Dar os primeiros passos junto com uma marca conhecida no mercado é mais fácil do que começar do zero. Por isso, esses formatos costumam oferecer mais segurança a novos investidores ou gestores em busca de novos caminhos
Yara Achôa, Fitness Brasil
8/8/2022
Após o advento da Covid e a necessidade cada vez maior de olharmos para a saúde e o bem-estar, investir no universo fitness passou a ser especialmente interessante. Mas por onde começar? Como dar os primeiros passos de forma mais assertiva? Para quem deseja apostar em um novo negócio ou expandir sua área de atuação de forma rápida e segura, algumas boas possibilidades são franquias e licenciamentos de marcas.
De maneira geral, trabalhar em rede é um bom negócio, garante André Friedheim, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF). “Parte-se do princípio de empreender com uma marca já conhecida, conceito testado e aprovado, rede colaborativa e ganhos de escala, entre outras coisas. E as áreas de saúde, bem-estar e beleza estão em alta”, diz.
Qual a diferença
A principal é que uma rede de franquias presta todo o suporte ao franqueado – desde a implantação, treinamentos, contratação de equipe, estrutura de marketing e fornecedores, bem como da gestão do dia a dia. Enfim, fornece orientação e padronização necessárias para a montagem do negócio. Nesse sentido, a criatividade e a autonomia são um pouco mais limitadas. Já os licenciados são responsáveis pela própria gestão, com pouco suporte e know-how do licenciador, tendo mais liberdade criativa para operar a unidade e fazer mudanças quando for necessário.
O momento é bom e os modelos de negócio bastante interessantes. Não à toa a IHRSA Fitness Brasil 2022, maior evento da indústria do fitness, saúde e bem-estar da América Latina, abriu espaço em sua programação para esse conteúdo e para o networking. O Especial Franquias e Licenciamentos acontece no dia 19 de agosto, das 13h30 às 14h50, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, com participações das marcas BYD, E-fit, Leven, Moov Fit Pro, Mormaii Fitness, Panobianco, Red Fitness, Ride State, Spider Kick, The Flame, Ultra.
Serviço e infraestrutura diferenciados

Rede de academias, com quatro unidades na zona norte de São Paulo, a Red Fitness está posicionada no segmento value service, ou seja, oferece ao cliente um serviço diferenciado e infraestrutura moderna. “Sempre com profissionais capacitados e tecnologia de ponta em locais de fácil acesso, conforto e conveniência. Recentemente formatamos o negócio como franquia em razão da procura dos investidores e do crescente mercado B2C para esse tipo de serviço, onde o aluno pode fazer suas atividades físicas em qualquer horário do dia, com toda a comodidade e assistido por excelentes profissionais pagando pouco mais de R$ 100 por mês”, explica Ronaldo Godoi Cardoso, fundador da Red Fitness.
A marca, que tem como embaixadora a primeira musa fitness do Brasil, Solange Frazão, participa pela primeira vez da IHRSA Fitness Brasil, levando uma proposta de franquia tradicional, que pode ser implantada em várias cidades do Brasil; oportunidades para master franqueado; e três projetos de Academias Red Fitness para sócio cotista (investidor) em pontos dentro do Grupo Pão de Açúcar na cidade de São Paulo e arredores.
Para Cardoso, a vantagem de ser um franqueado Red Fitness é contar com todo o apoio e suporte da marca, que tem nove anos de expertise em unidades de sucesso, além de contar com o relacionamento do franqueador para a locação dos melhores pontos em grandes grupos de hipermercados, como GPA e Bergamini. “O momento de investir é agora!”
Inovação e preços acessíveis

A Panobianco surgiu em 2012, diante um mercado emergente e desafiador, e buscou a inovação por necessidade. Atualmente a rede de franquia se iguala a grandes marcas, porém com preços acessíveis. “Estamos em um momento de expansão e consolidação. Atualmente com mais de 100 unidades e mais de 120 mil alunos ativos, o foco é nos firmarmos como uma marca forte no meio fitness nacional. Além, é claro, de continuar proporcionando saúde e bem-estar em todo território brasileiro”, diz André Panobianco, sócio proprietário.
Entre as vantagens da franquia, o empresário lista: suporte integral desde o momento de busca; avaliação e negociação do ponto comercial; contratação e treinamento da equipe de operação; condições exclusivas de equipamentos para os franqueados; faturamento desde o início de funcionamento da academia; suporte de marketing; e acompanhamento do desenvolvimento da unidade.
Na IHRSA Fitness Brasil, o time Panobianco estará presente para atender e tirar dúvidas sobre o modelo de negócio, projeto de expansão e novas oportunidades na rede. “Estamos extremamente lisonjeados em participar da maior feira fitness da América Latina. Ainda mais estando entre as maiores redes de academia low-cost do país. Nosso mercado continua em ascensão e a Panobianco vai continuar contribuindo para que mais pessoas conheçam e tenham acesso uma academia de qualidade”, finaliza Panobianco.
Bom momento para estúdios

Adotado em 2015, o modelo de franquias do Studio Integrado Mormaii Fitness hoje está completamente estabelecido. “Temos abertas 54 unidades e esse ano, provavelmente, serão mais 15 em funcionamento. Mas, no total, já são 85 contratos ativos”, conta Enrico Ferrari, CEO da Mormaii Fitness.
Segundo o empresário, a rede optou por crescer um passo de cada vez por acreditar que o mercado precisava se desenvolver um pouco. “E é o que eu vejo agora. O modelo de estúdios, seja de pilates, treinamento funcional ou crossfit, o modelo em si, nesse momento está consistente. Então acredito que, com nosso tempo de experiência, estamos muito prontos. Vislumbro, não só para o Studio Mormaii Fitness, mas para quem está investindo no setor, um crescimento mais estruturado e rápido. Vejo com bons olhos esse modelo”, analisa.
Além da segurança de um negócio tendo como base uma marca reconhecida, com uma metodologia própria e exclusiva de treinamento, o franqueado do Studio Mormaii Fitness conta com a seriedade de todo um trabalho desenvolvido. “É um processo contínuo. Uma franqueadora não fica estática; existe um grupo de pessoas procurando aperfeiçoar os processos, definir novos horizontes. Alguém está sempre trabalhando para o franqueado, pensando como o negócio pode melhorar. E, assim, o ele pode olhar muito para seu negócio, para o dia a dia e seu cliente”, explica Ferrari.
Na IHRSA Fitness Brasil 2022, a Mormaii Fitness estará presente com sua equipe estratégica, mostrando seu modelo de negócio, suas ferramentas de inteligência e de gestão.
Eletroestimulação em crescimento

Com três unidades em funcionamento e planejamento de abertura de mais 50 unidades nos próximos 24 meses, a E-Fit é a principal marca de eletroestimulação do mundo. “A EMS já é uma realidade na Europa desde 2016 e está chegando com muita força no Brasil. E a E-Fit é reconhecidamente a marca mais premium, tendo todo o processo de manufatura realizado na Europa. Trata-se, portanto, de uma enorme oportunidade de negócios, com lucratividade média superior a 30% ao mês”, diz Ale Rojas, sócio proprietário da franquia, filiada à ABF.
Na IHRSA Fitness Brasil 2022, a empresa apresentará seu mais novo equipamento, lançado mundialmente, além de modelo de franquias com alta lucratividade e com condições especiais para os primeiros franqueados.
“O Brasil é um gigante no mundo do fitness e super receptivo a novas tecnologias que comprovadamente dão resultado, como a EMS. E a IHRSA é o principal facilitador de negócios na área. Esperamos poder receber e atender o maior número de pessoas e demonstrar as enormes vantagens da eletroestimulação muscular de corpo inteiro, além de alavancar essa nova modalidade e a nossa marca no mercado brasileiro”, completa Rojas.
Com a busca por saúde e qualidade de vida em alta e a oferta de negócios fortes e consolidados, franquias e licenciamentos fitness se revelam investimentos a serem altamente considerados! Para saber mais e participar dessa rica troca de informações, participe da IHRSA Fitness Brasil 2022. Mais informações, aqui.

A 23ª IHRSA FITNESS BRASIL 2022, maior encontro da indústria do fitness, saúde e bem-estar da América Latina, acontece de 17 a 20 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Quando: quarta 17/8 somente palestras e cursos (não haverá feira); quinta 18/8, feira das 11h às 21h; sexta 19/8, feira das 11h às 21h; sábado 20/8, feira das 11 às 21h
Onde: Transamérica Expo Center, São Paulo: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro
Confira a programação completa aqui
Gostou? Compartilhe: