Por Almir Marchetti, colunista Fitness Brasil
Sua academia busca diversificar as atividades na natação com aulas especiais, eventos e torneios? Você já mediu a eficácia destas atividades para a retenção e prospecção de alunos? Como incluir estes eventos na programação para que eles também potencializem o aprendizado e a saúde dos praticantes, motivem e criem senso de pertencimento de seu time e tragam resultados para seu negócio?
As atividades extra aulas como eventos, torneios competitivos e aulas especiais, internos e externos, contribuem no processo de fidelização e motivação dos nossos alunos. Elas devem fazer parte de toda organização pedagógica do processo de ensino, desenvolvimento dos nados e capacidade física. Através destes eventos é importante lançarmos desafios, definirmos metas e estimularmos nossos alunos a buscar seu potencial máximo de desempenho e aprendizado.
Sou um apaixonado e praticante da natação em águas abertas. Em 2019 tivemos no calendário mais de 250 provas de natação em praias e represas com público estimado de dois mil participantes. Este ano (pós-pandemia) teremos por volta de 120 competições e a adesão cresce anualmente – já tivemos grandes eventos com mais de três mil participantes. Mas por que falar disto? Porque temos uma grande oportunidade dentro de nossas academias em aumentar o número de clientes organizando equipes de natação em águas abertas para os públicos infantil e adultos. Estas competições promovem a socialização, a autossuperação, melhoram a autoestima e mantém os alunos motivados e participando das aulas.
Tão importante quanto as atividades externas, as ações e eventos internos diferenciam nossas entregas, movimentam a rotina dos alunos na academia e devem ser realizadas ao longo do ano. Aproveite as datas comemorativas (Carnaval, Páscoa, Dia das Crianças, dos namorados, Natal) e celebre com seus alunos através de aulas especiais. Crie ações de prospecção e retenção dos alunos com base nestas datas. Por exemplo: no Dia do Amigo ofereça uma condição especial de matrícula a um amigo de seu cliente. Busque parceiros comerciais que possam auxiliar com brindes, café da manhã, premiação aos alunos participantes.
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Enfim as possibilidades são muitas. Use toda sua criatividade, ofereça aos seus clientes um produto único com programas e rotinas diferenciadas.
Planeje com antecedência, faça suas melhores entregas, acolha e surpreenda seus alunos.
Cultive a excelência e colha prosperidade!
Grande abraço!
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Almir Marchetti é bacharel em Educação Física (UMC), especializado em Fisiologia do Exercício (UNIFESP), Pós-graduado em Administração de RH (Faculdades Anhembi-Morumbi), sócio-gestor da Escola de Esportes Gustavo Borges, Consultor Pedagógico da Metodologia Gustavo Borges
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