Longevidade: os 90 anos serão os novos 40

Michael Roizen, diretor de bem-estar da Clínica Cleveland, em Ohio, Estados Unidos, aposta em um envelhecimento saudável graças aos avanços da medicina e do bem-estar

Yara Achôa, Fitness Brasil
13/1/2022

Em recente entrevista ao site Spa Business, o diretor de bem-estar da Clínica Cleveland, Michael Roizen, falou que está em andamento uma grande mudança em relação à longevidade na próxima década. “A medicina e a saúde pública ampliaram a expectativa de vida média – por meio da higienização e imunização inicialmente, depois pelo manejo de doenças crônicas – em cerca de 2,5 anos a cada dez anos desde 1890. No passado, dizíamos que os 60 anos seriam os novos 40. Mas em um futuro próximo, poderemos chegar aos 90 anos com uma idade fisiológica de 40. Há 80% de chance de que isso aconteça até 2035”, revelou.

Roizen tem trabalhado em um aplicativo para ajudar as pessoas a entenderem isso e mostrar como as escolhas que fazem hoje podem impactar no futuro. “A coisa mais importante a aprender é como gerenciar o estresse. O estresse envelhece você em todos os sistemas, do sistema cardiovascular ao cérebro”, alerta.

Aposta no bem-estar

Anestesiologista por formação, famoso por desenvolver o conceito Real Age e autor de vários livros, ele diz que a indústria do bem-estar tem papel importante para ajudar a população a combater o estresse. “Muitas coisas que começam no espaço de bem-estar demoram um pouco para fazer parte da medicina ocidental convencional – mindfulness e recorrer a nutrição para mudar a saúde cardiovascular, por exemplo.”

Para uma longevidade saudável, portanto, é preciso investir em boa alimentação, prática constante e orientada de atividade física, cuidados de bem-estar (que incluem corpo e mente) e acompanhamento médico para prevenção e tratamento de eventuais problemas, entre outras coisas. Quanto mais cedo começar, melhor. Mas seguir essas orientações a qualquer tempo, sempre trará ganhos.

Que venham os 90 com muita saúde e disposição!

Foto Ravi-Patel, Logan Weaver/ Unsplash

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat