Bodytech cria projeto de diversidade e inclusão

Com coordenação da consultora Ana Urquiza, o BT CO + Diversa investe em uma pauta atual e necessária, visando capacitar mais de mil colaboradores da rede e contribuir com a sociedade como um todo

Por Yara Achôa, Fitness Brasil
26/8/2021

Acreditando que as verdadeiras mudanças começam de dentro para fora, a Bodytech Company – que reúne as academias BT e Fórmula e o aplicativo BT Fit – criou e implementou o projeto BT CO + Diversa, uma iniciativa interna dirigida a seus três mil colaboradores. O programa é pautado em diversidade, equidade e inclusão – temas que provocam discussões mais do que necessárias – e é apresentado em forma de encontros, com participação voluntária. “A gente sabe que o mercado fitness está inserido em uma cultura que ainda reproduz crenças e discursos discriminatórios e passou da hora desse ciclo ser quebrado. Para não ficar só no discurso de marca, até o fim de 2021 pretendemos capacitar mais de mil colaboradores de todo o Brasil, incluindo recepcionistas, professores, gestores e executivos”, conta Ana Urquiza, consultora em diversidade e inclusão e responsável pelo desenvolvimento desse trabalho.

Os workshops, que já tiveram início, são planejados para sensibilização do time sobre questões de raça, gênero, comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência e gordofobia. “Para conduzir os encontros trazemos convidados inspiradores e atuantes em suas áreas, tudo bem pensado, com muita informação e espaço para esclarecimentos”, explica a consultora. Os temas são expostos com diálogo e trocas de experiências, mas sempre mexem com as pessoas e às vezes causam até desconforto. “Toda reflexão é importante. Abrimos espaço para que todos possam expor suas vulnerabilidades, sem julgamentos, além de trabalhar a empatia.”

Ao final de cada encontro, os participantes também recebem um certificado. Porém, mais do que isso, o que importa é o trabalho de conscientização que vai refletir não só no dia a dia da rede de academias, como em toda a sociedade. “Os resultados estão sendo incríveis. Ainda temos um longo caminho, mas começar é para lá de significativo”, comemora Ana.

Fotos Andres Ayrton, Bruno Bueno, Pavel Danilyuk, Cliff Booth, Mikhail Nilov (Pexels)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *