Pergunte ao especialista: “Para definição muscular, além dos treinos, é preciso usar suplemento?”

Quem responde é a nutricionista Tânia Rodrigues, sócia fundadora da RGNutri, pioneira em nutrição esportiva, coautora das Diretrizes de Nutrição Esportiva pela Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva

Yara Achôa, Fitness Brasil
2/3/2022

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Pergunte ao especialista

Quero definir meus músculos. É preciso consumir algum tipo de suplemento em conjunto com os treinos de musculação?

Vamos falar de treinamento de musculação com objetivo de diminuição de gordura e definição muscular. O tipo de treino e a alimentação são pilares importantes nesse resultado. A alimentação, em especial, deve ter quantidade calórica suficiente para cobrir as necessidades do treino. Essas calorias devem ser compostas por todos os nutrientes – macro-nutrientes que fornecem calorias como carboidratos, proteínas e gorduras, em quantidades adequadas de tal forma que se tenha a recuperação muscular, a produção de energia e sem excedentes para que evite, assim, o ganho de gordura corporal. Mas não deve ser muito aquém das necessidades, para que se garanta a evolução, recuperação e desenvolvimento muscular.

Quando a gente fala de nutrição, quando se pensa em adequação calórica e as quantidades dos macro-nutrientes, especialmente agora fazendo um recorte do plano alimentar para proteínas e carboidratos, é natural que se tenha dúvida da necessidade de suplementos. Não, não há necessidade. Se a dieta puder contemplar quantidades e distribuição de carboidratos e proteínas suficientes para o treinamento, a suplementação não se faz necessária. Porém, a suplementação, principalmente de carboidrato e proteína, pode ser um auxiliar na adequação das quantidades – e, além disso, a facilidade de ingestão desses nutrientes que são importantes para o processo de treinamento e, portanto, definição muscular.

Alguns aminoácidos, ainda sem comprovações científicas robustas, que possam comprovar a eficiência desse resultado de treinamento, não precisam entrar. Alguns outros aminoácidos que tenham alguma comprovação podem ser encontrados nas proteínas. Portanto, o uso de suplementos que não sejam proteínas e carboidratos, estamos falando dos aminoácidos isolados e combinados, devem ser orientados pelo nutricionista para que haja uma avaliação correta da necessidade e da quantidade a ser ingerida.

Por outro lado, não classificado como aminoácido, mas como um composto importante na produção de energia, temos a creatina. Talvez em um segundo ou terceiro momento deste treinamento, a creatina possa ser também um auxiliar no ganho de força. Portanto, em treinamento mais adequado e consequentemente uma definição muscular. Importante: qualquer orientação para suplemento deve ser feita por um profissional para que se tenha o resultado esperado.

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Tânia Rodrigues é sócia fundadora da RGNutri, pioneira em nutrição esportiva, coautora das Diretrizes de Nutrição Esportiva pela Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva e fundadora e ex-presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva. Tem mais de 30 anos de experiência atendendo atletas olímpicos, profissionais e amadores de diversas modalidades. Atualmente também lidera frentes de estudo em nutrição para o envelhecimento saudável com mestrado em Gerontologia Social pela PUC – SP

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Fotos: AdobeStock e Divulgação

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Martha Gabriel

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