As academias promovem saúde e são essenciais

Correr, nadar, dançar nunca foi tão importante e urgente. 

No início de 2021, a IHRSA lançou o Active & Safe Commitment, uma iniciativa para reafirmar a dedicação da indústria mundial do fitness à segurança e à saúde, especialmente neste momento, em que os exercícios são tão importantes, segundo a OMS.

Desenvolvido por especialistas da indústria de acordo com as principais orientações de saúde pública, o Active & Safe Commitment tem três objetivos:

  1. Demonstrar o compromisso conjunto da empresa com a segurança de clientes, fornecedores e colaboradores;
  2. Proporcionar aos clientes tranquilidade durante as visitas à academia.
  3. Alertar governantes e funcionários da saúde pública: as academias não devem ser fechadas, mas sim devem ser consideradas como ambientes seguros para exercícios e que podem servir como parceiros responsáveis, confiáveis e eficazes para reduzir custo catastrófico da pandemia no bem-estar físico, mental e emocional.

“A pandemia mudou a forma como as academias operam e ampliou a necessidade de ter um espaço limpo e seguro para os clientes”, disse Brent Darden, presidente interino da IHRSA.

“O Active & Safe Commitment é uma oportunidade para as academias de todo o mundo afirmarem publicamente o imenso valor que atribuem à saúde e ao bem-estar não apenas de seus clientes e equipe, mas de todos aqueles que entram nas instalações.”

0As academias brasileiras podem fazer parte do movimento 

Toda academia associada à ACAD já é automaticamente associada da IHRSA e pode fazer parte desse movimento. Aderir ao programa significa que a academia se compromete publicamente a seguir as melhores práticas da indústria em quatro categorias operacionais: distanciamento físico; protocolos de segurança de funcionários e clientes; limpeza, higienização e desinfecção.

Assim que a academia assina o compromisso com a Active & Safe Commitment recebe um certificado, materiais gráficos para serem colocados na academia, folhetos informativos e um modelo de comunicado à imprensa e aos clientes. Além disso, as academias que aderirem ao programa terão acesso a uma variedade de recursos da IHRSA, incluindo estudos e webinars sobre avaliação de risco com a OMS e outras ferramentas para ajudar as academias a permanecerem abertas.

“O Active & Safe Commitment funciona como um selo de qualidade, uma ferramenta de comunicação, capaz de enviar uma mensagem clara aos nossos clientes, funcionários e líderes governamentais de que as academias são seguras e estão prontas para ajudar as pessoas a combaterem com exercício físico e o fortalecimento do sistema imunológico os fatores de risco, como diabetes, depressão, obesidade, hipertensão, doenças cardíacas e muito mais. As academias brasileiras não podem ficar de fora desse movimento”, diz Jacqueline Antunes, diretora da IHRSA para a América Latina.

Muitos aspectos foram tratados nessa matéria de capa da Revista ACAD e a mensagem de cada um deles fica clara no depoimento do presidente da Associação, Ailton Mendes: “Diante do cenário que ainda traz incertezas, tanto na área de saúde como na da economia, o setor de fitness deve estar atento às pesquisas e estudos, além das recomendações de órgãos oficiais, mas também é importante que esteja unido e fortemente representado, para que possa seguir dialogando com as autoridades governamentais de municípios e estados e, assim, buscar soluções de enfrentamento da crise e mostrar à sociedade que as academias são locais seguros”.

Confira a matéria na integra aqui

Texto “As academias promovem saúde e são essenciais!”. Revista ACAD Brasil. Edição 92. Mar. 2021. p.14.

Edição e adaptação por Samantha Cortijo.

Gostou? Compartilhe:

Martha Gabriel

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi congue dolor quis elit imperdiet eleifend. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. Nullam at quam mi. Quisque a consequat dolor. Maecenas ac molestie quam, et gravida ante. Pellentesque quis dui rhoncus, maximus justo in, viverra mi. Donec congue orci in ornare tristique. Praesent ut dapibus metus. Duis rhoncus urna non massa rutrum, quis blandit felis mattis. Curabitur in metus et tortor euismod pharetra.