Aluguel de computadores e impressoras, passando por ar-condicionado, esteiras, bikes e estações de treino – essa tem sido a saída para condomínios, hotéis e outros tipos de negócios que começam a investir em áreas fitness
Yara Achôa, Fitness Brasil
13/10/2022
Ainda é forte a cultura que valoriza a propriedade como fator de autonomia e segurança. Mas e quando você não pode ou não quer fazer um grande investimento e precisa de equipamentos para tocar ou melhorar seu negócio? O aluguel pode ser uma boa solução.
“Comprar máquinas não é um gasto pequeno e exige planejamento para definir as mais adequados; tempo para pesquisar e obter as melhores condições de compra; pessoal para preparar e dar suporte técnico eventual. Já no aluguel, o processo é simples e o custo costuma ser menor. Basta definir as necessidades (quantidades, características e outros fatores) e negociar com uma empresa parceira de locação”, argumenta a consultora fitness Michelle Suardi, da XTeam Consulting.
Essas vantagens também são apontadas por Júlio Cosentino, CEO da Rentv, pioneira no aluguel de eletroeletrônicos no Brasil. A empresa trabalha com aluguel de televisores, aparelhos de ar-condicionado (split e parede) de diversas capacidades, cofres e frigobares e também atua fortemente no mercado fitness – oferecendo grandes marcas, instalação e manutenção com peças.
“Nosso serviço no segmento fitness é semelhante ao que prestamos desde o início da empresa, em 1964: temos uma conversa prévia com o cliente, que no caso são hotéis ou condomínios, para especificarmos os equipamentos. A seguir montamos a proposta de locação, além do projeto para a montagem da academia no espaço do cliente. Com o início da nossa atividade de locação de equipamentos de fitness para hotéis, crescemos muito na locação dos nossos equipamentos tradicionais para as academias em todo o Brasil , principalmente ar-condicionado, fechando muitos contratos com novos clientes”, explica Júlio.
Buscando oferecer agilidade e praticidade, os serviços da Rentv incluem manutenção, conserto e troca de aparelhos. “Nosso objetivo é fazer com que o cliente e sua empresa utilizem sempre equipamentos de primeira linha, com assistência rápida e eficiente quando precisar”, completa o CEO.
Segundo o especialista, esteiras, elípticos, bikes e estações de treino (equipamentos compactos de musculação) são os líderes nas locações para hotéis e condomínios. “Muitas pessoas hoje escolhem o hotel ou o prédio levando em consideração a academia. Então, são nichos que exigem atenção e necessitam de equipamentos de qualidade.”
Abrindo novas possibilidades
Já a New Fitness, empresa pioneira em remanufatura no Brasil, viu a oportunidade e o mercado de locação crescerem a partir da pandemia. “Já atendíamos alguns condomínios e pessoas físicas, mas com o fechamento das academias passamos a ter maior procura. E então abrimos o leque – hoje atendemos também hotéis a nível nacional, condomínios em São Paulo e algumas cidades do interior. Para se ter ideia, atualmente nosso maior cliente é a rede hoteleira (temos cerca de 100 contratos), seguido de condomínios (50 contratos) e pessoas físicas (cerca de 10, com contratos mais curtos)”, conta o gerente comercial Eder Valverde.
O processo de locação costuma ser simples e a duração do contrato pode variar de acordo com as necessidades do cliente. “Para pessoa física, oferecemos opção de no mínimo seis meses e no máximo 12 meses, com o aluguel pago via cartão de crédito. Para condomínios e hotéis, os contratos podem chegar a 36 meses, com renovação automática”, explica.
O especialista diz ainda que o valor da locação é calculado de acordo com o equipamento. E exemplifica: uma esteira de alto padrão, que custa cerca de R$ 20 mil, terá um aluguel de R$ 1200/ mês em um contrato de seis meses; R$ 700/ mês em um contrato de 12 meses; para 24 ou 36 meses, o valor mensal acaba sendo menor. “Isso tanto para pessoa física, como para condomínios. Durante o período, caso o condomínio queira adquirir o equipamento, abatemos o valor da locação – só é pago a diferença.”
Para hotéis, segundo Julio Cosentino, da RENTV, a base é essa: “Uma academia básica para um hotel três estrelas pode iniciar com R$ 2 mil, chegando a R$ 10 mil em resorts com muitos equipamentos.”
Vantagens de apostar no aluguel
“Como academia tem sido fator de decisão na hora de escolher um hotel, a rede hoteleira pode montar seu espaço fitness sem se descapitalizar e, assim, atrair mais hóspedes. Já o condomínio pode recorrer à locação para ‘testar’ a aceitação de uma academia entre os moradores, antes de fazer um investimento definitivo. É comum o síndico e o conselho ficarem em dúvida sobre a compra de equipamentos e não saberem nem por onde começar. Com a locação, ganha-se tempo para decidir. E mais: a entrega e a montagem, bem como uma consultoria para montagem de layout do espaço fitness, ficam sob a responsabilidade da empresa que faz a locação”, argumenta Eder Valverde, da New Fitness.
Além disso, elimina-se o custo de manutenção. “Essa preocupação, principalmente em relação à linha cardio, que poderia ser uma dor de cabeça, os locatários deixam de ter, já que está incluída em contrato”, completa Julio Cosentino, da RENTV. Em caso de problemas técnicos, a resolução também é rápida e o equipamento é reparado ou substituído.
Hotéis, condomínios, academias pequenas ou estúdios, cada um tem um tipo de necessidade. “Podem ser equipamentos para um uso rotineiro ou equipamentos mais potentes e softwares de vídeo, por exemplo, entre outros itens. Uma empresa especializada ajuda a encontrar o equipamento mais eficaz para suas operações”, finaliza Michelle Suardi.
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