Com 25 unidades na Bahia e em Sergipe, rede aposta em cultura forte, atendimento personalizado e crescimento sustentável, sob comando de Leandro Cardoso
Por Yara Achôa, Fitness Brasil
26/6/2025
“Academias pelo Brasil” é uma seção do portal FitBR News, da Fitness Brasil, que tem o objetivo de valorizar espaços, histórias e os profissionais que fazem do setor fitness um motor de saúde, bem-estar e transformação. A cada semana, compartilhamos experiências de academias em diferentes regiões do país, com foco em gestão, mercado, inovação, diferenciais e os desafios do dia a dia. Apresentamos agora a Rede Alpha Fitness, com sede em Salvador (BA) e unidades em Feira de Santana (BA), Vitória da Conquista (BA), Juazeiro (BA), Ilhéus (BA) e Aracaju (SE), que tem como CEO Leandro Cardoso.
+ Fitness Brasil Expo: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Conheça e baixe gratuitamente o Panorama Setorial Fitness Brasil 2024
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
História
Em 1991, em Salvador, o empreendimento nasceu como Alto Astral. Em 2009, o nome mudou para Rede Alpha Fitness. Desde 2011, cresceu por Salvador, interior baiano e Sergipe. “Atualmente, conta com 25 academias, distribuídas em shoppings, bairros, condomínios”, diz Manuela Almeida, Diretora Operacional.

Atividades oferecidas
Musculação, funcional, bike indoor, ginástica coletiva (fitdance, zumba, muay thai, boxe), Pilates solo, yoga, natação (em unidades selecionadas).
Público
Pessoas de todas as idades e perfis — jovens a idosos, interessados em qualidade de vida e bem-estar
Diferenciais
Possui estrutura moderna, climatizada e bem equipada. Projetos sociais e sustentáveis também fazem parte: Alpha Social e Alpha Sustentável. Inclusão e diversidade. “E investimos continuamente na capacitação da equipe e em tecnologia, com atendimento personalizado”, conta Manuela.
Modelo de gestão
A gestão é orientada por alta performance, foco em experiência do cliente e cultura organizacional forte. A Alpha adota indicadores claros, treinamentos frequentes e uma liderança inspiradora, que combina eficiência com acolhimento.
Mercado
O setor fitness é visto com otimismo. Existe um crescimento contínuo da busca por qualidade de vida e envelhecimento saudável, que foi impulsionada ainda mais no pós-pandemia.
Por isso, a Rede Alpha Fitness aposta em qualidade, inovação, personalização, capacitação avançada da equipe e inclusão, buscando se diferenciar com cultura acolhedora, moderna, eficiente
Leia também
Gestão de conflitos: liderar é encarar as diferenças com coragem, escuta, clareza e respeito
Faça o cliente perceber que o treino é um momento de ficar bem consigo mesmo
Planos para futuro
Expansão rumo a novas cidades e estados. “Em 2025, foram inauguradas unidades em Juazeiro, no norte da Bahia, e em Ilhéus, na região sul do estado. Outro objetivo é crescimento da rede de franquias e fortalecimento do modelo de franquias, replicando o padrão de excelência em novas localidades”, explica a Diretora Operacional.
Presença digital
Instagram é o perfil principal (@redealphafitness), com estratégia ativa, baseada na interação com alunos, respostas rápidas, feedbacks, campanhas, posts sobre projetos sociais e sustentabilidade;
Gostou? Compartilhe: