Luis Amoroso, consultor no segmento fitness, e Diogo Salim, empresário do setor, explicam a importância e os cuidados que se deve ter com esse importante processo, especialmente no início de um novo ano
Yara Achôa, Fitness Brasil
24/1/2023
Início de ano é um daqueles momentos em que se faz uma reflexão de vida, de comportamentos, impondo muitas vezes alguns desafios, novas metas, como cuidar da saúde, talvez perder peso, focar nos estudos, ser um pai melhor. “Mas pode ser também um momento propício para novos desafios, novos caminhos, de algo essencial e não menos importante: sua empresa. E essa é, sem dúvida, a melhor época para um olhar mais atento. É a oportunidade para revisar e realizar o seu planejamento estratégico”, argumenta Diogo Salim, sócio fundador e administrador da rede de Academias Unique, de Brasília (DF).
Planejamento estratégico é todo o processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar objetivos dentro de uma organização. “Na linguagem do gestor, é definir o caminho que se irá trilhar em busca de resultados. É o plano de voo que vai apontar onde a empresa (ou o profissional) está, onde quer chegar, como pretende chegar e em quanto tempo. É o caminho, não o objetivo”, define Luis Amoroso, consultor no segmento do fitness com mais de 35 anos de experiência em academias.
Visão de empreendedor
Salim diz que um MBA de gestão e empreendedorismo poderia trazer na teoria todas as ferramentas, fases e etapas de como esse planejamento poderia ser realizado. Mas prefere apresentar sua visão de como um empreendedor do segmento fitness pode trazer isso para a realidade do seu negócio; independentemente do tamanho e do aporte financeiro disponível. E explica, como, ao longo dos anos, o tripé “estrutura física-pessoas-processos” pode proporcionar uma constante evolução dentro de uma empresa.
“A primeira parte do tripé é a estrutura física. O segmento fitness presta, na maioria das vezes, um serviço que deve oferecer ao cliente, dentre vários aspectos, um espaço físico para o desenvolvimento da atividade esportiva. Ou seja, esse cliente deve ter esse espaço disponível diariamente. E esse é o primeiro contato, o local de impacto para quem chega na sua empresa”, diz o empresário.
E então questiona: como vamos nos ‘apresentar’ nesse novo ano? Qual a ‘cara’ da sua ‘casa’? Que atmosfera o aluno/ cliente sentirá ao entrar na sua estrutura? “Independentemente do seu budget esse é um ponto que você deve focar: uma reforma, um novo equipamento, a reformulação da recepção ou até, em último caso, mudar todos os aparelhos de lugar, deixando o ambiente mais harmônico e funcional. É fundamental seu cliente perceber que você está atento ao seu negócio e que ali mudanças acontecem.”
A segunda e terceira partes do tripé, de acordo com o administrador da rede Unique, são pessoas e processos. “É muito importante que todo gestor esteja atento a sua equipe. Tudo deve ser orgânico. Você deve priorizar um modelo de gestão com foco no desenvolvimento humano. Converse com seu coordenador ou seu professor mais próximo e questione sobre sugestões, ou o que pode estar afligindo a equipe. Algumas vezes você irá perceber que coisas simples podem afetar e alterar o ambiente de sua empresa. Mas quando a equipe possui organicidade, pequenos ajustes provocam grandes mudanças. Isso nada tem a ver com aspecto financeiro, mas tão somente com o ‘olhar atento’ para aqueles que estão todos os dias cuidando diretamente dos seus clientes. Esses devem ser os seus grandes aliados nessa gratificante função de proporcionar qualidade de vida para as pessoas”, explica.
Tudo está em jogo
Amoroso concorda que ter visão 360 é necessário para seguir rumo às metas. “Por exemplo: o objetivo é alcançar uma receita de valor X. Para isso, será preciso ter um número Y de alunos, pagando Z de ticket médio. Mas tem que caber na academia, claro. Isso é importante lembrar. Porque muitas vezes vemos uma empresa querer faturar em um mês o que nunca atingiu na vida toda – e sem a estrutura necessária. É preciso validar a viabilidade do que está objetivando em uma visão 360 graus. Não se pode olhar aspectos isolados, procure entender tudo o que está em jogo, de cima pra baixo e de baixo para cima.”
Para fazer um bom planejamento estratégico, o especialista recomenda em primeiro lugar olhar o passado. “Faça uma análise do último ano. Como se comportou em relação aos principais indicadores: vendas, renovações, gastos, valor do ticket médio.” Entenda oportunidades e desafios e crie um processo de evolução em cima desses indicadores. Um bom prazo para se atingir o objetivo é entre 10 e 12 meses. “Resumindo: as principais etapas do planejamento estratégico são: olhar o passado; ter visão de onde se quer chegar; traçar um caminho de evolução constante.”
Para Salim, o momento também é de ‘vestir a camisa’ mais do que nunca. “Se você percebe nitidamente que alguém não está nessa sintonia e não aplica o que você determina como primordial dentro da sua estrutura organizacional, isso deve ser resolvido de pronto. Seus colaboradores devem trazer a experiência da sua empresa para os clientes. Qualquer entrave nesse caminho deve ser resolvido, mesmo que seja necessário fazer desligamentos e substituições. Afinal, você é o dono do negócio. E tudo deve caminhar de acordo com o que você acredita ser melhor”, aponta.
Quando começar a alinhar sua estrutura com as pessoas, em clima construtivo, será a hora de construir os processos. “Comece pelos processos da equipe de atendimento e recepção, pois são essas pessoas que fazem o primeiro contato com o cliente, são as que vendem seu serviço e podem trazer um alívio instantâneo. Depois, direcione para os demais setores e vá construindo aos poucos seus processos e procedimentos. Com muito empenho e trabalho, você perceberá algo cíclico entre essas três etapas e o que talvez fosse apenas um projeto de ano novo pode se tornar uma nova forma de trabalhar, trazendo estabilidade e resultados! Com a evolução de todas as etapas, o planejamento estratégico passa a ser algo utilizado por cada departamento de forma natural e permanente”, completa o administrador da rede Unique.
Planejamento a qualquer tempo
Sempre é tempo de dar atenção ao planejamento. Mas quanto antes você fizer, melhor. “Recomendo um planejamento anual, com uma revisão ao término de cada mês. Caso seja preciso, faça ajustes. É importante lembrar também que nosso mercado tem sazonalidade – alguns meses são melhores e outros piores. É preciso olhar o resultado médio do ano”, diz Luis Amoroso.
“Nesse primeiro mês do ano, nesse ano que se inicia, trabalhe, transpire, movimente-se, corra, seja o timoneiro da embarcação da sua empresa. Que sua equipe e principalmente seu cliente tenham a certeza de que quem guia, quem dirige, é você! Somente você assume as mudanças. Que 2023 seja repleto de atitude”, finaliza Diogo Salim.
muito boa as informações