As novas habilidades do educador físico na era digital

Por Sandra Turchi (*), para Fitness Brasil
15/09/2021

O marketing é a essência de qualquer negócio e, por muito tempo, ficou restrito às ações de venda ou panfletagem, com uma comunicação abstrata. Entretanto, o que vimos na última década foi uma mudança radical na maneira de falar com os consumidores. A internet e as redes sociais amplificaram essa necessidade que chegou a todos os setores.

Com os profissionais da educação física e academias não é diferente. Pelo contrário, é tão importante quanto qualquer outro segmento. O momento atual chama a atenção para um consumidor mais atento, rigoroso e com necessidades específicas. O comportamento do cliente na era digital mudou e os profissionais que prestam serviços direcionados ao público devem acompanhar essas transformações, caso contrário ficarão para trás.

O marketing digital criou facilidades para que os profissionais de educação física se comuniquem com o seu público na tentativa de oferecerem o melhor serviço. Atualmente, existem inúmeras ferramentas para isso, no entanto, é preciso conhecimento para explorá-las da melhor maneira, que ajude a somar à rotina de cada um.

Como todos sabem, cuidar da saúde física e mental é uma das grandes prioridades de quem busca os serviços de um profissional de educação física. Houve uma mudança radical no comportamento dos clientes que estão mais exigentes. Cada um deve ser encarado como um multiplicador, pois ele pode trazer mais clientes, falar bem de você nas redes sociais, fazer um post mostrando o seu serviço, o espaço. E, por outro lado, caso ele não goste do atendimento ou serviço, não vai pensar duas vezes em escolher outro lugar.

Necessidades do consumidor

A atuação das academias e de personal trainers deve ser voltada para agregar informações que vão de encontro com as necessidades dos consumidores, de modo que estabeleçam uma boa comunicação com os clientes.

A melhor maneira de fazer isso é conhecendo seu público, por isso, o marketing digital deve ser aplicado, em primeiro lugar, para descobrir quem são seus clientes, comportamento, necessidades, as dores e os desejos daqueles que buscam o seu serviço. Você precisa entender qual é o seu diferencial (preço, estrutura, atendimento), como o seu cliente conheceu o seu serviço (redes sociais, indicações), são informações valiosas que vão mudar a comunicação que você tem com o seu cliente. Essa análise vai permitir que se defina o caminho que a empresa deve seguir para prover soluções e serviços que vão de encontro ao que o seu público espera.

Com os objetivos claros é necessário traçar um planejamento para abordar o caminho que precisa seguir, seja para melhorar o serviço, conquistar novos clientes, aumentar a percepção da marca, gerar vendas, distribuir informações com conteúdo, etc. Ter essa visão é uma habilidade essencial para o profissional de educação física, pois as ações desenvolvidas vão gerar resultados seja no curto, médio ou longo prazo.

Quem é você nas redes?

No marketing digital as redes sociais desempenham um papel importante na comunicação com o público para buscar as metas definidas no planejamento. As ferramentas disponíveis de CRM para rastrear e gerenciar as informações dos consumidores auxiliam nesse processo, que deve ser mensurado constantemente para identificar o engajamento, alcance e aquisição de leads.

Normalmente, quem costuma usar as redes sociais já acaba desempenhando esse papel, no entanto, sem um objetivo claro ou sem obter resultados satisfatórios. Para os profissionais de educação física, mirar um objetivo e trabalhar esse caminho pode gerar inúmeros benefícios. As grandes redes de academia já desempenham esse papel, ainda que de maneira tímida, com equipes de marketing que constantemente fazem esse trabalho. Esse é um universo em plena expansão e que se for explorado da maneira correta, utilizando as ferramentas disponíveis pelo marketing digital, é possível chegar muito mais longe.

(*) Sandra Turchi é especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents (digitalents.com.br) – cujo objetivo é conectar empresas e talentos na arena digital, a partir de consultorias, cursos e treinamentos, palestras, coaching, recolocação e aconselhamento de carreira. Foi indicada pela revista americana SMMagazine como um dos 20 professores de marketing mais influentes do mundo na área de mídias sociais. Palestrante convidada para o TEDx – Edição São Paulo (novembro de 2017). Bacharel em Administração de empresas pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP, MBA pela Business School SP e Toronto University, e especialista em empreendedorismo pela Babson University.

Fotos: Mikael Blomkvist e Andrea Piacquadio (Pexel)

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