15 minutos de exercício são suficientes para causar impacto positivo na saúde mental

É o que aponta o Índice do Estado da Mente Global, pesquisa realizada pela Asics através do monitoramento de 30 mil pessoas de 16 países, incluindo o Brasil

Yara Achôa, Fitness Brasil
25/4/2022

Falta de tempo é uma das razões mais apontadas por quem não consegue seguir uma rotina de atividade física. E isso impacta negativamente a saúde física e mental. Mas e se apenas 15 minutos e 9 segundos bastassem para trazer bons resultados, especialmente para o estado da mente?

Em conjunto com o Dr. Brendon Stubbs, um dos principais pesquisadores de atividade física e saúde mental, a Asics realizou uma pesquisa envolvendo 16 países, entre eles o Brasil, que resultou no inédito Índice do Estado da Mente Global. Foram entrevistadas pessoas levando-se em conta representatividade por idade, gênero e região.

As principais descobertas no mundo e no recorte Brasil foram:

Existe uma conexão direta entre os exercícios e a saúde mental. Quanto mais você se move, maior será o seu Estado da Mente.

Enquanto as gerações mais velhas são mais ativas e têm um Estado da Mente mais elevado, os grupos das faixas etárias mais jovens lutam para serem mais ativos impactando dramaticamente em seu bem-estar mental.

As pessoas acreditam que 30 minutos de exercícios são a quantidade mínima necessária para experimentar a elevação da mente, porém a pesquisa da Asics revela que 15 minutos são suficientes.

Outras descobertas

Estado da Mente

  • A pontuação coletiva global do Estado da Mente é de 64/100.
  • Globalmente, as mulheres têm um Estado da Mente menor do que os homens. No Brasil, a percepção é a mesma. E Brasília é a cidade com o Estado da Mente mais elevado.

Níveis de Atividade

  • Em geral, a população mundial realiza 150 minutos de atividades por semana.
  • Mulheres são menos ativas que homens.
  • Caminhada é a atividade mais popular, seguida de corrida e treino cardiovascular.
  • Já no Brasil, os resultados foram de 160 minutos de atividades por semana; mulheres menos ativas que homens; e caminhada é a atividade mais popular, seguida de corrida e treino de força.

Considerando o mundo todo, o Brasil ocupa a sétima posição no Índice de Estado da Mente.

Em média de minutos de exercícios por semana, o Brasil aparece na oitava posição, com 160 minutos/ semana – sendo que homens praticam 180 minutos e mulheres 135.

Somente no Brasil

Desconsiderando Ásia e Oriente Médio, o Brasil tem a maior pontuação em ser: Energizado, Positivo e Confiante.

Se desconsiderada a Ásia, o Brasil tem a dança como a atividade mais popular entre os ativos (14%).

Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Martha Gabriel

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi congue dolor quis elit imperdiet eleifend. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. Nullam at quam mi. Quisque a consequat dolor. Maecenas ac molestie quam, et gravida ante. Pellentesque quis dui rhoncus, maximus justo in, viverra mi. Donec congue orci in ornare tristique. Praesent ut dapibus metus. Duis rhoncus urna non massa rutrum, quis blandit felis mattis. Curabitur in metus et tortor euismod pharetra.