Por Patricia Totaro, colunista Fitness Brasil
Entender que o cliente precisa ter sucesso ao usar o seu serviço é a nova revolução nos negócios. Em academias, estúdios, boxes de crossfit e escolas de natação essa ideia faz mais sentido ainda. As pessoas buscam as academias em geral com objetivos tangíveis, como emagrecer ou aumentar a massa muscular. Sabemos que atingir somente esses objetivos não as mantém nas academias por muito tempo. Elas só ficam se lá encontrarem também um ambiente acolhedor, socialização e a intangível qualidade de vida.
A importância do resultado no início da jornada
Nos três primeiros meses, quando a taxa de desistência é enorme, o foco do cliente é nesses objetivos tangíveis. E muitas academias não estão conseguindo suprir essa demanda.
Vamos fazer uma reflexão juntos: emagrecer ou ficar forte depende da atividade física aliada à nutrição. Muitas academias criam um espaço para consultório e alugam para um profissional de nutrição. Mas quantas academias entendem que esse profissional é um parceiro na retenção de cliente? Por que poucas academias incluem o profissional de nutrição no dia a dia da sala musculação para orientar da mesma forma que o profissional de educação física orienta os treinos?
![](https://www.fitnessbrasil.com.br/wp-content/uploads/2022/09/PATRICIA-TOTARO-life-recife-patriciatotaro-arquiteturaderesultados-800x800.jpeg)
Penso em alguns espaços que podem ajudar bastante a criar esse novo conceito:
- Espaço de atendimento integrado com a musculação, que pode ser usado para o professor prescrever treinos e o nutricionista prescrever dietas.
- Lanchonetes que tenham também local para cozinha experimental, onde se pode ensinar receitas funcionais e também criar eventos que ajudem na educação nutricional dos clientes.
- Venda de comidas congeladas para facilitar a alimentação dos clientes, especialmente nos grandes centros onde poucas pessoas fazem suas refeições em casa.
- Consultórios e sala de fisioterapia.
O primeiro ponto é entender esses outros profissionais não somente como locatários de espaços e, sim, como grandes parceiros em fidelizar os clientes ao longo de sua jornada na academia.
Pensa nisso!
Bom projeto!
![](https://www.fitnessbrasil.com.br/wp-content/uploads/2022/03/Patricia-Totaro--scaled-e1648494803569-890x800.jpg)
Patricia Totaro é referência no mercado internacional de arquitetura para academias, onde atua desde 1995 com mais de 950 projetos construídos. Sua metodologia de desenvolvimento de projetos, a Trilha da Experiência, alia conceitos de marketing e design thinking à Arquitetura tendo como foco a experiência e sucesso do cliente. Dessa forma o projeto é parte da estratégia de gestão da academia. Seu propósito pessoal de estimular a prática de exercícios físicos por meio de experiências relevantes dentro das academias a faz compartilhar o seu conhecimento com os gestores em palestras, artigos e em suas redes sociais: @patriciatotaro @patriciatotaroarquitetura @arq_fit_
Gostou? Compartilhe: