Por Fernando Tadeu, colunista Fitness Brasil
Se você é gestor de academia, já percebeu o quanto é difícil formar uma boa equipe de vendas. E se a equipe não tem as ferramentas e o direcionamento correto, aí que vai tudo por água abaixo.
Então dá uma olhadinha se você está cometendo algum desses erros:
1. Priorizar a venda de plano mensais em dinheiro/ PIX
O plano mensal vai quebrar a sua academia, mais cedo ou mais tarde. Quem nunca passou perrengues financeiros em dezembro e carnaval? A solução é priorizar as vendas de planos em recorrência ou planos longos, como o anual.
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2. Ter uma equipe com perfil 100% de recepção
Uma equipe de recepção, como o nome já diz, recebe bem. Uma equipe comercial trabalha com a faca nos dentes para trazer mais e mais clientes. Procure ter na equipe uma combinação equilibrada entre esses dois perfis.
3. Não ter meta de vendas
Se não tem uma meta, qualquer coisa serve. É o famoso “deixa a vida me levar”. Trace um planejamento de crescimento para o ano todo e divida mês a mês, mostrando para a equipe quais são as ações que vão levar àquela meta.
4. Esperar o cliente aparecer “do nada” para comprar
Foi-se o tempo que a recepcionista ficava sentada atrás do balcão esperando o cliente chegar, espontaneamente, para se matricular. Estou certo de que você notou como as visitas presenciais caíram nos últimos anos, especialmente depois da pandemia. A solução é ter uma comunicação digital consistente e através das redes sociais e, também, pelo WhatsApp com ex-clientes e visitantes não convertidos.
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5. Abusar das promoções de preço
A não ser que a sua academia tenha o posicionamento de ser a mais barata da região, ter um excesso de promoção de preço só vai derrubar a sua credibilidade. Guarde as promoções de preço para dias específicos, como a Black Friday ou o Dia do Cliente.
Se você se identificou com algumas dessas situações, recomendo a não tentar arrumar tudo de uma vez. Coloque uma ordem de prioridade e vá resolvendo um a um.
Minha sugestão: comece tendo uma meta clara de vendas. A partir disso, tudo se encaixa de modo mais fácil.
Boas vendas!
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Fernando Tadeu atua no mercado fitness desde 2002, sendo que, desde 2007, atua na área de gestão. Participou de projetos em academias nas cinco regiões do país e também na América Latina. Consultor associado na Ideal Gestão de Academias, com foco em desenvolvimento de estratégias comerciais, financeiras e de marketing. Instagram @_fernandotadeu/
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