8 cuidados ao praticar atividade física com o tempo seco

Os dias bonitos e ensolarados convidam à prática esportiva, mas fique atento à baixa umidade relativa do ar para não prejudicar a saúde

Por Yara Achôa, Fitness Brasil
6/9/2021

O sol torna os dias mais bonitos e a temperatura dessa época do ano convida à prática esportiva ao ar livre. Mas nesse período também é preciso ficar alerta com a secura do ar e a baixa umidade. “É importante ser ativo, mas o clima seco exige cuidados”, diz a profissional de educação física Mariângela Moura, da Bodytech Goiânia. A seguir ela dá dicas para aproveitar a estação sem prejuízos para a saúde. Confira!

1- Evite horários muito quentes. Prefira praticar suas atividades até às nove da manhã ou depois das quatro da tarde.

2- Mesmo com o dia bonito e ensolarado, escolha um local protegido do sol direto, se possível com vegetação e próximo a um lago.

3- Beba bastante água. Capriche na hidratação antes, durante e após o treino.

4- Use roupas claras, confortáveis e ventiladas.

5- Reduza o ritmo. O clima seco consome mais energia e faz o cansaço aparecer antes da hora, além de exigir mais do seu corpo.

6- Preste atenção na intensidade do esforço físico e não ultrapasse seus limites.

7- O uso de soro fisiológico ou colírio antes e após a atividade física também é aconselhável.

8- Se puder, intercale os exercícios em parques e ruas com atividades na água – como natação, hidroginástica, bicicleta ergométrica na piscina.

Fotos: Rainer Eck e The Lazy Artist Gallery (Pexels)

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