Saúde mental é destaque no 44º Simpósio Internacional de Ciência do Esporte

Organizado pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), de 7 a 9 de outubro, em formato digital, o evento traz mais de 250 trabalhos científicos de renomadas universidades

Yara Achôa, Fitness Brasil
28/9/2021

Atividade física, saúde mental e bem-estar em tempos de pandemia: essa discussão mais do que necessária será a linha condutora do 44° Simpósio Internacional de Ciência do Esporte e do 4º Simpósio de Atividade Física e Comportamento Sedentário, promovidos pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS).

O tema estava previsto antes mesmo dos Jogos Olímpicos, quando vimos atletas como Simone Biles abrir mão de quase todas as disputas em que estava, por não se sentir bem psicologicamente. “O que nos motivou foi a pandemia. Muito se fala das sequelas físicas que a Covid pode deixar nas pessoas que tiveram a doença, mas as sequelas na saúde mental atingem a todos – quem foi e quem não foi acometido pelo vírus. Tivemos aumento de estresse, ansiedade e depressão, além de relatos de perda de memória, confusão mental, mudança de humor, alteração do sono, entre outras queixas e consideramos importante fazer essa abordagem entre profissionais das áreas de educação física, medicina, nutrição e fisioterapia. Mas não vamos ficar só no lado ruim, vamos discutir e jogar luz também nos efeitos de bem-estar, prazer, autoestima, enfim, na alegria de viver”, diz Luis Oliveira, um dos diretores do CELAFISCS.

Serão três dias de imersão nesse assunto tão importante e atual, em formato on-line, com profissionais de ponta do Brasil e do exterior, uma tradição do evento.

Entre os destaques na Conferência Internacional de Atividade Física e Saúde Mental na Comunidade, estão as participações de duas grandes autoridades no assunto: Lara Carneiro, do Instituto Universitário da Maia, de Portugal, com “Saúde mental e exercício: implementação de um programa na comunidade” e Patricia Rodriguez Espinosa, da Stanford Medicine School of Medicine, com “Promovendo o bem-estar entre os latinos por meio de intervenções de atividade física”. Fabio Saba, diretor educacional da Fitness Brasil, estará na coordenação dessas apresentações.       

E o grande diferencial do simpósio do CELAFISCS fica por conta da apresentação de trabalhos científicos. “São mais de 250 trabalhos inscritos, das mais renomadas universidades brasileiras, além de participações do Chile e da Argentina. Nossa expectativa é apresentar um painel do melhor que está sendo investigado e produzido na área da saúde”, finaliza Oliveira.

Serviço

44º Simpósio Internacional de Ciência do Esporte – CELAFISCS

Quando: 7 a 9 de outubro (on-line)

Informações e inscrições: https://simposiocelafiscs.org.br/

Leia também: IHRSA FITNESS BRASIL 2021: edição online com muito conteúdo e interação

Foto: Mikhail Nilov (Pexels)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *