Brasil lidera ranking de países que menos fazem exercícios físicos

A informação foi divulgada no novo estudo global da Ipsos, que também revela que os holandeses são os mais fisicamente ativos entre 29 nações

Por Yara Achôa, Fitness Brasil
11/08/2021

Na Holanda as pessoas se dedicam, em média, 12,8 horas por semana (quase duas horas por dia) à prática de exercícios físicos ou esportes em equipe – o dobro da média de 6,1 horas em 29 países que fizeram parte da pesquisa global da Ipsos. Alemanha e Romênia também aparecem no topo, com 11,1 e 11 horas de atividade física por semana, respectivamente. No outro extremo do levantamento, os brasileiros surgem como os menos ativos fisicamente, gastando apenas três horas por semana (26 minutos por dia) com exercícios físicos, em média. Quatro outros países estão perto dessa marca, com menos de quatro horas por semana: França (3,7), Chile (3,7), Itália (3,6) e Japão (3,3).

A pesquisa on-line foi realizada com 21.503 adultos – sendo mil brasileiros – de 29 países, com idades entre 16 e 74 anos. Os dados foram colhidos entre 25 de junho e 9 de julho de 2021 e a margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.

Um terço dos cidadãos japoneses disseram não fazer nenhum exercício em uma semana (34%), mais do que o dobro da média em 29 países (14%). Três em cada dez brasileiros (31%) e um quarto dos poloneses e italianos (ambos com 26%) também confessaram não fazer nenhum exercício nesse período. Entre os holandeses, somente 4%.

Atividades mais praticadas

Os cinco esportes e atividades coletivas praticados com mais frequência em uma semana normal, globalmente, são:

  • 20% ginástica
  • 19% corrida
  • 13% ciclismo
  • 10% futebol
  • 9% natação

Já no Brasil, o top 3 se mostrou assim:

  • 14% corrida
  • 11% ginástica
  • 11% o futebol

Esportes coletivos não atraem 38% das pessoas entrevistadas nos 29 países.

  • Americanos e britânicos são os mais propensos a não praticar esportes coletivos (61% e 59%, respectivamente).
  • Canadá (56%), Austrália (55%) e Japão (55%) aparecem na sequência.
  • Suecos são os que mais apreciam a prática coletiva – apenas 15% apontaram que não gostam.

Barreiras para maior participação

Quase seis em cada dez cidadãos nos 29 países afirmaram que gostariam de praticar mais esportes do que atualmente (58%). As três principais nações onde as pessoas disseram querer aumentar a frequência estão na América Latina – Peru (81%), Chile (79%) e Colômbia (78%). Os americanos são os que menos se dedicariam a praticar mais do que fazem atualmente (35%), enquanto mais de seis em cada dez dizem que estão felizes com a quantidade de esportes que praticam atualmente (62%).

No Brasil, mais da metade (53%) revelou que gostaria de praticar mais esportes, 40% dos respondentes brasileiros se declararam satisfeitos com o quanto praticam e 7% gostariam de praticar menos esportes.

O maior obstáculo apontado para uma maior participação em todos os países pesquisados foi a falta de tempo: 37% dizem que este é um problema. As outras maiores barreiras são:

  • 18% falta de dinheiro
  • 17% clima muito quente ou muito frio (17%)
  • 22% afirmam que não há barreiras para fazer esporte

Os brasileiros que responderam ao estudo da Ipsos citaram como principais motivos para não fazer atividade física: falta de tempo (32%), seguido pela falta de dinheiro (21%), a falta de instalações nas proximidades de onde vive (13%), a falta de companhia (13%) e o clima muito quente ou muito frio (8%).

A falta de tempo é um problema particular na Arábia Saudita (51%), Peru (48%) e Rússia (47%). As pessoas na Turquia e na Argentina citaram especialmente a falta de dinheiro (33% e 30% respectivamente), seguidas por sul-africanos e russos (25%).

Cidadãos da Arábia Saudita e da África do Sul disseram que o tempo muito quente (ou frio) é uma barreira para a prática de mais esportes (ambos 38%). Apenas 7% dos britânicos apresentaram o argumento.

Para o relatório completo, acesse AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *