Concorrência é natural, mas o verdadeiro crescimento virá quando o setor unir forças para combater o sedentarismo e ampliar a base de alunos.
Por João Riva, colunista Fitness Brasil
5/9/2025
É comum ver gestores de academias se preocupando quando surge uma nova unidade concorrente nas proximidades. O medo de perder alunos cresce, e muitos relatam que, ao abrir suas academias, o primeiro critério analisado foi justamente a presença ou não de concorrentes no entorno. É verdade que competir com outras academias próximas torna o cenário mais desafiador. O cliente tem mais opções, compara, avalia e escolhe a que faz mais sentido para ele. Esse é um comportamento natural de qualquer mercado.
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Mas o ponto é que, embora a concorrência exista e precise ser respeitada, muitos gestores sofrem mais do que deveriam com isso. O que deveria gerar atenção estratégica acaba se transformando em receio exagerado. O caminho mais inteligente para lidar com esse cenário não é fugir da concorrência, mas fortalecer o posicionamento da sua marca. Quando o público entende logo na entrada quais são os diferenciais da sua academia, ele sabe por que deve permanecer ali e não buscar outra alternativa. E isso só se constrói com branding, identidade e clareza de propósito.

Além disso, é preciso ir além da briga por quem já treina. O verdadeiro crescimento do mercado está na capacidade de atrair quem ainda está parado. Em vez de lutar apenas pela pequena fatia da população que já é ativa, as academias deveriam comprar uma briga maior: combater o sedentarismo. Imagine se, em vez de apenas competir entre si, todas as academias do Brasil criassem campanhas para conscientizar a população sobre os perigos do sedentarismo. Se investissem em mídia, outdoor, ações locais e nas redes sociais com o objetivo de mostrar que treinar não é uma opção, mas uma necessidade.
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Com essa mudança de mentalidade, o setor deixaria de disputar o mesmo grupo de pessoas e passaria a aumentar o número de praticantes. E quanto mais gente entender que treinar é estilo de vida, mais alunos as academias terão para dividir entre si. O crescimento do mercado depende disso. É hora de mudar o foco.
João Riva é publicitário, mestre em Comunicação Contemporânea (Cásper Líbero) e pós-graduado em Comunicação para o Mercado (ESPM), é professor de MBA e pós-graduação em instituições de destaque no Brasil, como a FIA/USP. Diretor-geral da Duovozz, agência de marketing, branding e vendas com atuação nacional e internacional, lidera projetos premiados para grandes marcas. Especialista em branding, pesquisa de mercado, estratégia comercial e conteúdo on e off-line, também é host de podcasts de referência — incluindo o Commerce Connections On Air, do Google — e coautor de dois livros de marketing. Como palestrante, já impactou centenas de empresas e instituições em todo o país, trazendo uma abordagem prática e estratégica para o crescimento e diferenciação de marcas e profissionais. Foi reconhecido como Melhor Profissional de Branding pelo Prêmio ABC da Comunicação e como Melhor Profissional de BI e Estratégia pelo Promoview.
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