“Bom atendimento é pré-requisito, não diferencial”

Giva Matias, que atua há mais de 15 anos como personal e hoje é diretor da Personal School e HIIT20, participou da edição especial do FBCast durante a IHRSA Fitness Brasil 2021. Confira os principais destaques do papo

Yara Achôa, Fitness Brasil
22/11/2021

O início de carreira do personal Giva Matias, há mais de 15 anos, foi atípico. Ele nasceu em uma família de comerciantes e desde sempre quis ter seu próprio negócio. “Ainda na faculdade montei minha primeira empresa na área de educação física. E comecei como personal trainer alguns anos depois, sem nunca ter trabalhado em academia, conquistando um sucesso acima da média e quebrando o paradigma de que é necessário ter experiência anterior nesses locais para seguir carreira solo”, diz o profissional, que também é autor do livro Personal Trainer: como Alavancar suas Vendas e Gerir seu Negócio.

Na IHRSA Fitness Brasil 2021 ele apresentou o tema “5 lições que as Micro Gyms podem ensinar para as academias tradicionais”. E logo após sua apresentação participou da gravação do FBCast, o podcast da Fitness Brasil.

Confira a seguir os principais pontos da conversa – e a entrevista completa no Spotify: Especial IHRSA FITNESS BRASIL – Giva Matias.

Existem muitos profissionais que veem o mercado saturado… O que você tem a dizer a respeito?

Eu descobri um nicho de mercado, surfei a onda, aproveitei a onda, sai em busca de ondas maiores e aquele nicho continua lá parado até hoje. Quantas oportunidades as pessoas estão deixando de aproveitar… Vale ressaltar que um negócio próspero não precisa ser algo revolucionário, uma obra-prima. O sucesso pode estar no básico bem-feito e muito mais próximo de você do que você imagina.

Você é um expert em produtos digitais… O que recomenda a quem pensa em lançar seus próprios produtos?

Qualquer pessoa pode criar um conteúdo de qualidade, com os recursos que tem disponível. Quando eu comecei, era tudo muito mais limitado. Hoje não tem desculpa. O negócio é que as pessoas acham que nunca que estão prontas e aí travam.

Na IHRSA FB você falou sobre lições que as Micro Gyms podem dar. Qual é a principal delas?

Acima de tudo é preciso ter, como virtude e valor, foco no cliente. Quando você pensa no cliente, o negócio acontece. Porque a empresa vive sem marketing, vive sem um monte de coisas, mas não vive sem cliente. Coloque o cliente no pedestal!

Como o personal pode conquistar definitivamente o cliente?

Antes de mais nada é preciso saber o que está acontecendo na vida da pessoa, o que ela realmente precisa. Esse é o primeiro passo do caminho para montar o treino perfeito para ela. Não tem como vender um serviço se você não conhece seu cliente. Tem que fazê-lo entender e sentir seus pontos de dores. É isso que vai levar à decisão de compra. Toda mudança parte de um incômodo. Você usando uma estratégia bem fundamentada, colhendo informações, deixando aquela dor mais latente, aumenta a chance da pessoa tomar a decisão de compra.

Quais é sua visão do mercado fitness para 2022?

Acredito em um grande crescimento. As pessoas estão mais conscientes da necessidade de cuidar da saúde e manter o bem-estar. Existe uma demanda reprimida, então acredito muito no crescimento do setor. Enxergo muitas oportunidades.

Ouça a entrevista completa em Especial IHRSA FITNESS BRASIL – Giva Matias.

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