Cia Athletica cria programa de recuperação pós-covid

Com duração mínima de seis semanas, a ideia é que o aluno que teve a doença retorne à atividade física de maneira progressiva e com segurança

Por Yara Achôa, Fitness Brasil
16/08/2021

Sintomas e sequelas podem persistir por algum tempo após a infecção pela Covid-19, mesmo após tratamento e cura. Os mais comuns são cansaço excessivo, falta de ar, ausência de olfato e paladar. Após um período de inatividade, é comum também a queda de condicionamento e rendimento. Portanto, o retorno ao treino requer uma progressão cuidadosa.

Pensando em reabilitar as pessoas de forma segura e responsável, a Cia Athletica lançou o Programa Reconecte Corpo & Mente, desenhado para que quem se curou da Covid-19 possa retomar as atividades físicas após a liberação médica. “Além de reforçar a imunidade, a prática de exercícios também melhora a qualidade de vida de quem foi afetado pela doença”, explica Eric Montagnana, Gerente Técnico da Cia Athletica unidade Granja Vianna.

O programa tem duração mínima de seis semanas e é dividido em quatro fases, sendo a primeira delas com foco no sistema respiratório. A proposta envolve caminhadas ou pedaladas com o monitoramento da oxigenação, pressão arterial e frequência cardíaca. A prescrição de treinamento é complementada com exercícios respiratórios em aulas de ioga ou na piscina, por exemplo.

Já a segunda fase tem foco no sistema neuromuscular, e para isso são incorporadas outras modalidades, de intensidade leve ou moderada, como musculação, treinamento funcional, hidroginástica e dança. Da terceira etapa em diante, as demais modalidades da academia vão sendo acrescidas ao programa. E na quarta fase há o foco na prevenção de comorbidades, como obesidade e hipertensão, além da prescrição de treinamento específico, voltada para os objetivos de cada praticante (ganho de massa muscular, equilíbrio postural, emagrecimento).

Divulgação

“Entre os benefícios do programa estão a melhora da função cognitiva, a redução dos índices de ansiedade e depressão decorrentes do isolamento social, a readequação do tecido pulmonar, além do reforço da imunidade”, afirma Eric.

Treinar em um ambiente seguro é fundamental e a Companhia Athletica cumpre os protocolos orientados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e ACAD. A rede também oferece em suas unidades o sistema de circulação de ar, que troca todo o ar da academia várias vezes por hora, em conformidade com a ABNT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *