A indústria fitness e o papel de colaborar com prevenção de doenças

Relatório lançado no Reino Unido fala da importante conexão que deve existir entre centros de atividade física e mecanismos de prescrição social

Yara Achôa, Fitness Brasil
15/2/2022

Todo mundo sabe que adotar uma vida saudável é uma das melhores formas de se cuidar para evitar ou minimizar a maior parte das doenças. E a atividade física está inserida nesse contexto de prevenção. Partindo desse ponto, o governo do Reino Unido deve encorajar – e facilitar – que médicos e outros profissionais de saúde encaminhem seus pacientes para academias de ginástica, a fim de reduzir a pressão sobre os serviços de saúde.

Um relatório lançado em janeiro apela a que os health clubs, centros de lazer, ginásios e piscinas atendam mais pessoas por meio do mecanismo de prescrição social. Chamado de Leading the Change: Social Prescribing Within the Fitness And Leisure Sector (Liderando a Mudança: Prescrição Social no Setor de Fitness e Lazer), o trabalho apresenta recomendações para membros, parceiros e gestores para aumentar o papel do setor no sistema de saúde.

Prescrição social refere-se ao uso de “bens da comunidade” (por exemplo, organizações locais, instituições de caridade, eventos, grupos) para enfrentar desafios “não médicos” (por exemplo isolamento, luto) que podem afetar a maneira como as pessoas se sentem física e psicologicamente.

Publicado pelo UK Active Research Institute, o relatório traz recomendações para desenvolver e aumentar a prescrição social. Isso inclui ampliar a conscientização sobre o papel das instalações de atividade física e as oportunidades de prescrição que elas oferecem no gerenciamento das condições de saúde a longo prazo. Também pede que mais instalações sejam conectadas às redes comunitárias existentes – a fim de fornecer mais opções para parcerias intersetoriais.

Huw Edwards, CEO da UK Active, diz que o setor de fitness e lazer já desempenha papel importante na saúde da comunidade, fornecendo reabilitação de COVID-19 e condições cardíacas, pulmonares e musculoesqueléticas, além de fornecer 66% das necessidades de saúde do país.

“À medida que nosso serviço de saúde sofre pressões ainda maiores e aumentam as necessidades de tratamento, é essencial que olhemos de maneira diferente como a atividade física relacionada à saúde pode ser realizada em academias e centros de lazer em nossas comunidades. Publicamos este relatório em um momento crítico para o futuro da saúde e do bem-estar de nossa nação. Devemos garantir que cada academia, piscina e centro de lazer seja apoiado para sobreviver à atual crise financeira, a fim de cumprir seu papel essencial na saúde preventiva”, disse Edwards.

Segundo o CEO da UK Active, as descobertas indicam um forte desejo e um enorme potencial de expandir a prestação de prescrição social nos setores de fitness e lazer, mas é preciso também o apoio do governo e de suas agências para fortalecer o setor, desbloquear os mecanismos de financiamento apropriados e aumentar a conscientização sobre estes serviços nas instalações.

Trabalhando ao lado de médicos de clínica geral, a ideia é conectar as pessoas a atividades como grupos de ginástica, natação, caminhada, dança e corrida – levando em conta suas preferências e os benefícios que a modalidade pode trazer.

“A atividade física é frequentemente descrita como uma ‘droga maravilhosa’ devido à ampla gama de condições de saúde que pode ajudar a prevenir ou tratar. Mas para muitos de nós existem barreiras à participação em atividades esportivas ou de condicionamento físico – e é aí que a prescrição social pode fazer uma diferença real. Este relatório demonstra um pouco do bom trabalho que já está acontecendo nesta área, mas também que há mais a fazer para aumentar a conscientização nos setores de esporte e lazer e garantir que os provedores tenham os recursos e o conhecimento de que precisam”, disse James Sanderson, CEO da National Academy of Social Prescribing.

Para acessar o relatório Leading the Change: social prescribing within the fitness and leisure sector clique aqui.

Leia também

Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Martha Gabriel

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi congue dolor quis elit imperdiet eleifend. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. Nullam at quam mi. Quisque a consequat dolor. Maecenas ac molestie quam, et gravida ante. Pellentesque quis dui rhoncus, maximus justo in, viverra mi. Donec congue orci in ornare tristique. Praesent ut dapibus metus. Duis rhoncus urna non massa rutrum, quis blandit felis mattis. Curabitur in metus et tortor euismod pharetra.