Especial: o corpo como forma de expressão; como estimular nossas crianças por meio do movimento

Conhecemos o centro multidisciplinar Baobá, focado em questões relacionadas ao desenvolvimento e comportamento infantil, em São Paulo, e conversamos com a médica Larissa Rezende. Desse bate-papo nasceu esse especial sobre crianças e movimento, que será publicado em duas partes. Confira!

Yara Achôa, Fitness Brasil
1/2/2024

O movimento deve fazer parte da vida do ser humano desde o início. Mas como começar? A partir de que idade estimular? Como a atividade física pode realmente ajudar o desenvolvimento da criança de forma geral? Buscando respostas para esses questionamentos, conhecemos o Baobá, um centro multidisciplinar focado em questões relacionadas ao desenvolvimento e comportamento infantil, que conta com equipe de especialistas em diferentes áreas para um olhar completo e integrado do universo de cada criança.

Ele foi idealizado por um grupo de especialistas, a partir de suas experiências de trabalho conjunto, como um lugar em que fosse possível acolher as crianças e suas famílias, integrar conhecimento e olhares para um diagnóstico e planejamento terapêutico assertivo, além de valorizar e otimizar o tempo de crianças, pais e cuidadores. Uma das fundadoras é a médica Larissa Rezende – graduada em Medicina (USP) e fonoaudiologia (UNIFESP), com residência em pediatria. E a partir de um bate-papo com a médica, nasceu a ideia de um especial para o FitBR News, abordando o tema “o corpo como forma de expressão – como ajudar e estimular nossas crianças por meio do movimento”.

+ IHRSA Fitness Brasil 2024: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram

Hoje publicamos a primeira parte, com essa rica entrevista dada por Larissa Rezende. “Olhar e acompanhar o desenvolvimento de uma criança de forma integral é um processo complexo e único. Requer conhecimento, empatia, acolhimento, dedicação e sintonia entre família, escola e equipe.” Nos próximos dias traremos a visão do profissional de Educação Física Leonardo Furlan, também do Baobá. Confira!

Qual a importância do movimento de forma geral? A partir de que idade podemos começar os estímulos?
O movimento é uma das primeiras aprendizagens da criança, que a ajuda a tomar consciência do que é ela mesma e o que é o mundo, quais os limites entre ela e a mãe, ela e o ambiente.

O primeiro estímulo ao movimento é o toque, é o abraço, porque para proporcionar o desenvolvimento motor é importante que se estimule o sensorial, a percepção. Por exemplo: abertura delicada das mãos do bebê em um carinho; o conter o braço X deixá-lo livre; o se colocar ao alcance das mãos; os objetos na linha média da visão, para que o movimento dos braços se conjugue ao que os olhos vêm (desenvolvimento oculomotor).

O segundo estímulo importante é o dar possibilidade de movimento. Emmi Pikler, pediatra que trabalha em orfanatos na Hungria, tinha uma fala de “liberdade aos bebês” – deixá-los livres para se movimentar seria o melhor estímulo. Os bebês precisam desse espaço de experimentação do corpo, em superfícies seguras (sem risco para quedas ou objetos que possam ser aspirados) e firmes, para que possam sentir essa resistência e viverem experimentações de impulsos e balanços, de resistências, de pequenas dores. Assim, inicia-se o rolar.

Lembramos que o processo de movimento também é de maturação neurológica, pois a mielinização, que acontece no sentido crânio-caudal (da cabeça aos pés) permite que o bebê vá ganhando eficiência e agilidade na comunicação entre os comandos do cérebro e a execução dos músculos (a mielinização é como encaparmos fios condutores, que são os “braços” dos neurônios para levarem a informação do cérebro aos órgãos executores): assim, o bebê sustenta o pescoço, depois ganha controle de tronco. E que ganho já não é essa conquista, pois controlando o pescoço ele pode direcionar o seu olhar conforme os estímulos e desejos. Com o tronco, melhora essa capacidade e, progressivamente, rola, senta, engatinha, caminha!

Agora, ao caminhar, é preciso que pais e cuidadores sejam corajosos: que criem uma proteção, mas que permitam um risco controlado. Um parquinho é um lugar perigoso, escadas, muros, sofás. O bebê vai se tornando criança e conquistando essas possibilidades de experimentar o corpo, arriscar movimentos de pulos, de escaladas, de escorregar, de balançar.

Nessa fase da primeiríssima infância (0 – 3 anos), o maior estímulo ainda é a liberdade assistida e responsiva. O que é isso? É permitir a exploração, protegendo de risco de lesões mais graves; mas também estar presente, incentivando experimentações e comemorando pequenas conquistas – da forma que só o afeto verdadeiro permite que seja feito com segurança e coragem. Na segunda metade da primeira infância (3 a 6 anos) os movimentos mais complexos podem ser ensinados e estimulados. Seja pelos pais e professores, seja para os profissionais especializados – “jogos de rua”, andar de bicicleta, jogos de bola, dança. E para sempre a vivência esportiva passa a ser não só a experiência e aprendizagem do corpo, mas também do coletivo, das regras sociais, da regulação emocional, da flexibilidade cognitiva, da autoconfiança e autoestima, das habilidades sociais.

Como os primeiros estímulos podem impactar a prática de atividade física na vida adulta?
Sabemos que hábitos adquiridos durante a infância não só têm melhores chances de terem sucesso do ponto de vista de qualidade de execução, mas também de se perpetuarem como hábitos incorporados à rotina.

Como ajudar nossas crianças em escolas, academias, clubes?
Houve em décadas passadas, e persiste ainda na nossa, uma priorização das habilidades cognitivas e do trabalho mental, em detrimento da aprendizagem motora. Com isso, passamos a ver crianças em idade escolar ou até mesmo em anos finais do fundamental sem vivências com os próprios corpos. Não estamos falando aqui de não termos atletas ou pessoas com habilidades esportivas específicas, mas de coordenação motora para atividades de vida diária. Crianças que passaram uma primeira infância sem possibilidades e estímulos para experimentar o movimento, e quando apresentadas a atividades esportivas de demandas motoras mais elaboradas, já tinham resistência em participar delas, pois seus corpos não haviam treinado movimentos simples de coordenação e tomadas de risco.

É importante que pais permitam vivências. Mas como sabemos que muito da educação das crianças hoje é delegado a escolas. E em um mercado de trabalho em que ambos os pais trabalham, às vezes. em cargas horárias enormes, as escolas precisam assumir esse papel de maneira mais robusta. E não só discursar sobre a importância da aprendizagem motora ou a importância dos esportes na saúde física e mental, mas permitir que de fato sejam valorizadas no currículo acadêmico, em todos os anos da educação.

Qual a importância de equipes multidisciplinares na formação das crianças? Quem são esses profissionais?
As equipes multi são compostas por profissionais de diversas áreas, que unem conhecimento para proporcionar o melhor desenvolvimento.

Por exemplo, uma criança com dificuldade de socialização (seja dentro de um diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, seja por ser uma criança mais tímida ou ansiosa) pode ter no seu desenvolvimento motor uma barreira ou um facilitador para interação social. Em qualquer um dos casos, os terapeutas podem se utilizar de vivências corporais para proporcionar essas interações. Até porque, na infância, muitas vezes é através do corpo que proporcionamos encontros e diálogos, nas brincadeiras e mesmo nos conflitos!

E a participação dos pais nesse processo: como podem ajudar – mesmo sem nunca terem recebido incentivo? Como incentivar também a participação desses pais na Educação Física da criança?
Os pais são figuras essenciais. Todo e qualquer processo de aprendizagem é mais significativo e facilitado pelo afeto. E esperamos que as principais figuras de afeto de uma criança sejam seus principais cuidadores, usualmente os pais, mas às vezes avós ou tios.

Além de proporcionarem o incentivo direto da criança, também é sabido que muito da aprendizagem na infância é através do modelo. Assim, o exemplo, a vivência real dos pais daquilo a que estão ensinando e incentivando os filhos é de suma importância e muito poderosa.

Leia também
Tecnologia vestível é a tendência fitness nº 1 no mundo para 2024
Excesso de telas na infância pode prejudicar saúde na vida adulta   

O mesmo acontece, por exemplo, com a alimentação. Proporcionar e incentivar alimentação saudável sem a praticar só tem efeito até no máximo 2 anos de idade. Depois disso, se não é parte do hábito alimentar dos pais e da família, a criança vai perdendo a aprendizagem das variedades de alimentos, da moderação e equilíbrio entre classes de alimentos.

O esporte também ajuda na socialização?
O esporte é sempre um grande “professor” para aprender a lidar com seus limites e motivações, com a frustração e a persistência. E o esporte, principalmente o coletivo, é o maior “laboratório” de prática de habilidades sociais. Reconhecer a forma de falar algo, colocando seus pontos sem ferir o outro, conviver eticamente em grupo, ser solidário e generoso com colegas, reconhecer suas fraquezas e potenciais, ser líder e permitir ser liderado – alternando esses papéis com sabedoria e flexibilidade cognitiva, ter compaixão com adversário e com erros dentro da equipe, comemorar as próprias conquistas sem humilhar ou desmerecer o outro: colocar-se no lugar do outro com empatia e compaixão.

As “crianças da pandemia” – nascidos durante a fase mais crítica de isolamento ou que deixaram de ir para escola e iniciaram sua incursão escolar nesse período – apresentam comportamentos diferentes? Educadores enxergam peculiaridades nessas crianças?
Vemos, sim, particularidades nessas crianças, em diferentes lacunas que dependem da fase do desenvolvimento em que se encontravam. O excesso do uso de telas, a falta de espaços públicos e de possibilidades de vivências motoras, a falta de convivência social, as lacunas de aprendizagem… uma das coisas importantes de ressaltar é a assimetria de possibilidades durante esse período. Seja por questões econômicas, seja por particularidades das famílias. Famílias que viveram isolamentos intensos, em diferentes extratos sociais. Famílias que criaram bolhas de vivências e proporcionaram aprendizagens – mesmo que não usuais como da escola. Famílias com pais trabalhando em casa, mas indisponíveis, famílias com pais sobrecarregados e estressados. Espaços físicos de sítios ou casa X apartamentos pequenos. Tudo isso temos que considerar nas particularidades, mas medindo os impactos sociais, não só os diretos naquela criança, mas, mesmo para crianças que tiveram boas oportunidades (de interação e de experiencias com o corpo e de pais presentes), o impacto da inabilidades de seus pares, cada qual em suas particularidades.

Temos um alto número de crianças de agora 10 anos de idade diagnosticadas com dislexia. São realmente disléxicas? Ou tiveram um processo de alfabetização que se completou, mas teve falhas e lacunas e estão agora manifestando essas dificuldades? Ou a privação e a peculiaridade do processo de alfabetização de fato levaram como consequência a um quadro (mesmo que símile) de uma dislexia. Por que isso ocorreria? Porque nem tudo em desenvolvimento é remediável. Alguns estímulos têm de ocorrer em um tempo ótimo. Se não ocorrem nesse tempo, podemos remediar (criar novos caminhos neuronais, por exemplo, o que é um dos focos das terapias diversas), mas não podemos fazer o mesmo percurso natural que teríamos feito caso as vivências tivessem ocorrido em um tempo ótimo – são as janelas de desenvolvimento. Esse conhecimento temos de antes da pandemia.

Como exemplo, temos uma série de estudos com órfãos da Romênia, na década de 80. Bebês que ficavam em berços, sem estímulos visuais, não estimulavam as vias neurais da visão e do oculomotor, ficando estrábicos. Mesmo que esses estímulos fossem introduzidos posteriormente, o estrabismo e as alterações de processamento visuais não eram revertidos. Quais impactos vimos? Muito pequenos. Atrasos motores no marco do desenvolvimentos do primeiro ano de vida. Atraso de fala e linguagem – com excesso de tela. Dificuldades com frustração e com interação social básica na primeira infância. Dificuldades escolares. Dificuldades emocionais – ansiedade e depressão.

Também aqui temos assimetrias a depender das características – traços de personalidade, perfis de funcionamentos – das próprias crianças e de seus pais. Por exemplo: uma criança que poderia nem ter um diagnóstico de TDAH, pois com os reforçadores presenciais, as estratégias (de lugar na sala, de eliminação de ruídos, de reforçadores positivos da atenção) e com possibilidades de gastos energéticos, ela não tinha prejuízos.

Mas vocês podem imaginar que para essa criança foi muito mais difícil ficar confinada a um apartamento ou manter a atenção e resultar em aprendizagem em uma aula pelo zoom. E os diagnósticos de transtornos do desenvolvimento justamente tem que ser pensados à luz dos prejuízos funcionais para aquele indivíduo. E com o retorno presencial essas assimetrias deveriam ter sido levadas em conta por todos, e, na grande maioria das vezes, não o foram.

Hoje vemos com muito mais frequência diagnósticos de dislexia, TDAH, autismo. Pais e educadores estão preparados para entender e atender essas crianças?
Não estão, mas estamos caminhando. Muito melhores nos últimos dois anos do que nas últimas duas décadas, mas ainda a dois séculos de distância de uma educação e de uma sociedade verdadeiramente inclusivas.

Como educadores, o que vocês podem dizer aos pais e aos profissionais de Educação Física dessas crianças?
Sejam sensíveis e empáticos com as particularidades dessas crianças. Jamais julguem como preguiça, como mau comportamento, como má educação, como oposição e ameaça, como incapacidade. É preciso ter um olhar cuidadoso e informado para entender tantas particularidades (e que beleza que somos assim!) do desenvolvimento humano. Depois de ser empático, depois de entender o comportamento, aí ainda temos um longo passo: aprender a ensinar para diferentes formas de aprender. Isso vale para todas as áreas da educação. Sabemos que é difícil, que os recursos, inclusive de tempo – e também de paciência, de energia – são finitos. Mas procurem ajuda se precisar, procurem a família quando ela estiver disposta – escutem sem julgar o que família e outros profissionais têm a dizer. E tentem construir juntos uma forma de ensinar, por mais desafiador que seja. Respeitem os seus limites, mas lembre-se que vocês são os adultos, que assumiram a responsabilidade de ensino. Abracem essa vocação. E que ela seja para ensinar a todos e qualquer um.

Yara Achoa
Author: Yara Achoa

Gostou? Compartilhe:

Passaporte FitBR - Completo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed dapibus tincidunt condimentum. Maecenas vehicula ornare ex ut vehicula. Sed tristique vulputate nibh eu hendrerit. Donec mattis mattis dui quis fermentum. Ut id sem et dui iaculis hendrerit ut eget enim. Suspendisse elementum ex eu mauris dignissim rhoncus. Suspendisse sit amet dui ac leo blandit cursus vel vel orci. Curabitur faucibus ante non felis aliquet, pulvinar tempus massa egestas. Pellentesque non turpis odio. Ut consectetur congue erat a laoreet.

COMPRAR

FDGFFH

GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA; 6 PÓS GRADUAÇÕES (LATO SENSU); MESTRE EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO - UNIMEP; DOUTORANDO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - USJT; Diretor do 1Personal Condicionamento Físico; Coordenador Nacional da pós VALORIZE e INSPIRAR; Autor da 1°Diretrizes de Covid-19 e Exercício Físico pelo Conselho Regional do Estadode SP

Martha Gabriel

CEO da Martha Gabriel Consultoria e professora de Inteligência Artificial da (PUC-SP). Premiada 3 vezes como melhor palestra em eventos nos USA.

Cris Parente

Melhor Personal Trainer do Mundo (2014) - Life Fitness USA – Personal Trainers To Watch, Consultor Técnico SporTV/Portal G1/Bem Estar/Band News/Fox Sports

Luiz Urquiza

Sócio, diretor e presidente da Bodytech Company há mais de 15 anos

Renato Pardini

Formado em educação física, pós-graduado em treinamento personalizado pela FMU. Se especializou e trabalhou em Boston - US. Criador do MP7.

Richard Bilton

Conselheiro fiscal da ACAD Brasil, sócio e presidente da Companhia Athletica

Felipe Alaverce 

Idealizador do Método SIM - Sistemas Integrado do Movimento

Cauê La Scala Teixeira

Graduado em Educação Física (FEFIS-UNIMES), Especialista em Fisiologia do Exercício (CEFE-UNIMES) e em Aspectos Fisiológicos e Metodológicos Atualizados do Treinamento

Renato Basso

People VP

Luiz Antonio Domingues

Mestre na área de performance humana, tem especialização em administração, engenharia e marketing desportivo; escritor e autor de livros, de inúmeros artigos científicos especializados e de matérias para revistas e jornais de circulação regional e nacional.

Márcio Raschoscki

Especialista em condomínios, comentarista da TV Globo, no SP1, apresentador do quadro CBN Morar Bem na rádio CBN, fundador do projeto Sindicolab

Jailma Brito

Sindica profissional em condomínios e clube, misto, comercial e estúdios em SP. Colunista no Sindicolab

Aylton Figueira Jr

Profissional de Educacao física (CREF/SP-00150G); mestre e doutor em adaptação humana e fisiologia do exercício, docente programa de mestrado e doutorado em educação física-USJT, autos de 9 livros e 27 capítulos

Dra Luciana Diniz Nagem Janot de Matos

Doutora em Ciências da Saúde pela FMUSP; Cardiologista e médica referência no Centro de Reabilitação do Hospital Israelita Albert Einstein; Docente da Pós Graduação Strictu Sensu da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.

Everton Crivoi 

Doutor em Ciências pela USP, com estágio em pesquisa na University of Worcester, UK. Pós doutorado pela USP. Especialista em Condicionamento físico aplicado a prevenção cardiológica primária e secundária pelo InCor/ HC/ FMUSP.Preprador físico e consultor no esporte de alto rendimento. Proprietário da CRV Sport Science. Responsável pela preparação física na Ultra Sport Science e no Espaço Einstein Esporte e Reabilitação.

Paulo Gentil

Doutor em Ciências da Saúde, Membro Permanente da Strength and Conditioning Societ, Classificado como um dos maiores especialistas do Mundo em "Força Muscular" e "Treinamento Resistido" pelo Experscape

Julio Papeschi

Professor e coordenador das pós graduações do Instituto Valorize, Gestor de projetots Ultra Invest, Coordenador pedagógico Fitness Brasil/IHRSA 2022

Antonio Arruda

Formado em educação física pela Universidade de Pernambuco e mestre em Bioquímica pela UFPE o professor Arruda possui dezenas de artigos científicos publicados em jornais internacionais e nacionais além de ter um livro publicado.

Alexandre Evangelista

Mestre e doutor em ciências na área da saúde, Autor de 7 livros, Coordenador dos cursos de pós graduação em educação física (Estácio e FMU)

Samir Zetun

VP de Parcerias da Gympass.

Fabricio Boscolo

Doutorado em Educação Física pela UNICAMP. Professor Associado na UFPel, com mais de 200 artigos cientificos publicados e 2 livros sobre Treinamento Intervalado de Alta Intensidade

Mario Sergio

Formado Educação física, Ex campeão Brasileiro de natação, Ex treinador do esporte clube pinheiros de natação, Fundador e diretor geral da RunFun Assessoria Esportiva e da RF metodologia, Fundador e idealizador do projeto social esporte solidário

Antonio Carlos Gomes

Doutor em Ciências do Esporte pela Universidade Nacional de Cultura Física e Esportes da Rússia; Campeão Brasileiro pelo Clube Atlético Paranaense), em 2001, Vice-Campeão Brasileiro, em 2004, e Vice-Campeão da Libertadores das Américas, em 2005; em 2011, foi Campeão Brasileiro pelo Sport Club Corinthians Paulista.Atualmente, é Coordenador Pedagógico da Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico do Brasil (ABT-COB), presidente do Instituto Sport Training, diretor do Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício e Treinamento (CEFIT).

Alexandre Machado

Criador da metodologia VO2Pro de treinamento de corrida de rua

Krom Guedes

Especialização em Treinamento Desportivo- CEFIT Especialização em Fisiologia do Exercício- CEFIT; Especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada a Clínica- EPIMOV-Unifesp.

Dilmar Pinto Guedes

Graduado em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos(1987), Especialização em Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho(1993); Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo(2007). Atualmente é professor titular da Universidade Metropolitana de Santos, professor titular da Universidade Santa Cecília

Valmor Tricoli

Graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFEUSP-1989), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (EEFEUSP-1994), doutorado em Exercise Science and Wellness pela Brigham Young University - EUA (BYU-2000) e pós-doutorado pela School of Exercise, Biomedical and Health Sciences Edith Cowan University, Austrália (ECU-2010).

Charles Ricardo Lopes

Doutor em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade Estadual de Campinas (2010), Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Especialista em Ciências do Movimento Humano pela UNICAMP (1993). Revisor de Períódicos nacionais e internacionais.

João Paulo Pachela

Sócio Diretor da assessoria esportiva Quark Sports e coordenador da Sett Academia; Especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP; Especializando em Metodologia de Treinamento para o Alto Rendimento no NAR-SP

Julio Serrão

 Diretor da EEFE-USP e coordenador do Laboratório de Biomecânica

Mário Pozzi

Coordenador de Performance do Instituto Mood em Campinas; Líder de Conhecimento da AMETRICA Sistema de Avaliação Física; Membro da Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico do Brasil
e Professor da CBF Academy

Rafael Soncin

Doutorado (USP) e Mestrado (UFMG) na área de Biomecânica, Docente de cursos de graduação e pós graduação- Palestrante - Personal trainer

Bernardo Ide

Bacharel em Treinamento Esportivo, Doutor e Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela Unicamp. Realizou seus Pós-doutoramentos na Unicamp e UFTM. Atualmente, é Professor convidado no curso de Pós-graduação Lato sensu em Nutrição Esportiva Funcional da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, parceria com a VP Consultoria Nutricional.

Andre Albuquerque

Mestre em Educação Física (biomecânica); Autor do livro Biomecânica Prática no Exercício Físico; Coordenador de Pós-graduação e palestrante internacional; Diretor da Biomekhane, seu objetivo é compartilhar a biomecânica de uma maneira fácil e aplicada com foco na valorização dos profissionais da área.

Mario Charro

Graduado em Educação Física (EF), Especialista em Musculação e Mestre em Biotecnologia. Atua como docente na Graduação em EF nas Faculdades FMU e USCS e com a Coordenação Pedagógica dos Cursos de Pós Graduação na Área de EF da FMU. Conselheiro do CREF4-SP

Gustavo Zorzi

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e membro do grupo de pesquisa em performance humana (UNIMEP). É graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela ESEF Jundiaí(SP). Especialista em Musculação e Condicionamento Físico (UniFMU), Fisiologia do Exercício (UGF) e Biomecânica da atividade Física e Saúde (UGF). Escritor, Docente, palestrante, personal trainer e professor Faixa Preta de Jiu-Jitsu 4º grau.

Raphael Carvalho

Doutor e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), especialização em Fisiologia do Exercício: Fundamentos para Performance, Reabilitação e Emagrecimento pela UFSCar, graduado em Educação Física pela Universidade de Ribeirão Preto

Edina Camargo

Doutora Especialista em Exercício Físico para mulheres

Luis Carlos Oliveira

Assessor técnico-científico do Programa Agita São Paulo - Sec. de Est. da Saúde, membro da comissão org. do Simpósio Internacional de Ciências do Esporte

Luciano D'Elia

Percursor do Treinamento Funcional no Brasil e Diretor Técnico do Core 360º

Leônidas Oliveira

Professor da UFRN; Dr. em Saúde Coletiva.

Valcir Pinter

Especialista em tecnologia aplicada à atividade física e diretor executivo da BPM Performance - Selfloops Brasil.

Giva Matias

Personal trainer e empresário, CEO do grupo HIIT2O com alunos em 26 países e mais de 100 mil vendas on-line.

Wagner Favale

Maior referência em exercício no combate a dor no Brasil

André Bandeira

Diretor de Operações - Polar Electro Ou. Especialista em  Gestão Estratégica, Comercial e de Pessoas.

Waldecir Paula Lima

Mestre em Ciências da Saúde e Doutor em Biologia Molecular, Celular e Tecidual (Instituto de Ciências Biomédicas/USP).

Dudu Netto

Presidente da Câmara de Academia e Afins do CONFEF

Luis Canevari

CEO e Fundador TRENDX E GOPER

Luiz Carnevalli Jr.

Diretor Técnico LATAM do grupo Bio Ritmo/ Smart Fit de academias.

Flavio Lima

Sócio fundador da Academia de Natação - AquaFan. Primeira formação em Educação física, com Especialização em Natação.

Pierre Barbosa

Formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, criador do Instituto do Alívio e do MQV (Mapeamento da Qualidade de Vida).

Ivan Martinho

General Manager (CEO) - Latin America na World Surf League.

Igor Conterato

Doutor em Epidemiologia em Saúde Pública (USP)

Andre Nessi

Professor da UAM e Diretor do Instituto de Massoterpia NESSI. Trabalha com Quiropraxia e Técnicas de Massagens para SPA e Academias. 

Luis Amoroso

Arquiteto e empresário com mais de 35 anos de experiência no mercado de academias.  Desenvolvedor, desde a reestruturação operacional ao planejamento e montagem de academias no Brasil e no exterior.

Fernando Nero

Esta a frente da nova Holding ULTRA especializada em franquias Fitness entre BIG GYM ULTRA e STUDIOS como Spider Kick, BYD, Leven, Ride State e The Flame. Sua trajetória profissional se destaca, a Fundação e consolidação da marca Bluefit.

Thiago Somera

Diretor de Supply Chain da Smartfit

Vitor Barrela

Diretor financeiro e Co-fundador da  Academia LEVEN.

Marcos Motta

Advogado, professor e palestrante em temas ligados ao mercado do esporte e do entretenimento.

Zeina Latif

Consultora econômica com mestrado e doutorado em Economia pela USP. Foi economista-chefe da XP e antes disso trabalhou no Royal Bank of Scotland, ING, ABN-Amro Real e HSBC. É colunista do O Globo.

Marcel Gandra

Sócio e Diretor Comercial do GRUPO ULTRA; 26 anos no setor fitness, com grande atuação em franquias e expansão de redes de academia. Bacharel em Esportes (USP) e Pós-graduado em Adm Contabil e Financeira (FAAP).

Artur Monteiro

 Empresário Digital, investidor anjo de startups e mentor de empreendedores digitais

Léo Cabral

CEO Léo Cabral Consultoria, criador do Personal Thinkers e especialista em Inovação Estratégica e Inteligência Financeira para o mercado fitness.

Rodolfo Raiol

Especialização em fisiologia do exercício e em treino desportivo

Patrícia Totaro

Referência no mercado internacional de arquitetura  para academias. Sua Arquitetura é conceituada com a aplicação  de conceitos de marketing  e design thinking.

Artur Hashimoto Inoue

Criador do primeiro curso de capacitação em Treinamento Funcional para Cadeirantes, em parceria com o Core 360°

Cida Conti

CEO na FIT.PRO - Fitness Programas, há mais de duas décadas formando e desenvolvendo Programas de Coreografia Profissional

Eduardo Cadore

Mestre e Doutor em Ciências do Movimento Humano

Robinson Kennedy

Formado em Licenciatura Plena em Educação Física pela FEFISO. Diretor de Programa Les Mills Brasil. Palestrante e Delegado Seccional do CREF-04/SP, atua como Instrutor de Ginástica Coletiva há 27 anos.

Roberta Gaspar

 Bacharel e Mestre em Educação Física pela EEFE- USP. Atua há 10 anos no atendimento de pessoas com lesões neurológicas e amputações. Foi coordenadora técnica do Centro de Recuperação Neuromotora Acreditando.

Mauro Guiselini

Licenciado e Mestre em Educação Física pela USP. Doutor em Ciências do Movimento Humano na UNIMEP.  Foi colaborador do Programa Bem-Estar da Rede Globo, do Programa Mundo Fitness da Sport TV/Rede Globo.

Abdallah Achour Jr

Professor doutor Universidade Estadual, de Londrina

Pedro Alcantara

Responsável por grandes programas de reformas arquitetônicas: Extreme Make Over, Pesadelo na Cozinha, além de  Casamento às Cegas, Master Chef Class, Mega Store Cacau Show, Riachuelo e Resort Bendito Cacau Spa by TXAI.

Marcos Tadeu

Diretor da Alliance Fitness. Representante da MXM/Medallia no Brasil, organizador e Co-autor do livro Gestão da Experiência do Cliente em Academias.

Robson Bicudo

Especialista em Recreação. Atualmente é docente no curso de Educação Física na FMU com mais de 30 anos de experiência no mercado de recreação e entretenimento.

André Leta

Professor de Educação Física UFRJ. Mestrado em Biociência da Atividade Física UFRJ com MBA em Gestão de Negócios - IBMEC. Atua a mais de 35 anos de no Mercado de Fitness e Wellness. 

Paula Aragão

Consultora Fiscal há 8 anos; Especialista em Impostos Indiretos; Contadora e pós graduada em Gestão Tributária.

Enrico Ferrari

CEO e Fundador da Mormaii Fitness e Membro da Comissão de Saude, Beleza e Bem Estar da ABF.

Paulo Jaouiche

Profissional de Educação Física e Advogado - Consultor Empresarial na empresa Saba Wellness. Management e Coordenador Geral da Valor do Brasil Advocacia e Consultoria Empresarial.

Ivete Gama

Sócia e Head de Planejamento da Agência HSTK Marketing

Daisy Motta

Pós doutorado na UFMG e colunista no programa Vida Ativa na rádio CBN BH

Yara Achoa

Jornalista há 33 anos, especializada em esporte, fitness, saúde, bem-estar; atualmente editora do FITBR News; corredora há 17 anos, ama as longas distâncias e tem 10 maratonas completadas

Peter Thomas

 VP de Vendas e Marketing do EVO (W12),  atua há 20 anos como empresário e gestor de academia. Já gerenciou diversos modelos de academia como boutiques, tradicionais, low cost e rede de franquias. 

Fabio Ceschini

Criador da maior plataforma de cursos online (viajando pela fisiologia); CEO do CBEFIS (Centro brasileiro de educação física); escritor, palestrante

Fabio Gurgel

CEO Alliance Jiu Jitsu Licenciamentos e Instituto Alliance BJJ.

Tania Rodrigues

Sócia fundadora da RGNutri, pioneira em nutrição esportiva, coautora das Diretrizes de Nutrição Esportiva pela Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva e fundadora e ex presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva. É colunista do programa Fôlego, da Rádio Bandeirantes e convidada frequente do Programa Bem Estar, da Globo. Faz parte da Câmara Técnica dos Conselhos Regional e Federal de Nutrição e da Associação Brasileira de Nutrição. Atualmente também lidera frentes de estudo em nutrição para o envelhecimento saudável com mestrado em Gerontologia Social pela PUC – SP.

Max Haetinger

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/Portugal é especialista em Criatividade, Consultor em Educação e Gestão.

Murilo Dátilo

Graduado em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (2008), Doutor (2015) e Mestre (2011) pela Universidade Federal de São Paulo, Pós-Graduado em Nutrição Desportiva e Qualidade de Vida pela FEFISA (2009). É membro do corpo diretivo da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE) e fundador do Instituto Brasileiro de Nutrição Esportiva (IBNESP).

Leonardo Borges

CEO Pacto Soluções Tecnologicas.

Eduardo Reis

Nutricionista Especializado em Fisiologia do Exercicio Treinamento e Performance e Pós Graduando em Medicina Esportiva pelo CEFIT, o Nutricionista Eduardo Reis está no mercado de Suplementos desde 2001, com posterior formação. Auxilia e prepara atletas de diversos esportes como Bodybuilding, Powerlifiting, Ciclismo, Tênis, CrossFit, Corridas entre outros

Gabriel Cunha

CEO e Fundador na Posto 011.

Patricia Lobato

Graduada em Educação Física e pós-graduada em Ciências da Atividade Física, Saúde e Envelhecimento pela Faculdade de Medicina da USP; Sócia Diretora da FITNESS SOLUTINS CONSULTORIA.

Murilo Guerra

Proprietário e Diretor na Aeróbica Centro de Orientação Física. Professor e palestrante na Palestra & Provocações.

Alessandro Mendes

Líder dos Arqueiros Inteligência Competitiva, CEO da Idealizei Inovação Estratégica, Expert em Posicionamento de Mercado, Mentor de Empreendedorismo, Facilitador Master do Empretec Sebrae.

Andrea Vidal

CEO da Fitness Mais e Profissional de Educação Física com MBA em Gestão de Pessoas e RH e Formação no Programa Metanóia.

Almir Marchetti

Sócio gestor da Escola de Esportes Gustavo Borges

João Paulo Moura

Gerente de Marketing e Vendas na Metodologia Gustavo Borges com MBA em Gestão Comercial na FVG.

Edgard Corona

Vice Presidente ACAD Brasil e CEO do grupo SmartFit e Bio Ritmo

 Carla Montenegro

Profissional de educação física Sênior e coordenadora de ensino do Hospital Israelita Albert Einstein

Caio Graco

Diretor Executivo na Empresa Double H - Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial.

Roberta Rica

Pós Doutora em Ed. Física e Professora Pós Graduação

Guilherme Moscardi

Gerente Técnico na Les Cinq Gym e Embaixador "Xô Sedentarismo".

Denis Foschini

Gestor de academias e CEO da Precision Wellness

Danielli Mello

Doutora em Educação Física e Especialista em Termografia no Esporte

Lyana Bittencourt

CEO Grupo BITTENCOURT, Co Fundadora STREAMSHOP, Embaixadora Capitalismo Consciente, Líder Franchising Consciente, Focada em Inovação, ESG e Expansão.

 Leonardo Carvalho

Bacharel em educação física Mestrado - UNICAMP, Doutorando -UNICAM e Idealizador do Corpo e Ciência

Alexandre Ostrowiecki

Administrador de empresas pela FGV, com MBA pelo Insper e OPM pela Universidade de Harvard. Atualmente, é Presidente da Multilaser, uma das maiores indústrias eletrônicas do país. 

Vinicius Concon

Bacharel em educação física; Especialização em fisiologia do exercício e treinamento esportivo; Mestrado - UNICAMP; Personal Trainer desde 2015 e Idealizador do Corpo e Ciência

João Riva

Empresário, Business coach e CEO da GymFlix Academia

Suzana Silva

Campeã brasileira de simples e duplas em várias categorias infanto-juvenis e sênior. Graduada em Educação Física pela USP; Diretora da Suzana Silva Tênis, sediada no Hotel Transamérica São Paulo.

Grazzi Favarato

Especialista em LPO como preparação física, docente do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB)

Marcelo Carvalho

scritor; professor de pós-graduação em Medicina do Exercício e do Esporte; Professor de pós-graduação em cinesiologia e biomecânica; Professor de pós-graduação em nutrologia esportiva; Preparador físico do COB.

Giancarlo Oliveira

Sócio Diretor da Somax vendas.

Luis Claudio Bossi

Autor de 8 livros nas áreas de musculação , funcional e HIIT

Eloi Gimenez

Especializado em Nutrição Esportiva e Fisiologia do Exercício.

Renata Maia

Gerente de Marketing - Grupo Ultra.

Camila Abdelmalack

 Formada em Economia e ex comentarista da Jovem Pan.

Marzo Grigoletto

Pesquisador referência internacional em Treinamento Funcional

Newton Nunes

Prof. Dr. no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Instituto do Coração de SP

Nikolas Hessel

Especialista em lançamento de infoproduto e negócio digital. Lançador digital que foi responsável por gerar mais de 9 milhões de reais nos últimos anos com produtos digitalis.

Marcelo Capella

Criador das metodologias Gracie Functional e Mar Funcional

Josenei Braga dos Santos

Palestrante, autor de livros, Coach Postural de Pessoas Comuns, Atletas e Modelos e Professor de pós-graduação pelo Brasil (Estácio de Sá, Horus, Unifatea e USCS)

Alexandre Greco

Gestor de Marketing Digital e Vendas Online e Diretor da Greco Fitness Digital.

Meg Mendonça

Mestre em Educação Física pela USP, bailarina profissional e coreógrafa

Ellen Mendes

CEO na Empire Web - Aceleradora de negócios digitais.

Flavia Rucelle

Arquiteta especialista em gestão de projetos para academias; criadora no método FR3R; sócia-fundadora das empresas FR Arquitetura Fitness, FR Construções e UP na Academia.

Sara Rodrigues

Especialista em Reabilitação e Exercício Físico nas Lesões e Doenças Musculoesqueléticas

Flávia Brunoro

Psicóloga e Administradora de Empresas. Diretora de Pessoas e Operações da Rede de Academias Competition.

Thiago Fukuda

Fisioterapeuta, mestrado, doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Fabio Cantizano

Fundador e Diretor Executivo do GCAPE - Coautor do primeiro livro do mundo sobre gestão da experiência do cliente em academias.

Leandro do Prado

Tem mais de 15 anos de experiência em projetos web no Mercado Fitness. Certificado em Google Adwords, Analytcs, Youtube, Facebook Ads e Instagram pela Best Talent Marketing. Especialista em Criação de Web Sites e Estratégias de Marketing Digital para Academias e Personal Trainers.

Bruna Massaroto

Fisioterapeuta tem experiência na área de Fisioterapia e Reabilitação Esportiva, Treinamento Funcional, Técnicas de Liberação Miofascial Instrumental, Manual.

Marccelo Tuccio

CEO na BTM360 e Sócio Proprietário da Action 360°.

Alan Marques

Empreendedor, apaixonado por inovação e tecnologia

Rafael Miranda

Referência em Marketing e Vendas para Personal Trainers. Palestrante Internacional e autor de 5 livros em Gestão de Carreira para Personal Trainers.

Raquel Kabbani

Arquiteta, responsável por 20 assinaturas à rede Bio Ritmo no Brasil e com implantação no México; criadora do conceito às redes Smart Fit, Blue Fit, Force One e Ride State.

Fernando Recco

Desenvolvedor do Programa Saúde Plena e diretor na Corporate Wellness Brasil.

Persio Schiapim

Sócio fundador Scelta Academia e Sócio Diretor  da Personal Saúde

Thais Almeida

Mentora de Desenvolvimento de Negócios, 20 anos de experiência em gestão de negócios fitness, Fundadora da Escola Gestão Fitness e da Universidade do Empreendedor.

Fernando Tadeu

Consultor associado na Ideal Gestão de Academias

Cris Santos

Mestre em RH, MBA em gestão de pessoas, é autora de 2 livros sobre pessoas e liderança. Fundou a BrainFit, consultoria de RH e Negócios. É especialista em Assessment DISC, Headhunter e DHO.

Tavicco Moscatello

Professor, palestrante e estrategista do setor fitness. Há mais de 2 décadas ajudando personais trainers a melhorar seu métodos técnicos e mercadológicos.

Natalia Luna

Formada a 15 anos em Fisioterapia e idealizadora do Curso Pilates Clínico Funcional

Riccardo Rambo

Treinador de esporte de alto rendimento - desenvolvimento e aperfeiçoamento

Leonardo Lima

Coordenador Nacional da pós VALORIZE em Treinamento de Força e de Personal Trainer, doutorando em educação física - USJT.

José Wilson Andrade

Membro da SBOT Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Aderson Loureiro

Doutor em Biomecânica e proprietário da Advisory

XPTO

GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA; 6 PÓS GRADUAÇÕES (LATO SENSU); MESTRE EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO - UNIMEP; DOUTORANDO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - USJT; Diretor do 1Personal Condicionamento Físico; Coordenador Nacional da pós VALORIZE e INSPIRAR; Autor da 1°Diretrizes de Covid-19 e Exercício Físico pelo Conselho Regional do Estadode SP

Jonato Prestes

Doutor em Ciências Fisiológicas e Especialista em Treinamento Desportivo

Christiano Bertoldo

Doutorando na Faculdade de Ciências Médicas - UNICAMP e Professor de pós-graduação

Belmiro Freitas de Salles

Professor, pesquisador e treinador

Noara Pozzer

Empresária, treinadora de times de alta performance, com mais de 18 anos de experiência.

Carlinhos California

CEO da Rede academias California;

Adriano Freitas

Estrategista Digital e Mentor e Host do Podcast UrbanCast.

Guille Vélez

 Diretor Executivo da Mercado Fitness – América Latina

Paulo Akiau

 Presidente da EVO na ABC Fitness

Ciro Bottini

Mais de 40 anos de vendas na TV e na web. O maior vendedor do Brasil!

Flávio Canto

 Judoca, medalhista olímpico, empresário, Fundador e diretor do Instituto Reação.

Julian Rud

 Consultor psicológico; palestrante e empreendedor

Marcelo Vianna

Diretor de Operações na Bodytech Company

Diogo Corona

Comanda o desenvolvimento da TotalPass no Brasil, México e sua expansão para a América Latina.

Daniel Goldfinger

CEO da Kikkin, absorveu uma operação estratégica de uma health tech para operação no Brasil. Duas décadas de experiência em posições de alta liderança em organizações nacionais e no exterior.

Ricardo Graicer

Atualmente é responsavel pelo time de expansão e customer success na ClassPass Brasil.

Rodrigo Oliveira

Diretor de Parcerias e colaborador do Gympass na busca por transformar o bem-estar universal.

Gustavo Almeida

Graduado em publicidade (ESPM), especialista em gestão de projetos (FGV), MBA em Marketing de Serviços (FIA), é Diretor Executivo da Fitness Brasil.

Gizele Monteiro

 Maior especialista em diástase do Brasil, com 26 mil alunas em mais de 70 países

Bianca Gama Pena

CEO da Gama Assessoria e Fundadora do eMuseu do Esporte

Ricardo Cruz

Fundador da B2F , é consultor em vários países da América Latina

Rogério Soares

Especialista em Marketing pela Madia Marketing School, proprietário da Rubel Escola de Natação e Consultor

Carol Ghorayeb

Expert em gestão da experiência e de serviços.

André Lago

Empresário, Business coach e CEO da GymFlix Academia

Jober Chaves

Empresário e cofundador da Universidade do Inglês com mais de 53.000 alunos.

Carlos Alberto Júlio

 É um dos mais renomados palestrantes do Brasil, além de Mentor profissional de vários Presidentes de Empresas e Facilitador Certificado do YPO.

João Barbosa

Co-fundador do Gympass e vice-presidente de parcerias da plataforma.

 Marcelo Affonso

Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida – RJ

Rafael Moraes

Diretor Comercial da Pacto Soluções com 8 anos de experiência no mercado de vendas, SaaS e dados.

Camilo Alves

Diretor Técnico da Run Fun Assessoria Esportiva, treinador de corrida há 11 anos

Felipe Bianchessi

Advogado e Consultor Jurídico Especializado em Academias, Fundador do AcadJuris e atual Diretor Jurídico do Sindacad/RJ.

Alexandre Osório

Empreendedor, filósofo e palestrante internacional

Rogério Aranda

 Fundador e CEO da WeHelp. Mais de 10 anos atuando como gestor da experiência de clientes

Junior Crocco

CEO na Blitzpay , única plataforma digital que integra ciência, tecnologia e a arte de construir em alta velocidade empresas com impacto global. Mentor em negócios digitais.

Raquel Sapone Ceschini

Criadora da plataforma de cursos Viajando pela Fisiologia; Criadora da editora VPF; CEO do CBEFIS cursos de pós-graduação

Betina Dantas

Criadora do método Ballet Fitness

Cau Saad

Diretora do Instituto Cau Saad e Especialista em Movimento

Paulo Junqueira

 Criador do Método Superioga, método de fortalecimento físico e mental presente em todos os estados do Brasil.

Mônica Tagliari

 Professora de Educação Física, especialista em Qualificação para Profissionais em Ginástica de Academia

Dr Sâmia Hallage

 Psicóloga Clínica e Esportiva do Espaço Einstein de Esporte e Reabilitação. Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP,Psicóloga do Comitê Olímpico Brasileiro. Psicóloga de atletas olímpicos como Diego Hypólito, dupla Alison e Bruno, Alison e Emanuel, Maria Elisa e Juliana, Seleção feminina de voleibol, seleção masculina de basquetebol, entre outros.

Gustavo Carvalho 

43 anos, Relações Institucionais do Comitê Paralimpico Brasileiro, Jornalista com MBA em Marketing pela FGV. Participou como integrante da delegação brasileira das últimas seis edições de Jogos Paralímpicos (2000, 2004, 2008, 2012, 2016 e 2020), além de voluntário do COB nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000. Começou a praticar corrida de rua oficialmente em 2013, na prova de 5 Km “Rock and Roll Marathon” em Chicago. Dois anos depois, debutou nas provas de 21 km, na Meia Maratona de Nova York. No mesmo ano, em outubro de 2015, fez a primeira maratona em Chicago, estreando nas Majors. Desde então, foram 7 maratonas (Chicago, Berlim, Rio, Nova York, Porto Alegre, Boston e Tóquio), além de diversas outras provas.

Robson Santos

Empresário do setor de Saúde; Ex-Sócio e cofundador da rede Bluefit de academia; Graduado em Educação Física

Tibério Lemes

Pós-graduando em Marketing pela USP. Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais - Florianópolis/SC. Sócio da Pacto Soluções, onde atua como Diretor de Marketing.

Fabio Saba

Mestre em Educação Física pela USP; Diretor de Educação na Fitness Brasil

Reury Frank

Professor de E. Física - USP, Nutricionista - UnG (Universidade de Guarulhos), Mestre e Doutor (ICBUSP), Docente do Curso de Educação Física (USP)

Monica Marques

Diretora da ACAD Brasil, Diretora técnica e sócia proprietária da Companhia Athletica e Membro da IHRSA

Marcelo Saldanha

Professor de Educação Física (USP), Nutricionista (UnG), Mestre e Doutor (ICBUSP), Docente do Curso de Educação Física e Saúde (USP)

Douglas Waltricke

CEO da Next Fit

Smailli Moraes

Ana Beatriz Barrella

Membro da diretoria da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva; Nutricionista do Esporte Clube Pinheiros – atendimento a atletas mulheres ( base e adulto do alto rendimento).

Giovanne Ramos

Sócio e diretor de growth na Pacto Soluções

Franklin Rodrigues

Consultor e proprietário

Felipe Titto

Ator, empresário e apresentador de televisão brasileiro

Vitor Rodrigues

CTO na equal | BI & Data Engineering

Ailton Mendes

Presidente ACAD Brasil. Empresário e fundador da rede de academias AMS Xperience

Herbert Oliveira

Profissional de Educação Física, pós- graduado, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).Palestrante pelo SEBRAE MG e SEBRAE PR