5 benefícios da prática da meditação de atenção plena

Chamada de mindfulness, a técnica traz bem-estar ao dia a dia e ajuda a melhorar a qualidade de vida  

Yara Achôa, Fitness Brasil
4/1/2022

Em tempos de estímulos contínuos, rotinas agitadas e excesso de informações, estar presente nas atividades do dia a dia é um grande desafio. A pandemia da Covid-19 trouxe hábitos que devem prevalecer no futuro: pesquisas mostram que homens e mulheres estão cada vez mais preocupados com o bem-estar completo, combinando experiências online e presenciais para cuidar dos diferentes aspectos da saúde. A saúde mental, inclusive, está no topo das prioridades hoje.

Segundo dados do Gympass Data Hub, no Brasil houve um crescimento de 35,6% na utilização de aplicativos que não estão ligados necessariamente ao universo fitness, como saúde mental e emocional, nutrição, hábitos saudáveis e educação financeira em novembro de 2021 na comparação com o mesmo mês de 2020. Se considerarmos apenas as sessões de terapia, o crescimento foi de 69,1% na mesma base de comparação.

“A consciência nos ajuda a explorar o nosso verdadeiro eu, ensinando sobre a possibilidade de estarmos presentes em cada momento da vida, mostrando uma maneira completamente diferente de interagirmos com nossas emoções e pensamentos. A eficácia da meditação da atenção plena tem sido demonstrada em numerosos estudos. Uma prática regular pode trazer mais felicidade, saúde, equilíbrio e gratidão”, diz Gözde Ertekin, diretora de conteúdo da Meditopia, aplicativo que ajuda milhões de pessoas em todo o mundo a alcançar a paz interior com práticas diárias em 12 idiomas.

O Gympass – plataforma de bem-estar corporativo que estimula todas as formas de atividades físicas, mentais e emocionais –, traz junto com a Meditopia cinco benefícios para o bem-estar com a prática da meditação de atenção plena. Confira!

Redução do estresse
A meditação de atenção plena é um dos métodos que podem ajudar as pessoas a lidarem melhor com o estresse, que é uma reação do corpo às pressões externas. Os efeitos nocivos, no entanto, nos fazem querer eliminá-lo de forma imediata, ignorando suas causas. Com as práticas de atenção plena, podemos processar emoções desafiadoras, renovando nosso senso de tranquilidade e segurança. Quando reconhecemos os motivos do estresse, passamos a procurar recursos e tomar medidas para aliviar seus efeitos.

Sono regular e de qualidade
A prática frequente da meditação não só facilita o processo de lidar com o estresse e a ansiedade, mas também ajuda as pessoas a permanecerem no momento presente, permitindo que durmam de forma mais fácil. O impacto de um sono de qualidade também pode ser visto no dia a dia, porque temos mais energia para atender às nossas necessidades e cumprir com as obrigações.

Relacionamentos saudáveis e comunicação
Mesmo que esteja praticando a meditação de atenção plena a sós em sua casa, você vai perceber que o efeito se espalha. Quanto mais você se aprofunda na prática, mais permanece presente, inclusive nos relacionamentos. Ao observar a sua mente sem julgamento, você vai conseguir ver de forma mais clara a sua reação a situações e pessoas diferentes. Essa consciência maior vai permitir que você compreenda melhor as suas questões e as questões das outras pessoas, o que tornará mais fácil estabelecer limites saudáveis e comunicar as suas necessidades.

Maior concentração
Nossa mente geralmente fica perdida em pensamentos. Às vezes, ficamos ruminando algo que aconteceu, fazendo planos ou imaginando a nossa história no futuro. Talvez seja difícil permanecer no momento atual e focar no fluxo do dia a dia, especialmente diante de tantas distrações. Assim como os músculos ficam mais fortes quando fazemos mais exercícios, a nossa capacidade de permanecer presente cresce conforme praticamos.

Aceitação
Às vezes, nos chateamos porque uma situação não saiu da forma planejada. A autoconsciência nos ajuda a perceber e aceitar momentos desconfortáveis ou que nos incomodam. A atenção plena nos dá coragem para investigar as fontes de resistência dentro de nós e, quando você aceita, sua capacidade de resolver a situação com compaixão e cuidado aumenta gradativamente.   

