Nova coleção aplica neurociência para melhorar marcadores e é ideal para academias, estúdios e espaços de bem-estar
Por Redação FitBR News | HCM Magazine (*)
20/5/2025
A Apple Music e a Universal Music Group (UMG) anunciaram o lançamento da Sound Therapy. Trata-se de uma coleção de áudio voltada ao bem-estar, desenvolvida para estimular foco, relaxamento e qualidade do sono.
+ Fitness Brasil Expo: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Baixe gratuitamente o Panorama Setorial Fitness Brasil 2024
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
Criada em parceria com a Sollos – um projeto da UMG dedicado à inovação em bem-estar musical –, a iniciativa reúne cientistas, engenheiros de áudio e produtores. A ideia é criar faixas baseadas em evidências neurocientíficas. O diferencial está na aplicação de batidas auditivas e ruídos coloridos que ativam respostas cerebrais específicas:
- Foco: ondas gama e ruído branco, que podem melhorar a atenção e a produtividade.
- Relaxamento: ondas teta, associadas a estados de calma e leveza.
- Sono: ondas delta e ruído rosa, que simulam sons naturais como chuva ou vento para induzir o descanso.
As músicas incluem versões reimaginadas e instrumentais de faixas populares de artistas consagrados, adaptadas para fins terapêuticos. A coleção está disponível no Apple Music e pode ser especialmente útil em ambientes de spa, academias, estúdios de yoga e práticas de mindfulness.
Segundo Michael Nash, VP executivo e diretor digital da UMG, a iniciativa representa tanto uma contribuição ao bem-estar global quanto uma aposta estratégica em um segmento promissor. A Apple já vinha explorando esse território com a estação Apple Music Chill, que combina música relaxante com momentos de atenção plena.
Leia também
Como o estilo de vida pode impactar na prevenção e no tratamento de doenças crônicas
Movimento, saúde e companhia: pesquisa aponta benefícios de caminhar com um cachorro
“A resposta positiva às nossas playlists de humor e à estação Apple Music Chill nos motivou a ir além”, diz Rachel Newman, codiretora do Apple Music. “Com a Sound Therapy, entregamos uma nova experiência auditiva, fundamentada em ciência e arte, com o propósito de promover o bem-estar.”
Tendência para o setor
O projeto também prevê parcerias futuras para expandir a base científica e ampliar o acesso a esse tipo de conteúdo.
Para o setor fitness e de bem-estar, essa tendência sinaliza oportunidades para incorporar música funcional a experiências sensoriais personalizadas, sejam aulas de baixo impacto, sessões de meditação ou ambientes de recuperação.
Leia o Spa Foresight 2024/25 aqui, inscreva-se para receber sua versão digital gratuita do Manual do Spa 2025/26 e do relatório Spa Foresight aqui e leia o catálogo anterior do Spa Foresight aqui. Você também pode acessar os relatórios HCM Fitness Foresight aqui.
(*) Por Kath Hudson. Conteúdo traduzido e adaptado de Leisure opportunities/ HCM – Fitness, Health, Wellness
Gostou? Compartilhe: