A análise é feita por Flavio Lima, especialista em estratégias comerciais e gestão financeira. Confira alguns números desse trabalho e como eles podem ajudar seus negócios
Yara Achôa, Fitness Brasil
15/6/2023
A recém-lançada 2ª Edição do Panorama Setorial Fitness Brasil – idealizada pela Fitness Brasil, em parceria com a EY e a Armatore Market + Science – trouxe bons insights sobre universo fitness, saúde e bem-estar. Se no primeiro estudo vimos que os consumidores estavam praticando atividade física para se manterem mais saudáveis ou para aliviar o estresse, agora, em um cenário que abrange o durante e o pós-pandemia, constatamos que os consumidores passaram a valorizar mais a saúde e condicionar o corpo a estar saudável, não necessariamente em uma forma física padrão. A ideia é de que saúde deva vir em primeiro lugar.
Além de mapear a cadeia produtiva, identificar os principais players, estimar a movimentação financeira e revelar o potencial do mercado, o Panorama Setorial FB tem como objetivo auxiliar empresas e gestores no estudo de concorrência, contribuir para melhor organização do segmento de forma geral, entre outras coisas. E a 2ª edição teve como intuito, especialmente, unificar as informações disponibilizadas pela indústria por meio do levantamento de dados, analisá-las e auxiliar a nortear o mercado fitness nacional. Alguns dos principais insights foram:
– 35% é a proporção de funcionários professores de Educação Física nos centros em 2021; em 2020 e 2019 era 30% e 35%, respectivamente
– 37% da indústria possui mais da metade de suas despesas com pessoal
– 70% da indústria possui mensalidade como sua maior fonte de receita
– 56% das Academias Multisserviços consideram as tributações/impostos altos como um desafio para a indústria hoje
Para falar sobre esses números, o que eles representam e como podem ajudar no dia a dia de academias, estúdios, boxes, profissionais de Educação Física em geral, entrevistamos Flavio Lima, especialista em estratégias comerciais e gestão financeira, que também estará na IHRSA Fitness Brasil 2023 ministrando o curso “Finanças Para Não Financeiros”. Confira!
Quais são suas considerações a respeito desses números?
Eles demonstram que o mercado de academias ainda precisa aperfeiçoar seu modelo de gestão para buscar uma melhor lucratividade. No mercado de prestação de serviços a folha de pagamento tem um peso importante e um percentual alto no rol das despesas de uma academia.
Ter mais da metade das despesas com pessoal é um ponto que merece atenção?
Sim, merece muita atenção e isso normalmente é fator de dificuldade das academias. 37% das academias têm esse problema de folha de pagamento muito alta. Quando a despesa com pessoal supera mais de 50% do total de gastos em relação a receita recebida, sacrifica diretamente a lucratividade da empresa. Equilibrar este centro de despesa, sem interferir na qualidade do serviço prestado, é o grande desafio. Mas as empresas devem investir muito em treinamento e capacitação do time, devem utilizar tecnologias para sistematizar e otimizar a produtividade da equipe. Outra estratégia importante é investir muito em pesquisas internas, entendendo melhor o que seu cliente dá mais valor, fazer as adequações de entrega e, assim, conseguir ter mais clientes, por mais tempo, pagando suas mensalidades.
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Mensalidade como maior fonte de receita é o caminho certo? O que e onde melhorar para ter uma vida financeira mais equilibrada?
O modelo de negócio é baseado em receita de mensalidades como principal fonte de recursos. As academias estão aperfeiçoando seu entendimento e, hoje, já percebem que há possibilidade de gerar novas receitas com locação de espaços, treinamentos online, desenvolvendo produtos que valorizem suas marcas (roupas, acessórios, material para treino etc.), oferecendo produtos mais exclusivos que podem representar até 20% das receitas das mensalidades. O mercado também vem crescendo muito com forma de vendas recorrentes, onde o cliente entende que ele investe em uma “assinatura mensal” que passará a fazer parte de seus custos mensais, assim como o celular, Netflix, Spotify, neste modelo as academias têm conseguido maior longevidade do cliente ativo pagante (maior LTV).
Como se organizar diante de tributações/ impostos altos?
Imposto é o segundo maior centro de custo das empresas e um dos maiores desafios da gestão. O sistema tributário é extremamente complexo no Brasil e merece muito estudo e atenção para o empresário atingir resultados consistentes, sem optar por sonegar tributos – e assim se tornar muito frágil como empresa. O caminho é investir em um bom contador, estudar as melhores opções e acompanhar as mudanças e as possibilidades de diminuir os tributos, optando, por exemplo, pela tributação do “simples nacional” se for uma boa estratégia para sua academia (dependendo do faturamento anual de sua empresa).
Qual a importância de um estudo como o Panorama Setorial Fitness Brasil para o mercado?
O Panorama Setorial Fitness Brasil é fundamental para que o mercado melhore e suba de patamar, porque nos traz, através de PESQUISA, fatos e dados fundamentados na prática do mercado. Este Panorama Setorial vai, sem dúvida, acelerar a profissionalização do setor, que tem muito a crescer, haja visto que apenas 5% (aproximadamente) da população brasileira frequenta nossos espaços que proporcionam SAÚDE.
PANORAMA SETORIAL FITNESS BRASIL
Realização: Fitness Brasil, em parceria com Armatore Market + Science e EY
Patrocínio: Matrix
Apoio: ACAD, Cref4/SP, Phorte Editora, Ticket Sport
Para saber mais e baixar gratuitamente o Panorama Setorial Fitness Brasil, clique aqui!
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