Fotos: Divulgação; Oluremi Adebayo/ Pexels; Bruce Mars/ Unsplash

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Yara Achoa
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GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA; 6 PÓS GRADUAÇÕES (LATO SENSU); MESTRE EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO - UNIMEP; DOUTORANDO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - USJT; Diretor do 1Personal Condicionamento Físico; Coordenador Nacional da pós VALORIZE e INSPIRAR; Autor da 1°Diretrizes de Covid-19 e Exercício Físico pelo Conselho Regional do Estadode SP

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Professor e coordenador das pós graduações do Instituto Valorize, Gestor de projetots Ultra Invest, Coordenador pedagógico Fitness Brasil/IHRSA 2022

Antonio Arruda

Formado em educação física pela Universidade de Pernambuco e mestre em Bioquímica pela UFPE o professor Arruda possui dezenas de artigos científicos publicados em jornais internacionais e nacionais além de ter um livro publicado.

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Mestre e doutor em ciências na área da saúde, Autor de 7 livros, Coordenador dos cursos de pós graduação em educação física (Estácio e FMU)

Fabricio Boscolo

Doutorado em Educação Física pela UNICAMP. Professor Associado na UFPel, com mais de 200 artigos cientificos publicados e 2 livros sobre Treinamento Intervalado de Alta

Mario Sergio

Formado Educação física, Ex campeão Brasileiro de natação, Ex treinador do esporte clube pinheiros de natação, Fundador e diretor geral da RunFun Assessoria Esportiva e da RF metodologia, Fundador e idealizador do projeto social esporte solidário

Antonio Carlos Gomes

Doutor em Ciências do Esporte pela Universidade Nacional de Cultura Física e Esportes da Rússia; Campeão Brasileiro pelo Clube Atlético Paranaense), em 2001, Vice-Campeão Brasileiro, em 2004, e Vice-Campeão da Libertadores das Américas, em 2005; em 2011, foi Campeão Brasileiro pelo Sport Club Corinthians Paulista.Atualmente, é Coordenador Pedagógico da Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico do Brasil (ABT-COB), presidente do Instituto Sport Training, diretor do Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício e Treinamento (CEFIT).

Alexandre Machado

Possui Pós-doutorado, Doutorado e Mestrado em Ed. Física. Tem 20 anos de experiências em prescrição em treinamento de corrida de rua, Já capacitou mais de 10 mil profissionais com a metodologia VO2Pro de treinamento de corrida de rua. É idealizador da metodologia HIIT BODY WORK e Membro oficial World Cross training Association (WCTA)

Krom Guedes

Especialização em Treinamento Desportivo- CEFIT Especialização em Fisiologia do Exercício- CEFIT; Especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada a Clínica- EPIMOV-Unifesp.

Dilmar Pinto Guedes

Graduado em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos(1987), Especialização em Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho(1993); Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo(2007). Atualmente é professor titular da Universidade Metropolitana de Santos, professor titular da Universidade Santa Cecília

Valmor Tricoli

Graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFEUSP-1989), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (EEFEUSP-1994), doutorado em Exercise Science and Wellness pela Brigham Young University - EUA (BYU-2000) e pós-doutorado pela School of Exercise, Biomedical and Health Sciences Edith Cowan University, Austrália (ECU-2010).

Charles Ricardo Lopes

Doutor em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade Estadual de Campinas (2010), Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Especialista em Ciências do Movimento Humano pela UNICAMP (1993). Revisor de Períódicos nacionais e internacionais.

Julio Serrão

Mestrado (1996) em Ciências da Motricidade pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista, Doutorado (1999) e Livre-docência (2007) pela EEFE-USP. Na EEFE-USP foi Presidente da Comissão de Graduação (2004-2012), Chefe do Departamento de Biodinâmica do Movimento do Corpo Humano (2011-2014), e Vice-Diretor (2014-2018). Atualmente é Diretor da EEFE-USP, onde também exerce a coordenação do Laboratório de Biomecânica. Na FUVEST, preside o Conselho Curador, desde 2022.

Rafael Soncin

Doutorado (USP) e Mestrado (UFMG) na área de Biomecânica, Docente de cursos de graduação e pós graduação- Palestrante - Personal trainer

Bernardo Ide

Bacharel em Treinamento Esportivo, Doutor e Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela Unicamp. Realizou seus Pós-doutoramentos na Unicamp e UFTM. Atualmente, é Professor convidado no curso de Pós-graduação Lato sensu em Nutrição Esportiva Funcional da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, parceria com a VP Consultoria Nutricional.

Andre Albuquerque

Mestre em Educação Física (biomecânica); Autor do livro Biomecânica Prática no Exercício Físico; Coordenador de Pós-graduação e palestrante internacional; Diretor da Biomekhane, seu objetivo é compartilhar a biomecânica de uma maneira fácil e aplicada com foco na valorização dos profissionais da área.

