Após 10 anos utilizando tecnologia própria, a Selfit Academias anuncia parceria com W12 implantando novo sistema outsorcing
Yara Achôa, Fitness Brasil
12/7/2022
Depois de seis meses de estudos, no que é conhecido como Proof of Concept (POC), a SelfitAcademias contratou o EVO para um novo passo visando seu crescimento. Durante esse tempo a rede utilizou a estrutura do sistema para que pudesse testar e escolher com a maior segurança possível sua nova plataforma. Alguns pontos foram fundamentais para essa decisão, como confiabilidade, segurança e infraestrutura.
A rede, que hoje possui cerca de 70 academias, se reestrutura para avançar em seu objetivo de expansão com alta performance: “Esse momento representa um marco muito importante e decisivo para a Selfit, que pretende crescer perto de 60% ao ano”, diz o CEO Fernando Menezes.
Segundo o empresário, isso só foi possível graças a postura superconstrutiva do EVO. “Contamos com um time comprometido e altamente capacitado, que nos deu completa segurança para fazer esse movimento”, completa Menezes.
Após análise de produto (plataforma) e uma grande auditoria das empresas (em termos de segurança, infraestrutura e confiabilidade), outros itens também analisados para a decisão final da Selfitforam investimento e inovação. Assim, chegou-se ao que melhor serviria à rede, a curto e longo prazos.
O EVO, que já atende mais de cinco mil academias em todo o Brasil, sentiu-se desafiada e estimulada: “Fizemos um piloto para que a SelfitAcademias pudesse testar e escolher com toda segurança, em um momento de transição importante”, explica Paulo Akiau, especialista em software de gestão para academias, Presidente da EVO W12, empresa do grupo ABC Fitness Solutions.
![](https://www.fitnessbrasil.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Selfit-EVO-1-1200x800.jpeg)
Terceirização de tecnologia
A decisão da Selfitlevou em conta a agilidade no desenvolvimento e implantação do sistema, a oportunidade de adicionar novas funcionalidades em seus canais digitais, além da redução de custos em tecnologia, permitindo direcionar ainda mais recursos para o ‘core business’ da empresa (pessoas, equipamentos e instalações).
“Importante destacar que o EVO faz parte de uma holding enorme, a ABC Fitness Solutions, o maior sistema do mundo atendendo, inclusive, a Planet Fitness. Estamos junto aos melhores”, argumenta Fernando Menezes.
Além disso, a SelfitAcademias não terá de investir em profissionais para atender a possíveis demandas do software. Esse atendimento/ manutenção será terceirizado pela equipe EVO, que está plenamente preparada. A redução de custos via outsorcing também acontece pois quando há terceirização, a infraestrutura é alocada e não há necessidades de servidores hospedando os softwares nas sedes da empresa. As bases de dados não precisam ser replicadas e não há necessidade de backup.
Para atender às necessidades da SelfitAcademias, a W12 envolveu seu time de tecnologia na criação de funcionalidades inovadoras nunca oferecidas por softwares da categoria no mundo. “Estamos trabalhando em novos recursos e soluções no EVO a partir de demandas da Selfit”, explica Akiau.
Ele conta ainda que as inovações advindas dessa parceria colocarão o EVO em um patamar superior ao da grande maioria dos sistemas oferecidos no mundo. “Essa iniciativa se soma a uma prática histórica na empresa que é focar nas necessidades dos clientes, tanto nas que ele já reconhece quanto naquelas que ainda não descobriu. A inovação e o compromisso absoluto com os clientes fazem parte do DNA da W12”, explica o gestor.
![](https://www.fitnessbrasil.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Selfit-EVO-.jpeg)
![](https://www.fitnessbrasil.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Selfit-EVO-2.jpeg)
Mercado em recuperação
O mercado fitness no Brasil é o segundo maior do mundo em número de academias. Em 2019 movimentou mais de US$ 2 bilhões. Com a pandemia, em 2020, o segmento sofreu duro impacto. O fechamento temporário das academias (devido a medidas de restrição) acarretou uma redução significativa (cerca de 20%) no número de alunos e, consequentemente, no faturamento levando, inclusive, ao fechamento de muitos estabelecimentos. Atualmente, especialistas estimam que o Brasil tenha em torno de 42 mil academias, atendendo um público de cerca de 10 milhões de pessoas.
Com a reabertura das academias e a retomada das atividades esportivas, ainda que com os devidos cuidados sanitários, o mercado fitness prevê um forte movimento de recuperação e crescimento. “Estamos muito confiantes em relação a 2022”, finaliza Paulo Akiau.
LEIA TAMBÉM
Gostou? Compartilhe: