Nova legislação estabelece 60 minutos diários de movimento, da pré-escola ao ensino médio, e reforça o papel da educação física na formação integral dos estudantes
Yara Achôa, Fitness Brasil
3/11/2025
O Congresso Nacional do Chile aprovou uma lei que torna obrigatória a prática de 60 minutos diários de atividade física em todas as instituições de ensino do país. A abrangência vai desde a pré-escola até o ensino médio. A proposta, que aguarda promulgação presidencial, tem como objetivo promover o bem-estar físico e mental dos estudantes por meio de esportes, jogos ativos e brincadeiras inclusivas.
+ Fitness Brasil Expo: o maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Conheça e baixe gratuitamente o Panorama Setorial Fitness Brasil 2024
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
+ Faça parte do nosso Canal no WhatsApp
A medida foi impulsionada pelos resultados da Pesquisa Nacional de Atividade Física e Esporte de 2024, conduzida pelos ministérios do Esporte, Educação e Saúde. O levantamento revelou que apenas 44% dos adultos chilenos se consideram fisicamente ativos. E, entre crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, só 26,4% atingem o nível mínimo recomendado de atividade física. No ambiente escolar, apenas 2 em cada 10 alunos são ativos ou parcialmente ativos, praticando 60 minutos de exercício três ou mais vezes por semana.

Movimento é essencial
Com a nova legislação, o sistema educacional chileno passa a incorporar espaços de circulação e recreação como parte do processo de aprendizagem. Reconhecendo, assim, que o movimento é essencial para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. O texto define atividade física como uma prática consistente que visa “promover o bem-estar físico e mental” dos estudantes, fortalecendo sua concentração, autoestima e capacidade de aprendizado.
Enquanto o Chile amplia o papel da Educação Física em sua política educacional, o cenário brasileiro segue em contraste. Mesmo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da UNESCO para garantir ao menos 60 minutos diários de atividade física a crianças e adolescentes, o Novo Ensino Médio tornou a disciplina opcional em muitas redes de ensino. Segundo o IBGE, mais da metade dos adolescentes brasileiros entre 13 e 15 anos não atingem o nível mínimo recomendado de movimento.
Leia também
Crianças ativas têm melhor desempenho em tarefas que envolvem atenção
Ao tornar o exercício parte obrigatória da rotina escolar, o Chile dá um passo importante rumo a uma educação mais saudável, ativa e inclusiva, E reconhece o corpo como instrumento de aprendizado e bem-estar.













































































































































































































Gostou? Compartilhe: