Programas de condicionamento físico para idosos são a segunda maior tendência do fitness. Você está habilitado para atender esse público?
Prof. Dr. Mauro Guiselini, colunista Fitness Brasil
5/1/2026
Atualmente, o Brasil tem cerca de 34 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, representando aproximadamente 16,1% da população total. Detalhes sobre o envelhecimento da população brasileira. Segundo dados recentes da PNAD Contínua do IBGE, divulgados em agosto de 2025:
- População total do Brasil: cerca de 211,9 milhões de pessoas.
- Pessoas com 60 anos ou mais: 16,1% da população, o que equivale a aproximadamente 34,1 milhões de brasileiros.
- Dentro desse grupo:11,2% têm 65 anos ou mais, o que representa cerca de 23,7 milhões de pessoas.
+ Fitness Brasil Expo: o maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
+ Faça parte do nosso Canal no WhatsApp
Tendência de crescimento
Em 2012, apenas 11,3% da população tinha mais de 60 anos. A projeção para 2070 é que 37,8% dos brasileiros terão mais de 60 anos, totalizando cerca de 75,3 milhões de idosos.

Implicações dessa mudança demográfica
– Existe um aumento da demanda por serviços de saúde e bem-estar voltados para idosos.
– Maior interesse em programas de atividade física adaptada para essa população, como Pilates, Musculação, Treinamento Funcional, Hidroginástica.
– Há grande oportunidade de mercado para produtos digitais voltados para os “longevos”. Entre eles apps de exercícios, cursos online, presenciais, formação de profissionais de Educação Física para atender essa população e comunidades de envelhecimento ativo.
Tendência Mundial – Posicionamento do ACSM
Anualmente a ACSM (American College Of Sports Medicine) divulga as tendências do fitness para o próximo ano. Em 2025 não foi diferente. O relatório é baseado em 2.000 casos clínicos, pesquisadores e profissionais de exercícios do setor fitness e neste ano trouxe um novo formato, inserindo não apenas a tendência, mas a aplicação prática dela.
Essas tendências são primordiais para que investidores do setor fitness, gestores e CEOs da academia entendam para onde o mercado está caminhando e tomando decisões estratégicas. Entre as 10 primeiras tendências para 2025, programas de desenvolvimento da capacidade funcional de adultos/idosos – 65+ ocupa o 2º. Lugar.
# 2º. Programas de condicionamento físico para idosos (envelhecimento ativo):
A geração dos baby boomers inclui 27 milhões de brasileiros, todos terão mais 65 anos em 2030, intensificando a demanda por opções de exercícios físicos adequados à idade e baseados em evidências. De acordo com o Relatório de Saúde e Fitness do Consumidor dos EUA de 2023 da IHRSA, adultos com 65 anos ou mais frequentam academias e estúdios com mais frequência do que qualquer outra faixa etária.
Segundo um relatório de 2024, programas identificados como “funcionais”, de “baixa intensidade” ou voltados ao “envelhecimento ativo” costumam ter maior adesão daqueles classificados como “fitness sênior”. O movimento indica uma demanda crescente, mas também destaca a necessidade de planejamento adequado, profissionais bem-preparados e estruturas acessíveis.
Leia também
Academia para os 65+ e os novos desafios do setor
Longevidade Saudável: diferenças entre déficits neuromotores e disfunções neuromotoras e fisiológicas
A Cia. Athletica 111 – São Paulo, sob nossa orientação oferece o Programa PLATINUM Longevidade Saudável, com foco nos 65+. O Programa é um Sucesso, tem na sua organização a Avaliação Multifuncional, aula coletiva Multifuncional PLATINUM, Musculação e Multifuncional Especial (orientação individualizada ppara a correção de déficits de movimento identificados na Avaliação Multifuncional.
E vocês, Gestores, Profissionais de Educação Física, Proprietários de Academia…estão preparado para o futuro presente?
Compartilho o resultado do que aprendi ao longo de 58 anos, cuidando de pessoas, em especial os adultos/idosos. As informações estão apoiadas nas minhas experiências atuais, como Supervisor e Orientador do Programa PLATINUM Longevidade Saudável da Cia. Athletica 111, São Paulo.
No meu canal do Youtube Mauro Guiselini você encontra as minhas aulas coletivas Multifuncional PLATINUM, passe por lá!
Prof. Dr. Mauro Guiselini é licenciado e mestre em Educação Física (USP) e doutor em Ciências do Movimento Humano (UNIMEP). Especialista pelo The Cooper Institute (Dallas) e pela American Fitness Aerobic Association, com 54 anos de atuação como professor universitário, técnico, gestor, personal trainer e docente escolar. Autor de 41 livros e 16 vídeos sobre Educação Física, saúde e treinamento. Conteúdos em YouTube (Mauro Guiselini) e Instagram (@mauro guiselini). É também diretor do Instituto Mauro Guiselini de Ensino e Pesquisa (programas personalizados e grupos, Home Care), coordenador do canal Longevidade Saudável (UPLAY TV – Faculdade Uniguaçu) e supervisor/professor do programa PLATINUM – Longevidade Saudável (Cia Athletica 111)













































































































































































































Gostou? Compartilhe: