“Temos o poder de transformar a vida das pessoas”

Formado em educação física, pós-graduado em fisiologia do exercício e bioquímica em Cuba, professor universitário e autor de oito livros, Aylton Figueira Junior vai mostrar no dia 11 de novembro, na IHRSA FB 2021,  a importância dos profissionais que trabalham com atividade física e esporte

Yara Achôa, Fitness Brasil
6/10/2021

Aylton Figueira Júnior respira educação física! Formou-se em 1988 e especializou-se em Ciências do Esporte pelo Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS). E foi ampliando seus conhecimentos continuamente. Fez pós-graduação em Ciências do Esporte na Faculdade de Educação Física de São Caetano do Sul e Fisiologia do Exercício e Bioquímica no Instituto de Esportes e não Cultura Manuel Fajardo Medicina Física, em Havana, Cuba.

Também abraçou a vida acadêmica. Foi coordenador do curso de pós-graduação em Treinamento Esportivo da FMU e docente dos cursos de graduação da UNINOVE e Universidade São Judas Tadeu (USJT). Atualmente é professor do Programa de Mestrado e Doutorado da USJT; professor convidado do Programa de Mestrado em Fisiologia Clínica do Exercício da Universidad Mayor Chile; membro do CNPq e da FAPESP; autor de oito livros e 17 capítulos nas áreas do esporte, treinamento e atividade física e saúde. Mais: faz parte da American College of Sports Medicine (ACSM) desde 2003; da Rede Mundial de Atividade Física e Ambiental (2011) e da Sociedade Japonesa de Educação Física, Saúde e Ciências do Desporto. Para completar um currículo extenso e repleto de experiências na área, participou de cinco jogos olímpicos.

Na IHRSA FB 2021 virtual, no dia 11 de novembro, às 11 da manhã, Figueira Junior vai apresentar a palestra “Somos essenciais! Alguma dúvida?” “Aatividadefísica vem crescendo em importância e o profissional de educação física também. Na pandemia, com o susto que todos levamos diante de isolamento social e necessidade de estar com a saúde em dia, passamos a ser entendidos como profissionais essenciais – e mais ainda agora na condução pós-covid”, ressalta.

LEIA TAMBÉM: IHRSA FITNESS BRASIL 2021: edição online com muito conteúdo e interação

É preciso entender a prática do exercício como fator protetor a longo prazo e o profissional de educação física tem papel fundamental na construção desse caminho. “Conhecimento, ciência, saber se comunicar e motivar contribuem para o indivíduo ter resultado com prazer, criando assim um comportamento de adesão. A orientação de um profissional faz toda a diferença nesse processo. A mensagem que desejo passar é que nós temos o poder de transformar a vida das pessoas e não apenas aumentar os bíceps da pessoas”, conclui.  

As inscrições para IHRSA FB 2021, de 9 a 12 de novembro, evento 100% online, podem ser feitas em IHRSA FITNESS BRASIL – Edição Virtual 2021).

Foto: Victor Freitas / Pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *