Mover para viver

6 de abril é Dia Mundial da Atividade Física. A data é lembrada no mundo todo, por meio de ações de conscientização sobre a importância de adotar um estilo de vida fisicamente mais ativo

Yara Achôa, Fitness Brasil
6/4/2022

Com o objetivo de lembrar que o sedentarismo é um alto fator de risco para a saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu 6 de abril como o Dia Mundial da Atividade Física. A data é celebrada há 20 anos por diversos países, com a realização de várias ações de conscientização sobre a importância de adotar um estilo de vida fisicamente mais ativo.

O Dia Mundial da Atividade Física é uma iniciativa da OMS e da Agita Mundo – Rede Mundial de Atividades Físicas, grupo de instituições governamentais e não governamentais internacionais. As entidades se esforçam para disseminar os benefícios da adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável praticando alguma atividade física diariamente.

A atividade física regular é fundamental para prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como as cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e câncer de mama e de colo do útero. Essas enfermidades são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo, incluindo as mortes de 15 milhões de pessoas por ano com idade entre 30 e 70 anos.

Vale reforçar que “atividade física” não deve ser confundida com “exercício físico”, que é a atividade planejada, estruturada, repetitiva e tem como objetivo melhorar ou manter um ou mais componentes do condicionamento físico.

Um mês de incentivo

Para abril, a Rede Agita preparou um projeto que visa encorajar todos a se tornarem fisicamente ativos e lutarem contra o comportamento sedentário, com um mês inteiro de ações mundiais:

•         Agitar todos os dias de 2022: durante todo o mês de abril, todos estão convidados a postarem em suas redes sociais (Facebook, Instagram e TikTok) vídeos praticando atividades físicas, marcando o Agita e usando a hashtag #agitateeveryday2022 #agitatododia2022 #agitatodoeldia2022

•         Caminhada Virtual 2022 como parte da comemoração do Dia Mundial de Atividade Física.

•         Concurso Internacional de Pôsteres: todos podem participar do concurso criando um cartaz com o tema “Mover para viver”. Basta se inscrever nesse link e enviar o pôster nos formatos JPG ou PNG até 29/04/2022. Os três melhores farão parte da galeria no site www.portalagita.org.br e serão premiados com um certificado eletrônico. Vamos agitar o mundo juntos!

Sobre o Dia Mundial da Atividade Física

O movimento DMAF teve origem em 1996 em São Paulo com o Agita São Paulo, programa liderado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e pelo ICSSPE, membro do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS).

O programa passou a se tornar Agita Brasil com o apoio da Rede de Atividades Físicas das Américas (RAFA/PANA). Mais tarde, o programa cresceu para o que é hoje: Agita Mundo – World Physical Activity Network.

Por meio dos esforços do Agita Mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu formalmente 6 de abril como o Dia Mundial da Atividade Física em 2002, e o dia tem sido celebrado desde então com milhares de eventos em todo o mundo. Ele leva ao Dia Mundial da Saúde da OMS, em 7 de abril.

Gostou? Compartilhe:

Martha Gabriel

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi congue dolor quis elit imperdiet eleifend. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. Nullam at quam mi. Quisque a consequat dolor. Maecenas ac molestie quam, et gravida ante. Pellentesque quis dui rhoncus, maximus justo in, viverra mi. Donec congue orci in ornare tristique. Praesent ut dapibus metus. Duis rhoncus urna non massa rutrum, quis blandit felis mattis. Curabitur in metus et tortor euismod pharetra.