Polar apresenta dados de evolução de atletas brasileiros em 2021

Em momento de retomada de atividades, números de retrospectiva apontam crescimento de práticas esportivas como corrida e treino de força

Yara Achôa/ Fitness Brasil
23/12/2021

Focando em incentivar um estilo de vida mais saudável, a Polar, líder mundial em wearables esportivos e tecnologia de frequência cardíaca, apresenta os dados de evolução dos atletas brasileiros no ano de 2021. Obtidos por meio do aplicativo Polar Flow, os insights destacam a corrida como principal modalidade e apontam que, ao longo deste ano, os brasileiros correram mais rápido em comparação a 2020. O ritmo médio no esporte aumentou de 6:40 para 6:30 min/km, ou de 9km/h para 9,2km/h em velocidade média. A modalidade mantem-se no topo dos perfis esportivos mais utilizados pelo segundo ano consecutivo, embora apresente uma leve queda em relação ao ano anterior.

Ainda em corrida, os dados apontam que a média de distância percorrida por treino, que era de 6,9km em 2019, caiu para 6,8km em 2020, e retornou à 6,9km em 2021. Em destaque está o mês de outubro, período em que os brasileiros mais correram em termos de quilômetros no ano, marcando a retomada de provas e competições.

Ritmo acelerado

No ano de 2020, o mês com mais quilômetros rodados na corrida tinha sido de fevereiro (pré-lockdown) e em 2019, junho (período onde as principais maratonas do Brasil normalmente acontecem). Outubro de 2021 também foi o mês em que os brasileiros correram mais rápido: o ritmo médio chegou a 06:10 (ou 9,7km/h de velocidade), o mais rápido desde janeiro de 2019.

Com números expressivos, a esporte foi destaque na retrospectiva. O número de sessões de treino de corrida cresceu 10% quando comparado com 2020 e 52% quando comparado com 2019. E o dia da semana mais popular para os treinos continua sendo às terças desde 2020.

Já as horas mais populares para correr, segundo os dados brasileiros, são às 6h e 7h da manhã, seguidas pelos horários da tarde: 17 e 18h. O número de quilômetros rodados também acompanhou a crescente: foram 12% a mais em 2021 e 58% a mais se comparado a 2019. O número de maratonas (42K) também cresceram expressivamente, revelando que usuários correram 58% a mais a distância de uma maratona em 2021.

Treino de força no pódio

Em seguida está a atividade de treino de força, que teve um significativo aumento de treinos este ano, seguido por caminhada e ciclismo. Já outras atividades ao ar livre apresentaram leve declínio. Ainda referente aos perfis esportivos, esportes como a natação em piscina e natação voltaram a aparecer entre os dados de prática, após serem quase nulos em 2020 com o decreto de lockdown e restrições de piscinas, clubes e viagens.

Entre todas as modalidades, em 2021, a data em que os brasileiros mais se exercitaram foi: 16/03/2021, com a maior somatória de treinos sincronizadas no Flow. A média do número total de atividades em geral por pessoa aumentou 22%, e a média do número de horas treinadas por pessoa também aumentou – 24% em comparação ao ano passado.

Gameficação e engajamento

A marca ainda apresentou no segundo semestre do ano o Desafio Polar, que trouxe como objetivo principal engajar atletas e praticantes de atividades físicas a retornarem às suas rotinas de treinamento mais fortes e com hábitos renovados, após o período restritivo imposto pela pandemia. Com exatos 6.169 participantes, ao todo foram registrados quase 60 mil treinos sincronizados durante as quatro semanas estabelecidas pelo desafio.

Através da gameficação, a contabilização dos pontos tornou-se mais divertida e atrativa para os participantes, contemplando uma ampla variedade de modalidades, entre elas corrida, ciclismo, musculação, funcional, esportes coletivos, yoga ou qualquer tipo de atividade selecionada pelo participante para movimentar-se e adquirir pontos. Com maior adesão, os esportes corrida/caminhada e ciclismo conquistaram respectivamente um total de 166.074 km e 466.301 km rodados.

Que venham novos recordes e mais movimento para 2022!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat