Modelo de convênios fortalece a prática da natação, amplia acesso à atividade física e otimiza horários ociosos nas escolas aquáticas, gerando resultados para todos
Por Almir Marchetti, colunista Fitness Brasil
21/11/2025
Na matéria anterior, abordamos estratégias voltadas à otimização dos horários de pico e ao melhor aproveitamento dos períodos ociosos nas escolas de natação. Entre essas alternativas, destaca-se o estabelecimento de parcerias com escolas de ensino regular e empresas, ação que pode gerar benefícios significativos tanto para a escola de natação quanto para os parceiros envolvidos. Além disso, o convênio escolar e corporativo representa uma oportunidade de ampliar o acesso à prática da natação, com qualidade de vida, saúde e bem-estar.
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Para os parceiros, por sua vez, trata-se de uma forma de oferecer aos alunos, familiares e colaboradores uma atividade física completa e segura, que contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo e social. Além disso, esse tipo de iniciativa incentiva hábitos saudáveis e reforça o compromisso com o bem-estar da comunidade envolvida.

Já para a escola de natação, o convênio possibilita a melhor ocupação dos horários ociosos, aumento da rentabilidade, fortalecimento institucional e, consequentemente, maior integração com as escolas e empresas locais.
Do ponto de vista operacional, os convênios tem dois formatos principais de organização:
1. Locação ou horários exclusivos integrados ao período escolar
Destinado exclusivamente aos alunos das escolas conveniadas, esse formato entraria na grade curricular ou ainda como atividade complementar. Dessa forma, atende às demandas das famílias que buscam praticidade e segurança, uma vez que a natação passa a fazer parte da rotina escolar.
Além disso, os grupos são formados em horários previamente definidos, com condições especiais que podem incluir descontos de até 50%, conforme o número de alunos e o horário pretendido. Nesse contexto, o acompanhamento do desenvolvimento das crianças é realizado por meio de relatórios técnicos, demonstrações periódicas ou visitas presenciais dos responsáveis, o que fortalece a parceria entre escola, família e academia.
2. Descontos promocionais para alunos, familiares e colaboradores
No modelo de descontos promocionais, a escola de natação oferece redução entre 10% e 20% em qualquer horário ou modalidade. A parceria pode incluir familiares e funcionários da instituição conveniada, o que facilita o acesso à prática esportiva e amplia o alcance do convênio dentro da comunidade escolar ou corporativa.
Independentemente do formato escolhido, a escola deve definir os parâmetros de desconto e as condições de funcionamento a partir de uma análise criteriosa de ocupação, viabilidade financeira e logística. Para garantir equilíbrio e sustentabilidade da parceria, é essencial avaliar fatores como transporte, acompanhamento das crianças e número de participantes.
Mais do que uma estratégia comercial, o convênio escolar e corporativo representa uma ação de cooperação mútua que conecta educação, saúde e bem-estar. Quando unem esforços, escolas e academias fortalecem seus propósitos institucionais e contribuem para uma formação mais ampla, saudável e consciente dos alunos.
Investimento estratégico
A natação, por sua natureza educativa e preventiva, se destaca como uma das atividades mais completas para o desenvolvimento integral do ser humano. Além disso, ao envolver aspectos motores, cognitivos e sociais, estimula o crescimento equilibrado desde os primeiros anos de vida
Assim, estabelecer parcerias entre escolas de ensino regular e escolas de natação passa a ser compreendido como um investimento estratégico em um futuro mais saudável e equilibrado, no qual corpo e mente são desenvolvidos em harmonia. Nesse sentido, os convênios têm sido apontados como mecanismos que fortalecem a missão educacional das instituições, ao passo que promovem a valorização da prática esportiva e contribuem de forma efetiva para a construção de uma cultura de bem-estar e qualidade de vida desde a infância.
Almir Marchetti formou-se em Educação Física pela UMC, fez pós-graduação em Administração de Recursos Humanos nas Faculdades Anhembi Morumbi e especializou-se em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP. Também possui formação em Gestão CMA e Liderança de Alto Valor pelo programa Metanóia Propósito nos Negócios. Com 36 anos de experiência em coordenação e gestão de academias e escolas de natação, atua como sócio gestor da Escola de Esportes Gustavo Borges e consultor pedagógico da Metodologia Gustavo Borges, além de ser palestrante e professor nas áreas de natação e gestão aquática.













































































































































































































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