer uma experiência mais completa e porque não, mais profissional a todos que buscam saúde, qualidade de vida e bem estar. Temos trabalhado bastante na integração das tecnologias existentes para que o hábito de fazer exercícios possa ser mais assertivo e interativo e dessa forma contribuir de forma efetiva na melhoria dos seus resultados – item importante para não abandonar a atividade física. Existem muitas maneiras de usar a tecnologia para ajudar a definir, melhorar e planejar sua rotina de exercícios. Para um melhor entendimento, dividiremos essas ferramentas em três grupos: aplicativos, trackers e conteúdos digitais.

Os aplicativos de fitness explodiram em popularidade por oferecer treinos mais eficientes – ou no mínimo, com dose extra de motivação. Sendo uma das áreas que mais tem se desenvolvido, os apps fitness possuem várias funcionalidades que podem proporcionar um grande incentivo em seu treinamento. Uma das principais vantagens é a facilidade de ser praticado em qualquer lugar. O fato de poder ser utilizado por qualquer um a qualquer momento torna essa ferramenta popular e bastante utilizada como agente transformador na vida das pessoas. A tecnologia nos permitirá acessar a todos que tiverem um smarphone , treinar a qualquer hora e em qualquer lugar.

Seja você um praticante, atleta amador ou até mesmo um profissional da área, os avanços tecnológicos dos últimos anos podem em muito favorecer para a melhoria do seu condicionamento físico, na personalização dos seus programas de treino, organização da sua agenda e lhe encorajar e motivar no alcance dos seus objetivos. Porém, é necessário cautela, devido à existência de uma grande variedade destas ferramentas atualmente disponíveis é melhor começar por identificar o seu objetivo principal e a partir dai escolher seu aplicativo. A dica é antes de investir na aquisição do aplicativo é importante realizar um check up e avaliação física. Assim fica mais fácil definir as metas e é possível acompanhar a evolução.
Porem, o grande objetivo, independente do aplicativo, é realmente facilitar o seu dia a dia, e no nosso caso em especifico, ajudar a ficarmos mais ativos.
Acredito que seja fundamental que as empresas busque seus diferenciais competitivos e quando pensamos em aplicativos, torna se algo que acredito que seja complementar aos nossos serviços.
Os aplicativos tendem a se tornar cada vez mais populares. Surgirao cada vez mais aplicativos de fitness , que terao como maior objetivo o gerenciamento dos dados de saúde e fitness coletados de fontes como por exemplo ocorrem nos relógios inteligentes.
Neste sentido a industria do fitness deve trabalhar para trazer a todos os usuarios uma serie de formas de utilização de aparelhos e sistemas que possuem como principal objetivo tornar o exercício mais fácil de ser praticado, divertido e principalmente mais eficiente . Os aplicativos vem para complementar e cada um traz uma novidade para cada tipo de pessoa. Alguns desses aplicativos acompanham o progresso através do tempo e fornecem feedback, acompanhamento em tempo real e controle de metas e objetivos Outro ponto que tende ao amadurecimento sao os mecanismos de controle na freqüência dos clientes, uma vez que nossa industria possui como principal desafio, o aumento dos níveis de freqüência dos clientes, pois a baixa freqüência esta intimamente relacionada as altas taxas de desistência.

3 comentários em “Tendências do mercado Fitness

  1. Tatiana Garcia disse:

    Olá, muito interessante visualizar outras tendências, para além da categoria q me encaixo atualmente – 3.
    Além de praticante de Crossfit, já há 3 anos, atuo profissionalmente no meio pela empresa NIVEL BOX, com as marcas ROGUE Fitness e Inov8. E venho sentindo o exponencial crescimento do mercado, o q me deixa muito satisfeita.

  2. Andreza disse:

    Onde posso conseguir com facilidade alguma empresa que confecciona um aplicativo fitness para o meu negócio de personal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *