Como ter mais tranquilidade e liberdade financeira para a gestão da sua academia  

Por Leo Cabral, colunista Fitness Brasil

Eu quero te ajudar. O empreendedor do mercado fitness merece ter liberdade financeira e menos estresse em sua vida. Ter a oportunidade de chegar em casa, ter mais tempo para estar com sua família, colocar a sua cabeça no travesseiro e dormir com mais tranquilidade.

Eu sei que o seu dia a dia na gestão da sua academia, estúdio ou box de CrossFit não é nada fácil. São muitas responsabilidades e decisões a serem tomadas em um momento onde vivemos uma instabilidade global devido à crise entre Rússia e Ucrânia, enquanto no Brasil lidamos com a alta da inflação, da taxa de juros, em um ano de eleições.

Ao mesmo tempo, compreendo que o crescimento da concorrência, principalmente, de redes com modelos de negócios low cost, é algo que intensifica sua intranquilidade do que ainda está por vir e quanto isso pode afetar o resultado financeiro da sua empresa.

Em um momento onde as famílias brasileiras estão reajustando o seu orçamento e buscando reduzir seus gastos é natural que paire sobre a sua mente as seguintes reflexões:

– Será que meus clientes irão pedir cancelamento?

– Irão interromper seus contratos antes do fim?

– Será que as renovações de contratos irão diminuir?

– E a minha taxa de visitação, os contatos feitos por telefone, Instagram, Google meu negócio…irão diminuir?

– Será que isso irá diminuir o número de clientes ativos na minha academia?

Organização e planejamento

Todas essas perguntas convergem com um sentimento medo. A incerteza de não saber se o dinheiro que irá entrar no caixa da empresa até o final do mês será suficiente para honrar todos os compromissos, todas as contas, todas as dívidas que a sua empresa precisa pagar. A aflição de pensar que talvez precise sacrificar seu pró-labore, o seu “ganha pão” para não deixar nada pendente para os próximos meses é algo estarrecedor. Isso não é bom, não é justo que você passe por isso.

Como eu disse no meu artigo anterior (Como não faltar dinheiro para pagar as suas contas e investir na sua academia), uma empresa não deveria sofrer para pagar as suas contas mesmo que não entrasse R$ 1 sequer em um ou por mais meses do ano.

Em outras palavras, uma academia organizada e com planejamento financeiro, não depende do bom desempenho da equipe comercial no mês para pagar as suas dívidas. Além disso, não sofre, não fica vulnerável a mudanças não previstas, como por exemplo, alterações climáticas que possam inibir potenciais clientes em visitar sua academia ou mudanças legislativas que possam aumentar seus custos com impostos.

Para que você tenha liberdade financeira na gestão da sua empresa para realizar novos investimentos e não interromper ações ou campanhas para se diferenciar da concorrência…é preciso que você tenha Inteligência Financeira. E para dar esse passo importante, você precisa ter uma ferramenta de gestão financeira que te possibilite ter informações de como foi o desempenho da sua academia nos últimos meses, de como ela está hoje e quais são as projeções de entradas e saídas para os próximos meses. Só assim você poderá analisar essas informações e tomar as melhores decisões.

Por isso, pare imediatamente de utilizar o faturamento como um indicador relacionado a saúde financeira da sua academia e comece a fazer a gestão estratégica do seu fluxo de caixa.

“Mas Léo, como se faz gestão estratégica do fluxo de caixa?”

No próximo artigo eu te conto. Não esqueça de deixar a sua mensagem aqui embaixo para que eu possa saber se te ajudei.

Léo Cabral é profissional de Educação Física de formação, idealizador e CEO da Léo Cabral Consultoria, empresa especializada no mercado de academias e estúdios. Construída sob um alicerce de experiências vividas em uma grande empresa do setor, hoje trabalha para melhorar a qualidade e a profissionalização desse segmento. Seu objetivo é criar e reorganizar negócios, entregando  empresas com estratégias definidas, com modelos de negócios sólidos e força competitiva suficiente para atingir melhores resultados.

Gostou? Compartilhe:

2 thoughts on “Como ter mais tranquilidade e liberdade financeira para a gestão da sua academia  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Martha Gabriel

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi congue dolor quis elit imperdiet eleifend. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. Nullam at quam mi. Quisque a consequat dolor. Maecenas ac molestie quam, et gravida ante. Pellentesque quis dui rhoncus, maximus justo in, viverra mi. Donec congue orci in ornare tristique. Praesent ut dapibus metus. Duis rhoncus urna non massa rutrum, quis blandit felis mattis. Curabitur in metus et tortor euismod pharetra.