Com aulas gratuitas e novas estruturas no parque, rede reforça estratégia híbrida em um momento de alta da prática ao ar livre
Yara Achôa, Fitness Brasil
11/2/2026
A prática esportiva fora das academias vem ganhando cada vez mais força no Brasil. E os dados confirmam o movimento. Segundo a nova edição do Panorama del sector del fitness en Brasil, corrida e caminhada já lideram entre as atividades mais praticadas no País (28%), em crescimento em relação ao ano anterior. O estudo também mostra avanço da prática na rua (25%) e em parques (12%), indicando maior valorização das experiências ao ar livre.
+ Fitness Brasil Expo: o maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
+ Faça parte do nosso Canal no WhatsApp
O cenário não poderia ser melhor apara a Smart Fit. A rede anunciou parceria com a Urbia, concessionária responsável pela gestão do Parque Ibirapuera, em São Paulo. E, a partir de março, passará a oferecer atividades físicas gratuitas e instalar estruturas voltadas ao treino em um dos principais espaços públicos da capital.

A movimentação reforça uma estratégia de presença híbrida — entre o indoor e o outdoor — que dialoga com a mudança de comportamento do consumidor. Embora 43% dos latino-americanos já priorizem atividades ao ar livre, no Brasil apenas 28% das academias oferecem modalidades outdoor, segundo o Panorama. A diferença entre comportamento do praticante e oferta estruturada do mercado revela uma fronteira clara de expansão.
“O Parque Ibirapuera é um patrimônio paulistano. E está totalmente associado a um estilo de vida saudável e à prática de exercícios, o que tem tudo a ver com a Smart Fit”, afirma Diogo Corona, COO do Grupo Smart Fit. “Queremos incentivar as pessoas a fazer atividades físicas, na academia ou ao ar livre. Nossa missão é democratizar o fitness de alto padrão e dar acesso ao maior número de pessoas a treinos de qualidade.”
+ Baixe gratuitamente o Panorama Setorial Fitness Brasil – patrocínio de ABC Evo e Matrix Fitness
A iniciativa no Ibirapuera amplia o posicionamento da rede em espaços públicos. E se soma a outras frentes externas já ativadas pelo grupo, como projetos em parques e eventos proprietários. Para o setor, trata-se de um sinal claro. O fitness brasileiro caminha para um modelo mais integrado ao ecossistema de bem-estar, no qual academia, rua e parque deixam de competir e passam a coexistir.













































































































































































































Spanish
Portuguese
Gostou? Compartilhe: