5 benefícios da prática da meditação de atenção plena

Chamada de mindfulness, a técnica traz bem-estar ao dia a dia e ajuda a melhorar a qualidade de vida  

Yara Achôa, Fitness Brasil
4/1/2022

Em tempos de estímulos contínuos, rotinas agitadas e excesso de informações, estar presente nas atividades do dia a dia é um grande desafio. A pandemia da Covid-19 trouxe hábitos que devem prevalecer no futuro: pesquisas mostram que homens e mulheres estão cada vez mais preocupados com o bem-estar completo, combinando experiências online e presenciais para cuidar dos diferentes aspectos da saúde. A saúde mental, inclusive, está no topo das prioridades hoje.

Segundo dados do Gympass Data Hub, no Brasil houve um crescimento de 35,6% na utilização de aplicativos que não estão ligados necessariamente ao universo fitness, como saúde mental e emocional, nutrição, hábitos saudáveis e educação financeira em novembro de 2021 na comparação com o mesmo mês de 2020. Se considerarmos apenas as sessões de terapia, o crescimento foi de 69,1% na mesma base de comparação.

“A consciência nos ajuda a explorar o nosso verdadeiro eu, ensinando sobre a possibilidade de estarmos presentes em cada momento da vida, mostrando uma maneira completamente diferente de interagirmos com nossas emoções e pensamentos. A eficácia da meditação da atenção plena tem sido demonstrada em numerosos estudos. Uma prática regular pode trazer mais felicidade, saúde, equilíbrio e gratidão”, diz Gözde Ertekin, diretora de conteúdo da Meditopia, aplicativo que ajuda milhões de pessoas em todo o mundo a alcançar a paz interior com práticas diárias em 12 idiomas.

O Gympass – plataforma de bem-estar corporativo que estimula todas as formas de atividades físicas, mentais e emocionais –, traz junto com a Meditopia cinco benefícios para o bem-estar com a prática da meditação de atenção plena. Confira!

Redução do estresse
A meditação de atenção plena é um dos métodos que podem ajudar as pessoas a lidarem melhor com o estresse, que é uma reação do corpo às pressões externas. Os efeitos nocivos, no entanto, nos fazem querer eliminá-lo de forma imediata, ignorando suas causas. Com as práticas de atenção plena, podemos processar emoções desafiadoras, renovando nosso senso de tranquilidade e segurança. Quando reconhecemos os motivos do estresse, passamos a procurar recursos e tomar medidas para aliviar seus efeitos.

Sono regular e de qualidade
A prática frequente da meditação não só facilita o processo de lidar com o estresse e a ansiedade, mas também ajuda as pessoas a permanecerem no momento presente, permitindo que durmam de forma mais fácil. O impacto de um sono de qualidade também pode ser visto no dia a dia, porque temos mais energia para atender às nossas necessidades e cumprir com as obrigações.

Relacionamentos saudáveis e comunicação
Mesmo que esteja praticando a meditação de atenção plena a sós em sua casa, você vai perceber que o efeito se espalha. Quanto mais você se aprofunda na prática, mais permanece presente, inclusive nos relacionamentos. Ao observar a sua mente sem julgamento, você vai conseguir ver de forma mais clara a sua reação a situações e pessoas diferentes. Essa consciência maior vai permitir que você compreenda melhor as suas questões e as questões das outras pessoas, o que tornará mais fácil estabelecer limites saudáveis e comunicar as suas necessidades.

Maior concentração
Nossa mente geralmente fica perdida em pensamentos. Às vezes, ficamos ruminando algo que aconteceu, fazendo planos ou imaginando a nossa história no futuro. Talvez seja difícil permanecer no momento atual e focar no fluxo do dia a dia, especialmente diante de tantas distrações. Assim como os músculos ficam mais fortes quando fazemos mais exercícios, a nossa capacidade de permanecer presente cresce conforme praticamos.

Aceitação
Às vezes, nos chateamos porque uma situação não saiu da forma planejada. A autoconsciência nos ajuda a perceber e aceitar momentos desconfortáveis ou que nos incomodam. A atenção plena nos dá coragem para investigar as fontes de resistência dentro de nós e, quando você aceita, sua capacidade de resolver a situação com compaixão e cuidado aumenta gradativamente.   

Fotos: Divulgação; Oluremi Adebayo/ Pexels; Bruce Mars/ Unsplash

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