Expansão para o interior paulista acompanha movimento de busca por práticas que conectam corpo, mente e sensações. Panorama Setorial Fitness Brasil 2025 aponta tendências de bem-estar e novas formas de praticar exercício
Yara Achôa, Fitness Brasil
28/11/2025
A demanda por experiências mais significativas no exercício físico vem impactando os modelos de academias no Brasil. Nesse contexto, a 4BeachGym, rede que recria a atmosfera da praia em centros urbanos — com treinamento realizado com os pés na areia — acaba de inaugurar unidades em Bauru e Hortolândia, no interior de São Paulo. A proposta aposta em sensações, familiaridade e conexão com o ambiente, alinhando-se à tendência apontada pelo Panorama Setorial Fitness Brasil 2025, que revela o crescimento de modalidades voltadas ao bem-estar e ao contato com espaços externos.
+ Fitness Brasil Expo: o maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
+ Faça parte do nosso Canal no WhatsApp
Criada pelo ultramaratonista Rogério Sthanke, a 4BeachGym combina musculação, funcional e cardio em pisos de areia. A superfície exige até 2,5 vezes mais esforço que o treinamento em solo rígido, ao mesmo tempo em que reduz o impacto nas articulações. Além disso, o conceito ganhou força em um cenário no qual, segundo o estudo, o setor vive expansão e diversificação regional. Embora São Paulo concentre 24,8% dos estabelecimentos ativos do país, regiões fora das capitais vêm ganhando relevância, impulsionando a interiorização de centros de atividade física.
“Treinar não precisa ser sinônimo de pressão ou competitividade. Nossa ideia é proporcionar uma vivência leve, descomplicada e eficaz. Democratizar a sensação de estar na praia, mesmo a quilômetros do litoral”, afirma o fundador.

Conexão com tendências de mercado
De acordo com o Panorama Setorial Fitness Brasil 2025, apenas 28% dos centros de atividades físicas oferecem práticas outdoor. Contudo, entre os que disponibilizam, corrida/caminhada (30%) e treinamento funcional (18%) se destacam como as modalidades mais comuns. Nesse sentido, a adoção de ambientes não convencionais, como o proposto pela 4BeachGym, dialoga diretamente com a crescente busca por experiências imersivas e sensoriais.
É importante destacar que, apesar de contar com quadras e elementos que remetem à praia, a 4BeachGym não é um modelo outdoor. Trata-se de uma estrutura indoor, com ambiente fechado e sensação de praia, ainda que em alguns casos opere em formato semiaberto.
Atualmente, a rede opera 36 unidades (sendo 2 operações próprias e 2 franquias em operação), e já conta com outras 20 unidades em diferentes fases de implantação em cidades como Salvador, São Luís, Cambuí, Brasília, Americana, Belém, Ourinhos, Araçagi, Vitória da Conquista, São Pedro d’Aldeia e Campo Grande.
A expansão para cidades de todo o país acompanha o movimento de descentralização observado no novo estudo do mervado: estados como Maranhão, Pará e Alagoas registraram crescimento superior a 130% na abertura de centros entre 2019 e 2025, enquanto São Paulo avançou 30%.
+ Baixe gratuitamente o Panorama Setorial Fitness Brasil 2025
Além da ampliação territorial, a 4BeachGym tem inovado no atendimento a diferentes perfis. Um exemplo é o programa recém-lançado para o público 60+, em parceria com o 3I Residencial, em Campinas. A adaptação do treinamento na areia para promover equilíbrio e longevidade reforça a busca por soluções que integrem saúde, segurança e qualidade de vida — direções apontadas também pelos líderes entrevistados no capítulo sobre o futuro do mercado no novo documento da Fitness Brasil.

Muito além da performance
Os debates apresentados pelo Panorama Setorial FB reforçam que o consumidor valoriza, cada vez mais, ambientes que promovam bem-estar mental, conexão com o espaço e propósito, características presentes nesse conceito. Assim, a tendência é que o exercício físico deixe de ser apenas funcional para assumir o papel de experiência e estilo de vida. “Cada nova unidade fortalece uma comunidade que busca saúde, mas também leveza. Queremos que o treino seja uma pausa no dia, não mais uma obrigação”, reforça Rogério Sthanke.“

A expansão da 4BeachGym confirma essa transformação: o setor fitness se reinventa para atender à demanda por vivências mais humanizadas, conectadas ao ambiente e que proporcionem, além de performance física, prazer, equilíbrio e vínculo emocional com a prática.













































































































































































































Gostou? Compartilhe: