Por Alberto Klar, colunista Fitness Brasil
Olá amigos da água. Inicio minha participação como colunista aquático para a Fitness Brasil com o intuito de diversificar todos os temas possíveis que acontece nos meios líquidos.
Fui professor aos 15 anos de idade (antes não era necessário diploma). Aos 18 ingressei na UFRJ para o curso de Educação Física. Aos 21 já estava formado e ministrando aulas de natação. Neste tempo iniciei minha carreira como treinador de natação e, aos poucos, fui produzindo resultados que chamavam a atenção de alguns clubes de maior tradição. Minha trajetória teve o seguinte traçado: Bonsucesso Futebol Clube, Olaria Atlético Clube, Clube de Regatas Vasco da Gama, Clube de Regatas do Flamengo, todos no Rio de Janeiro. Em 1988 iniciei minha profissão em São Paulo, comandando o Esporte Clube Pinheiros onde fiquei até o início do ano de 2004.
Durante este tempo, por várias vezes me questionava se queria realmente estar nas bordas da piscina de segunda a domingo. Isso porque, além dos treinamentos durante a semana, normalmente a cada duas semanas, participava de competições regionais, amistosos, estaduais, brasileiros e algumas com a seleção brasileira. No ano de 2002 dei início a uma nova forma de monetizar, abrindo uma empresa para eventos e promoções esportivas – que até o presente momento está em funcionamento.
Além disso, em 1990 na FMU (SP), me tornei professor universitário. E no início do ano 2000 passei a atuar também como coordenador do curso de pós-graduação em Atividades Aquáticas na mesma instituição – e seis anos mais tarde adicionando a Universidade Gama Filho (até 20016) e, posteriormente, a Universidade Estácio de Sá tendo as duas o âmbito nacional.
Percebam que em todos os momentos da minha escrita estou concluindo que, após minha retirada formal da borda da piscina, tive mais oportunidades que jamais imaginei em função da ausência de tempo, sempre envolvido com treinos e competições. A parte familiar durante os períodos de treinos também ficava bastante prejudicada. Porém, levava em função do amor pelo alto rendimento e a necessidade de colocar o pão de cada dia em casa.
A partir do instante que iniciei o meu EMPREENDEDORISMO com múltiplas funções durante a semana, percebi que havia mais tempo, apesar das múltiplas tarefas pois elas eram pontuais e não me tomavam tanto os finais de semana.
Aconselho a todos que estão na profissão a reflexão do que você pretende da carreira, quanto tempo doar por dia, semana, mês e ano para que no futuro não se arrependa. Para mim, esse foi o ponto de partida para uma vida mais sadia do ponto de vista físico e principalmente mental.
Na próxima escrita vou relatar meu momento atual e como faço a distribuição do tempo em muitos afazeres, incluindo esse texto como colunista da Fitness Brasil.
Saudações Aquáticas!
Alberto Klar é professor universitário e empresário em gestão de espaços aquáticos e terrestres. Responsável pelo processo pedagógico do aplicativo Swim Track voltado para o setor aquático na função de avaliar e monitorar o aluno. É coordenador de pós-graduação em Atividades Aquáticas da FMU e Estácio de Sá
Gostou? Compartilhe: