“Diante de um cenário desafiador, é preciso se posicionar de forma adequada”

Chefe do Laboratório de Biomecânica da Universidade de São Paulo, Júlio Serrão é destaque da IHRSA Fitness Brasil 2021, no dia 11 de novembro, com o tema “Novas perspectivas para o profissional de Educação Física”

Yara Achôa, Fitness Brasil
23/10/2021

À frente da Escola de Educação Física e do Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP), onde também é chefe do Laboratório de Biomecânica, Júlio Serrão segue em busca de manter a faculdade relevante academicamente. E mais: sua missão é criar uma conexão entre a escola e a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido ali para muito além dos muros da Cidade Universitária – o que faz brilhantemente. “Precisamos preparar nossos alunos para liderar a educação física e o esporte em um novo mundo. Um mundo em que viveremos mais e nos movimentaremos menos. Um mundo no qual as relações virtuais ameaçarão cada vez mais aquilo que nos faz humanos: as nossas relações presenciais”, diz.

No dia 11 de novembro, às 9 da manhã, na IHRSA Fitness Brasil 2021, o professor comandará uma palestra que fala diretamente com os novos tempos, que mostra o cenário da área de educação física no pós pandemia: Novas perspectivas para o profissional de Educação Física.

Com a vida se impondo e as coisas voltando ao “normal”, sua mensagem vai de encontro à ação, ao movimento, à mudança de atitude. “Diante de um cenário desafiador, é preciso se posicionar de forma adequada. Se não houver mudança de postura, teremos perdas consideráveis – inclusive perda de espaço. É preciso assumir nossas responsabilidades para virar o jogo.”

A participação de Júlio Serrão na IHRSA vale também por toda sua trajetória, semelhante a uma corrida de longa distância: formado em educação física em 1993, ele fez mestrado (1996) em Ciências da Motricidade pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista, doutorado (1999) e livre-docência (2007) pela EEFE-USP. Também foi Presidente da Comissão de Graduação da EEFE-USP (2004-2012), Chefe do Departamento de Biodinâmica do Movimento do Corpo Humano da EEFE-USP (2011-2014), e Vice-Diretor da EEFE-USP (2014-2018). Atualmente é diretor da EEFE-USP, onde também exerce a coordenação do Laboratório de Biomecânica. No Gabinete do Reitor da USP ocupa a função de Assessor Sênior. Na Pró-reitoria de Graduação da USP coordena o Escritório de Atividades Esportivas. Interlocutor da USP junto ao MEC para as ações do PET. Integra o Conselho Curador da FUVEST. Integra a Comissão de Legislação e Recursos (CLR), comissão permanente do Conselho Universitário da USP, onde ocupa a vice-presidência, desde 2019.

Acompanhe a palestra de Júlio Serrão e muito mais na IHRSA Fitness Brasil Virtual 2021. Mais informações e inscrições em: IHRSA FITNESS BRASIL – Edição Virtual 2021

Série Speakers IHRSA FB 2021
“Empodere-se por meio da aprendizagem”
“Temos o poder de transformar a vida das pessoas”
“A inteligência artificial mudará a gestão dos negócios”
“Precisamos cuidar das nossas pessoas”

LEIA TAMBÉM: IHRSA FITNESS BRASIL 2021: edição online com muito conteúdo e interação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat