A EEFE-USP recebe evento que aproxima jovens talentos do jornalismo esportivo de ícones do mercado e reforça o papel da comunicação no esporte
Yara Achôa, Fitness Brasil
26/11/2025
Nos dias 1 e 2 de dezembro de 2025, a Escola de Educação Física e Esporte da USP (EEFE-USP) sediará a I Semana do Jornalismo Esportivo, organizada pela EEFUSP Jr. Consultoria, em parceria com o LAGECOM – Laboratório de Gestão, Políticas, Marketing e Comunicação em Esporte e Educação Física. O encontro, no Auditório Massucato, é voltado a estudantes, pesquisadores e profissionais interessados na interface entre esporte, gestão e comunicação.
+ Fitness Brasil Expo: o maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Conheça e baixe gratuitamente o Panorama Setorial Fitness Brasil 2024
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
+ Faça parte do nosso Canal no WhatsApp
Com palestras, painéis e momentos de networking, o evento reunirá alguns dos principais nomes do jornalismo esportivo nacional, promovendo a integração entre academia e mercado. Entre os convidados confirmados estão Paulo Calçade (ESPN), Edgar Alencar (TV Globo), Domitila Becker (TNT Sports, Esporte Interativo e CNN Brasil), Fernando Fontana (RedeTV!), Marcelo Laguna, Adalberto Leister Filho, Ivan Furegato e Ary Rocco, coordenador do LAGECOM.

Comunicação como pilar estratégico
Neste contexto, a expansão do jornalismo especializado reforça o impacto da informação na promoção da prática esportiva, no desenvolvimento profissional e na formação de opinião. Desta forma, a Semana propõe uma reflexão sobre a comunicação baseada em dados, narrativas responsáveis e uso de novas mídias. Esses elementos são cada vez mais valorizados no cenário do esporte, fitness e bem-estar.
“Queremos inspirar quem está começando e mostrar que o jornalismo esportivo exige conhecimento técnico, visão de mercado e conexão com o esporte. Trazer profissionais consolidados para compartilhar suas trajetórias é uma oportunidade única”, diz Levi Lazarin Ramos, da EEFUSP Jr. Consultoria.
A organização definiu a programação com abordagem interdisciplinar, integrando vivência prática, formação acadêmica e pensamento estratégico. Além disso, está alinhada às demandas atuais de um setor que valoriza conteúdo qualificado, análise crítica e postura profissional.
Leia também
O olhar do Profissional de Educação Física deve ir muito além do programa de treinamento
5 livros que todo profissional de Educação Física e todo gestor de academia deveria ler
Com ingressos a R$ 65, coffee break e certificado de participação, a iniciativa oferece uma jornada de aprendizado que estimula atualização e networking. O evento vai reunir a jornalistas, estudantes, gestores, profissionais do esporte e interessados em comunicação esportiva.
A Semana do Jornalismo Esportivo acontece nos dias 1 e 2 de dezembro de 2025, na EEFE-USP. Inscrições e mais informações aqui.













































































































































































































Gostou? Compartilhe: