Foram lançados novos vídeos de exercícios para melhorar a experiência de Educação Física escolar para meninas
Redação FitBR News | HCM Magazine (*)
12/5/2025
O Studio You, plataforma digital de exercícios para adolescentes, uniu forças com a Nike para lançar uma série de novos vídeos de exercícios para melhorar a experiência de Educação Física escolar para meninas na Inglaterra.
+ Fitness Brasil Expo: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Baixe gratuitamente o Panorama Setorial Fitness Brasil 2024
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
Criado por meninas para meninas, o conteúdo inovador e moderno apresenta uma variedade de atividades inspiradas no que as meninas dizem ser a experiência de Educação Física dos seus sonhos. Uma pesquisa do Studio You x Nike descobriu que, das meninas que tiveram uma experiência negativa com Educação Física, 39% disseram que dança e 29% disseram que exercícios físicos/ treinos eram suas principais preferências.
A iniciativa é patrocinada pela campanha This Girl Can e financiada pela Loteria Nacional.
O Studio You é credenciado pela Associação de Educação Física e auxilia professores a oferecer atividades inclusivas e não competitivas para meninas que sentem que a Educação Física tradicional não é para elas. Desde o seu lançamento em setembro de 2021, 61.200 meninas utilizaram a plataforma, 60% das escolas de ensino médio na Inglaterra se inscreveram e uma média de 36.600 meninas a utilizam semanalmente.
O novo conteúdo foi elaborado após ampla consulta por meio de pesquisas e grupos focais com mais de 1.000 meninas que relataram se sentir ouvidas e valorizadas, e como se suas opiniões importassem. Os treinos enfatizam atividades não competitivas, como dança e condicionamento físico, mostrando às meninas que a atividade física pode ser uma forma de autoexpressão, confiança e diversão, não apenas de vencer.
Uma equipe diversificada da Nike foi recrutada para ministrar aulas envolventes e acessíveis, com movimentos adaptáveis. O conteúdo foi elaborado com base em estados de espírito e temas selecionados pelas meninas, incluindo confiança, foco, energia e calma. Disciplinas como condicionamento mental, meditação e exercícios de respiração também foram introduzidas para ajudar os professores a explorar maneiras de melhorar a mentalidade, o foco e a confiança dos alunos, especialmente em momentos críticos como períodos de provas.
Reconhecendo a preferência de 34% das meninas que afirmaram gostar de aprender novas atividades gradualmente, os vídeos e aulas foram elaborados em formatos curtos, com destaque para a progressão. E são complementados por conteúdo introdutório para que professores e alunos conheçam o instrutor e a disciplina.
Dani Ward, gerente sênior de ativação de campanha na This Girl Can, diz: “Estamos invertendo o roteiro sobre o que presumimos que as meninas querem da Educação Física, com suas vozes e escolhas, permitindo que elas liderem o caminho em como querem que suas aulas sejam. Esportes tradicionais e atividades competitivas podem envolver algumas meninas, mas uma abordagem única está deixando para trás 51% das adolescentes que não estão atingindo os níveis de atividade recomendados.”
Leia também
O que levar em conta ao escolher as atividades físicas mais indicadas para crianças e adolescentes
A história das mulheres no esporte e o reflexo no mercado de trabalho
De acordo com uma pesquisa do Youth Sport Trust, o prazer das meninas em praticar Educação Física cai 30% entre 8 e 15 anos. Uma pesquisa da Nike e do Studio You descobriu que 87% das meninas que tiveram uma experiência negativa em Educação Física gostariam de ter mais participação nas atividades. 79% das meninas valorizam a diversão na Educação Física, enquanto a inclusão (59%) e um professor envolvente (53%) também são importantes para o seu prazer.
Dan Burrows, gerente geral global do futuro do esporte juvenil da Nike, diz: “Nossa parceria para lançar o hub Studio You x Nike continuará a promover os resultados comprovados da plataforma para aumentar a participação das meninas e é vital para criar um futuro onde todas as meninas possam aproveitar sua experiência de Educação Física.”
(*) Por Kath Hudson. Conteúdo traduzido e adaptado de Leisure opportunities/ HCM – Fitness, Health, Wellness
Gostou? Compartilhe: