A importância de uma metodologia de ensino no sucesso da sua Escola de Natação

Por Almir Marchetti, colunista Fitness Brasil

Iniciei minha carreira aquática em 1988 como estagiário. Fui professor, coordenador e gestor de escolas de natação. Em todos estes anos percebi que a chave para o sucesso da operação aquática é ter uma metodologia consistente de ensino.

Metodologia é uma palavra derivada de “Método”, cujo significado é o caminho para se atingir algo. Organizado por processos bem definidos para alcançar o aprendizado, a metodologia deve reunir os melhores métodos para produzir conhecimento.

Uma metodologia de ensino consistente é composta de diferentes métodos no processo de ensino e aprendizagem, com diretrizes claras para a organização, controle da aplicação e avaliação da performance dos alunos.

A construção de uma Metodologia de Ensino de Natação não envolve apenas a experiência prática de aplicação de seus criadores. Ela deve ter bases teóricas bem definidas e fundamentações aplicadas e testadas cientificamente.

Bem, mas vamos trazer para a aplicação prática no dia a dia. Ela é a essência norteadora de todas as áreas de sua escola de natação. Através de sua proposta e suas rotinas bem definidas, facilita a conexão das ações pedagógicas com o marketing, vendas e gestão de pessoas.

1. O que uma metodologia de ensino de natação precisa ter

Vamos traçar um paralelo com uma escola regular de ensino, caracterizada pela divisão por séries de acordo com a idade e conhecimento dos alunos, com objetivos pedagógicos e conteúdos direcionados a estes objetivos, avaliações periódicas e feedback aos pais e alunos.

Devemos levar estas características e rotinas para a borda da nossa piscina, que será nosso eixo norteador da aplicação da metodologia:

Níveis pedagógicos separados de acordo com a habilidade aquática e idade dos alunos.

Calendário de objetivos que irá direcionar os objetivos, conteúdos e atividades em aula.

Processo de avaliação que permite ao professor avaliar sua prática e a evolução dos alunos.

Apresentação de resultados que gere senso de progresso e motivação aos pais e alunos.

2. Ações de marketing e vendas com base na metodologia de ensino de natação

O processo pedagógico bem definido permite que criemos ações de encantamento que motivem a participação nas aulas, principalmente nos meses mais frios, auxiliem na retenção e prospecção de novos alunos.

Para os alunos adultos, programas e desafios relacionados ao acúmulo de metragem nadada além de motivar a prática, auxilia no desenvolvimento das capacidades físicas, sociabilização e motivação.

Para os alunos infantis, jogos e materiais colecionáveis relacionados ao aprendizado das habilidades aquáticas, desenvolvimento de condutas e valores virtuosos, trazem uma ludicidade e diferencial as aulas tornando-as mais atrativas as crianças.  

3. Gestão do profissional aquático com base na metodologia de ensino da natação

Define o perfil adequado das competências do profissional aquático e direciona o trabalho dos professores com objetivos claros de aprendizados, avaliações periódicas e acompanhamento da evolução dos alunos, melhorando sua prática e a busca dos melhores desempenhos.

Busque qualidade e excelência para seu negócio, tenha seus processos e rotinas de trabalho norteados por uma metodologia de ensino bem-organizada e atrativa, de forma lúdica e consistente. Vamos em frente!

Grande abraço!

 Almir Marchetti é bacharel em Educação Física (UMC), especializado em Fisiologia do Exercício (UNIFESP), Pós-graduado em Administração de RH (Faculdades Anhembi-Morumbi), sócio-gestor da Escola de Esportes Gustavo Borges, Consultor Pedagógico da Metodologia Gustavo Borges

Gostou? Compartilhe:

One thought on “A importância de uma metodologia de ensino no sucesso da sua Escola de Natação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Martha Gabriel

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi congue dolor quis elit imperdiet eleifend. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. Nullam at quam mi. Quisque a consequat dolor. Maecenas ac molestie quam, et gravida ante. Pellentesque quis dui rhoncus, maximus justo in, viverra mi. Donec congue orci in ornare tristique. Praesent ut dapibus metus. Duis rhoncus urna non massa rutrum, quis blandit felis mattis. Curabitur in metus et tortor euismod pharetra.