Mario Charro

Graduado em Educação Física (EF), Especialista em Musculação e Mestre em Biotecnologia. Atua como docente na Graduação em EF nas Faculdades FMU e USCS e com a Coordenação Pedagógica dos Cursos de Pós Graduação na Área de EF da FMU. Conselheiro do CREF4-SP.

Gustavo Zorzi

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e membro do grupo de pesquisa em performance humana (UNIMEP). É graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela ESEF Jundiaí(SP). Especialista em Musculação e Condicionamento Físico (UniFMU), Fisiologia do Exercício (UGF) e Biomecânica da atividade Física e Saúde (UGF). Escritor, Docente, palestrante, personal trainer e professor Faixa Preta de Jiu-Jitsu 4º grau.

Raphael Carvalho

Doutor e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), especialização em Fisiologia do Exercício: Fundamentos para Performance, Reabilitação e Emagrecimento pela UFSCar, graduado em Educação Física pela Universidade de Ribeirão Preto

Edina Camargo

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2020) com participação no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (Porto - Portugal). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2012). Pesquisadora da área da atividade física/exercício físico e saúde, com publicações nacionais e internacionais. Integrante da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS).

Igor Conterato

Profissional de Educação Física – UNESP, Mestre em fisioterapia – UNESP, Doutor em epidemiologia em Saúde Pública – USP, Coordenador nacional da pós-graduação em Prescrição de Exercícios para Grupos Especiais pelo Instituto Valorize, Escriteor de livros voltados a prescrição de exercício no envelhecimento e para Grupos Especiais

Daisy Motta

Bacharelado e Licenciatura em Educação Física e Pedagogia. Mestrado em atividade física e saúde, Doutorado em fisiologia (UFMG) com período sanduíche no MDC-Berlim, Alemanha. Pós doutorado na EEFFTO|UFMG. Atua como divulgadora científica no projeto cienciadoexercicio.com e na coluna Vida Ativa na rádio CBN BH.

Fabio Ceschini

Criador da maior plataforma de cursos online (viajando pela fisiologia); CEO do CBEFIS (Centro brasileiro de educação física); escritor, palestrante

Tania Rodrigues

Sócia fundadora da RGNutri, pioneira em nutrição esportiva, coautora das Diretrizes de Nutrição Esportiva pela Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva e fundadora e ex presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva. É colunista do programa Fôlego, da Rádio Bandeirantes e convidada frequente do Programa Bem Estar, da Globo. Faz parte da Câmara Técnica dos Conselhos Regional e Federal de Nutrição e da Associação Brasileira de Nutrição. Atualmente também lidera frentes de estudo em nutrição para o envelhecimento saudável com mestrado em Gerontologia Social pela PUC – SP.

Murilo Dátilo

Graduado em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (2008), Doutor (2015) e Mestre (2011) pela Universidade Federal de São Paulo, Pós-Graduado em Nutrição Desportiva e Qualidade de Vida pela FEFISA (2009). É membro do corpo diretivo da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE) e fundador do Instituto Brasileiro de Nutrição Esportiva (IBNESP).

Eduardo Reis

Nutricionista Especializado em Fisiologia do Exercicio Treinamento e Performance e Pós Graduando em Medicina Esportiva pelo CEFIT, o Nutricionista Eduardo Reis está no mercado de Suplementos desde 2001, com posterior formação. Auxilia e prepara atletas de diversos esportes como Bodybuilding, Powerlifiting, Ciclismo, Tênis, CrossFit, Corridas entre outros

João Paulo Pachela

Sócio Diretor da assessoria esportiva Quark Sports e coordenador da Sett Academia; Especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP; Especializando em Metodologia de Treinamento para o Alto Rendimento no NAR-SP

Mário Pozzi

É especialista em Treinamento Desportivo que discute os processos de Avaliar para Prescrever na prática. Atualmente é Coordenador de Performance do Instituto Mood e Líder de Conhecimento da AMETRICA.

Luis Carlos Oliveira

Assessor técnico-científico do Programa Agita São Paulo - Sec. de Est. da Saúde, membro da comissão org. do Simpósio Internacional de Ciências do Esporte

Herbert Oliveira

Profissional de Educação Física, pós- graduado, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).Palestrante pelo SEBRAE MG e SEBRAE PR

Patricia Lobato

Graduada em Educação Física e pós-graduada em Ciências da Atividade Física, Saúde e Envelhecimento pela Faculdade de Medicina da USP; Sócia Diretora da FITNESS SOLUTINS CONSULTORIA.

Ana Beatriz Barrella

Membro da diretoria da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva; Nutricionista do Esporte Clube Pinheiros – atendimento a atletas mulheres ( base e adulto do alto rendimento).