Mais do que ministrar aulas, o professor é peça-chave para garantir a entrega de valor, fidelizar alunos e impulsionar os resultados financeiros da escola
Por Almir Marchetti, colunista Fitness Brasil
8/7/2025
Para alcançar resultados sustentáveis em uma escola de natação, é essencial equilibrar as ações voltadas para três pilares fundamentais: aluno, professor e empresa. O crescimento sistêmico depende de entregas consistentes que gerem benefícios para todos: saúde, bem-estar e aprendizado para os alunos; desenvolvimento profissional e reconhecimento para os colaboradores; e, claro, resultados financeiros positivos para o negócio.
+ Fitness Brasil Expo: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Conheça e baixe gratuitamente o Panorama Setorial Fitness Brasil 2024
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
Focando no professor, o sucesso das aulas está diretamente ligado ao seu comprometimento, à qualidade do planejamento, à clareza dos objetivos e à capacidade de engajar os alunos na prática da natação. Mas como anda a atuação do seu time nas aulas? Já foram analisados indicadores como o tempo de movimentação dos alunos, a variedade e quantidade de tarefas propostas, o uso de falas motivacionais e a frequência de correções técnicas feitas durante a aula?

É comum, por exemplo, ouvirmos pais reclamarem do tempo ocioso das crianças durante as aulas. Diante disso, analisamos esses aspectos – incluindo a frequência cardíaca dos alunos – e publicamos dois estudos em 2024: “Professores: os protagonistas nas aulas de natação infantil” e “Natação e saúde: um olhar para o coração em distintos níveis do nadar” (Urizzi et al.). Os resultados mostram que, no 30º minuto de aula, as crianças atingiram 66% da frequência cardíaca máxima — intensidade considerada moderada e parcialmente alinhada às recomendações de saúde. No entanto, nos níveis de adaptação e iniciação, os alunos se movimentaram apenas 30% do tempo, o que pode comprometer tanto a saúde quanto o aprendizado técnico.
E o que isso tem a ver com o seu negócio? Se não estivermos entregando efetivamente os benefícios prometidos — saúde e aprendizado —, corremos o risco de perder alunos e comprometer os resultados financeiros.
Leia também
Gestão de conflitos: liderar é encarar as diferenças com coragem, escuta, clareza e respeito
Unido pela natação, casal cria maior Congresso de Natação Infantil do mundo e lança um livro
Por isso, é fundamental revisar as práticas pedagógicas em sua escola. Estimule o planejamento de aulas com maior tempo de movimento, variedade de tarefas e foco na qualidade das interações professor-aluno. Essas ações podem impactar diretamente a experiência dos alunos, a satisfação das famílias e, consequentemente, a saúde financeira da empresa.
Para fortalecer os resultados financeiros da escola, atente-se a três pontos fundamentais:
- Entrega de valor percebido – aulas bem conduzidas, com propósito e resultado, aumentam a satisfação e a retenção dos alunos.
- Formação e acompanhamento da equipe – professores capacitados e alinhados com os objetivos institucionais geram consistência nas entregas.
- Gestão baseada em indicadores pedagógicos – dados como tempo de movimento, intensidade e engajamento devem orientar decisões e aprimoramentos.
Lembre-se: o seu time é o reflexo do seu negócio.
Almir Marchetti é formado em Educação Física pela UMC, com pós-graduação em Administração de Recursos Humanos pelas Faculdades Anhembi Morumbi e especialização em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP. Também possui formação em Gestão CMA e Liderança de Alto Valor pelo programa Metanóia Propósito nos Negócios. Com 36 anos de experiência em coordenação e gestão de academias e escolas de natação, atua como sócio gestor da Escola de Esportes Gustavo Borges e consultor pedagógico da Metodologia Gustavo Borges, além de ser palestrante e professor nas áreas de natação e gestão aquática.
Gostou? Compartilhe: