Na nova e ampla sede da empresa, em São Paulo, Agamenon Machado e Said Abdo falaram sobre o crescimento exponencial da marca e os planos de futuro
Yara Achôa, Fitness Brasil
7/10/2022
Ocupando um andar inteiro de um prédio no Brooklin – área nobre e bem localizada de São Paulo –, a nova sede da Konnen Fitness impressiona. Antes funcionando em um galpão de 1000 metros em Mauá (município da Região Metropolitana de São Paulo), o novo escritório reflete o crescimento e a consolidação da marca. “Além de mais espaço e conforto para toda a equipe (de quatro pessoas, passamos para mais de 20, entre administração e marketing), a mudança tem a ver também com o posicionamento da marca. O novo escritório faz parte de nossa estratégia de relacionamento com os clientes, reforçando a imagem de empresa séria e bem-posicionada”, diz o CEO Agamenon Machado. “Atendemos clientes de todo o Brasil e aqui estamos bem instalados para recebê-los”, completa o diretor comercial Said Abdo.
Com o fim das operações em Mauá, por questão de logística a Konnen levou seu centro de distribuição para Santa Catarina: Itajaí, que passou a funcionar também como matriz da empresa, e Navegantes (que segue apenas até o início do próximo ano). Já a área comercial funciona localmente, ou seja, todas as regiões do Brasil têm vendedores próprios. “São todos funcionários, porque entendemos que o profissional tem que vender Konnen. São equipes sempre atualizadas e preocupadas em auxiliar o cliente, com toda transparência e respeito, ajudando a escolher as opções ideais de equipamentos para cada necessidade”, explica Said.
O início de tudo
Em 2003 Agamenon Machado começou como consultor de vendas na Technogym e chegou a trabalhar em San Diego. Até que em 2008 foi sondado pela Johnson Health Tech. Co (Matrix), onde depois assumiu como gerente de vendas por dois anos.
“A história de ir para a China, trabalhar com importação, teve início quando eu decidi abrir uma academia como um negócio a parte, sem sair do mercado de venda de equipamentos. E cheguei a abrir mesmo, na Zona Norte de São Paulo. Acontece que a atuação principal de meus sócios na época se dava em uma empresa de importação e distribuição de ferramentas – nada a ver com fitness. Fizemos então uma composição – eles entraram com know-how da importação, eu com minha experiência de venda no mercado. Decidimos comprar um lote experimental de equipamentos, para ver se fazia sentido. Fizemos o pedido do primeiro container em abril de 2011.”
O container chegou em outubro de 2011, com as máquinas todas já vendidas. O que o executivo não contava era com um problema de greve da Receita Federal, que atrasou toda a entrega, exigindo jogo de cintura e muita negociação com os clientes. Mas, enfim, a Konnen Fitness entrava em operação. A partir daí, Agamenon passou a ir cerca de duas vezes por ano para a Ásia. “Foi a descoberta de um mundo totalmente novo.”
O crescimento foi expressivo desde o início, subindo em uma proporção de 300% ao ano até 2013. “Desde então, aumentamos o faturamento todos os anos, sem exceção”, diz o CEO, hoje 100% voltado ao administrativo da empresa.
União de forças
A Konnen Fitness já era uma empresa bem-estruturada quando Said Abdo chegou em janeiro de 2020, com a missão de fazer um trabalho de expansão, aos moldes do que desenvolvia para a Total Health. “O Agamenon me deu carta branca. Só que daí veio a pandemia. Tivemos de nos reinventar para continuar. Mas conseguimos atravessar esse período difícil com a prosperidade que poucas empresas tiveram.”
Foi mesmo um momento de virada, crescimento e fortalecimento da empresa. Em meio à crise sanitária que atingiu o mundo, a Konnen entendeu que a chave para vencer desafios era oferecer cada vez mais inovação e qualidade. “Íamos para IHRSA nos Estados Unidos quando a pandemia foi decretada. Logo tudo começou a fechar. Nossa primeira ação foi colocar todo mundo em casa, em segurança. Passei a ir sozinho para o escritório, dei início a implementação de novos processos, aproveitei para treinar as equipes. Também comecei a fazer lives no Instagram da Konnen, conectando donos de academia. Nosso perfil saltou de três mil para 30 mil seguidores”, relata o diretor comercial.
Sem parar de trabalhar e sem dispensar ninguém, o time se preparou para a retomada. “Quando as academias abriram, já estávamos andando. Nos abrimos para o mercado residencial e de condomínios, vendemos de forma diferente. Desenvolvemos linhas para pronta entrega em quatro meses. No ápice da pandemia chegamos a faturar 1 milhão de reais – antes as cifras eram 10 a 20 mil reais por mês. O resultado foi um crescimento de 33% em 2020.”
Projeto de longo prazo
Com vendas em 19 (de 26) estados brasileiros, além do Distrito Federal, a meta agora é alcançar todas as unidades federativas – entre elas Acre, Maranhão, Rondônia e Tocantins. “Temos muito a conquistar nos próximos anos. Enxergamos a continuidade de crescimento de 15% a 20% a cada ano. Nosso objetivo, em quatro anos, é consolidar a Konnen como a principal empresa fitness do mercado”, diz Said, citando caminhos como a evolução dos produtos, aprimoramento das linhas, ampliação de estoque e aumento da participação de mercado.
Uma outra ação para ampliar as vendas deve acontecer ainda esse ano. “Vamos inaugurar quiosques da Konnen em shoppings luxuosos de São Paulo. Lá serão dispostos três ou quatro equipamentos, visando a exposição da marca e a atenção de consumidores residenciais e síndicos”, conta o diretor comercial. Além disso, há o projeto de lojas de rua. “Projetamos cerca de 20% do faturamento com quiosques e lojas já no ano que vem. E claro que também queremos crescer em academias – e sabemos que temos mercado. Olhamos para o futuro pensando no fortalecimento da marca como branding.”
Na IHRSA Fitness Brasil 2022, como patrocinador ouro, a Konnen sentiu a repercussão do trabalho que vem desenvolvendo traduzida em bons negócios. “Pudemos mostrar que estamos mais fortes do que nunca, nos posicionando como um dos principais players do mercado. Foi também uma ótima oportunidade de reencontro e de ouvir gestores e investidores. Sentimos uma reciprocidade grande do mercado. A meta para o próximo ano é estar ainda mais forte, como uma marca omnichannel”, conta Said.
Os executivos da Konnen apontam que os principais diferenciais da empresa, que a levam para o topo, são atendimento, compromisso e crédito – além dos equipamentos, segundo eles, com melhor custo-benefício, conforto, design, segurança e preço de revenda. “Passamos confiança e cultivamos bons relacionamentos, o que nos leva a conquista de espaço e respeito. Queremos aumentar ainda mais o desejo do mercado em ter nossa marca”, finaliza Agamenon.
Leia também
sede própria em São Paulo
R$ 130 milhões em negócios
Gostou? Compartilhe: