Treinos ao ar livre no verão exigem atenção

Os dias quentes e ensolarados convidam à prática de exercícios outdoor. Mas são necessários cuidados com proteção e hidratação. Veja o que fazer

Yara Achôa, Fitness Brasil
12/1/2022  

O verão chegou há algumas semanas. Mesmo que em algumas regiões a chuva ainda teime em aparecer, o calor e sol estão por aí animando para uns bons treinos outdoor. Mas é preciso redobrar os cuidados na hora de praticar atividades ao ar livre.

O preparador físico Marcos Paulo Reis, diretor da MPR Assessoria Esportiva, de São Paulo, chama atenção para alguns cuidados e dá dicas simples para treinar na estação mais quente do ano, sem comprometer a saúde e a performance.

1. Fique atento ao horário. Exercite-se nos momentos mais amenos do dia: nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde.

2. Nunca saia para correr ao meio-dia – nem com toda proteção do mundo. Você só iria se desgastar – e a ideia é que o exercício lhe proporcione bem-estar.

3. Procure se exercitar em parques ou locais arborizados e com sombra.

4. Use roupas leves e claras e boné ou viseira.

5. Aplique protetor solar nas áreas expostas do corpo.

6. Prepare um esquema de hidratação para seu treino: se não tiver uma base de apoio para pegar um copo de água, providencie um cinto que você possa carregar uma garrafinha ou leve dinheiro para comprar uma bebida pelo caminho.

7. Beba água durante o dia todo e não só no período de treino.

8. Nos dias quentes, seu rendimento tende a cair. Diante do calor seu corpo suporta menos tempo de exercício e em menor intensidade. Fique atento a isso e não exija demais de você mesmo.

Fotos Lucas van Oort, Steven Lasry e Bluewater Sweden/ Unsplash

Leia também

Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Martha Gabriel

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi congue dolor quis elit imperdiet eleifend. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. Nullam at quam mi. Quisque a consequat dolor. Maecenas ac molestie quam, et gravida ante. Pellentesque quis dui rhoncus, maximus justo in, viverra mi. Donec congue orci in ornare tristique. Praesent ut dapibus metus. Duis rhoncus urna non massa rutrum, quis blandit felis mattis. Curabitur in metus et tortor euismod pharetra.